Famosa por sua música, seus bailes, sua arte e sua arquitetura, Viena é de fato a porta de entrada para a Áustria, porém, o país ainda conta com muitos outros destinos espetaculares. Entre paisagens excepcionais e montanhas perfeitas para a prática do esqui, a Áustria é ideal durante o inverno, quando se enche de atividades e possibilidades.
Para te ajudar a planejar um roteiro pelo país que foi berço de Mozart e casa de Beethoven, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para conhecer na Áustria. Confira:
Viena
A lista evidentemente tem que começar com Viena, a famosa capital austríaca. Valsas, óperas, cafés e música clássica são algumas das coisas imediatamente associadas à cidade, não sem motivo, afinal lá viveram artistas como Mozart e Beethoven, mas ela vai muito além disso. Entre as atrações imperdíveis estão o Kunsthistorisches, um incrível museu, e o famoso Palácio Imperial, onde por centenas de anos viveram os Habsburgo, uma das mais influentes famílias da história da Europa.
Hallstatt
A cidade de Hallstatt, na Áustria, passou por um terrível incêndio em meados do século 18 e, portanto, perdeu grande parte de suas estruturas medievais. Apesar disso, as que sobreviveram ao fogo compõem, junto às casinhas únicas, as colinas alpinas ao redor e o maravilhoso Lago Hallstatt, uma paisagem excepcional que parece ter saído diretamente de um conto de fadas.
Alpbach
Outra cidade austríaca de belas paisagens austríacas é a pequena Alpbach, que se autodesigna a mais bela vila da Áustria. O destino é popular entre pessoas que querem uns dias de reclusão em suas simpáticas casas de madeira, aos pés de belas montanhas. É claro que, no inverno, também atrai muitas pessoas em busca de boas pistas de esqui.
St. Anton
St Anton tem crescido em popularidade e é frequentemente considerado um dos melhores resorts de esqui dos Alpes. É famoso por ser um destino jovem, com ótimas festas e bares para frequentar depois de esquiar. São mais de 340 km de pistas, além de muitos outros de terrenos desafiadores para os experientes.
Innsbruck
A cidade de Innsbruck, cujo nome pode ser traduzido para ponte sobre o Inn, sendo Inn o rio que atravessa o estado de Tirol, ficou famosa por ter sido sede das Olimpíadas de Inverno duas vezes no último século. Mas, apesar de ser constantemente buscada por amantes de esqui e snowboard, a cidade é um deleite para amantes de arquitetura, arte e história, graças a suas catedrais e museus como o Bell.
Salzburgo
Salzburgo recebe sua fama principalmente por ter sido berço de ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart. Muitos dos turistas que visitam a Áustria dão uma passada na quarta maior cidade do país para admirar as belas paisagens que certamente inspiraram essa música que mudou o mundo. O fascinante horizonte da cidade conta com fortes, belos domos e majestosas montanhas. Entre seus principais pontos turísticos estão o Festung Hohensalzburg, um forte de 900 anos de idade no topo de uma colina, e o Museu de Salzburgo.
Graz
Capital do estado de Estíria, a segunda maior cidade de Áustria, Graz, é um destino ideal para jovens. Casa para estudantes de seis diferentes universidades, a cidade está sempre em clima de festa e tem uma vida noturna invejável. Para além disso, é também uma das cidades mais bem preservadas da Europa, com um centro velho ideal para quem quer admirar arquitetura medieval. Os museus são tão imperdíveis quanto os restaurantes, que conseguem variar entre diversas gastronomias.
Zell am See
Famosa por suas montanhas e lagos, Zell am See fica próxima a Salzburgo e certamente merece uns dias só para ela. No século 19, já foi dominada por franceses, que deixaram parte de sua cultura por lá. Suas principais atrações incluem a igreja romanesca de St. Hippolyte, com estruturas que datam do século 16. A cidade também é muito procurada como ponto de partida para se aventurar pela famosa Estrada Alpina de Grossglockner, uma rota de paisagens fantásticas.
Salzkammergut
Esse destino de resort é o queridinho dos verões austríacos. Salzkammergut é uma zona cheia de lagos de águas incrivelmente cristalinas, colinas verdejantes e simpáticas cidades, como St. Woflgang. O destino é ideal para tomar um banho de sol ou relaxar depois de um mochilão pelo leste europeu.
Bad Gastein
Bad Gastein é um destino montanhoso a cerca de mil metros acima do nível do mar. É o lugar ideal para quem quer admirar incríveis paisagens e respirar o delicioso ar das montanhas. Seu principal atrativo, no entanto, são as vilas de estilo bélle-époque, sem falar dos incríveis vales. A cidade é ideal no inverno, tanto por suas pistas de esqui quanto pelas fontes termais, que garantem ótimos banhos.
Atualizado em 21 Jan 2019.