Declarada independente em 1830, a Bélgica tem pouco mais de 30 km² e 10 milhões de habitantes, que falam oficialmente holandês, francês e alemão. Apesar de seu pequeno tamanho, o país é famoso no mundo inteiro por suas cervejas, seus chocolates, seus waffles, sua arquitetura, seus museus e sua história, marcada por muitas batalhas de algumas das guerras mais famosas de todos os tempos.
Para ajuda-lo a preparar um roteiro por esse país incrível, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Bélgica. Confira:
Grand-Place | Bruxelas
A praça central de Bruxelas é um dos principais pontos turísticos do país e é cercada por prédios governamentais e a Casa do Rei, onde se encontra o Museu da Cidade de Bruxelas. Já muito bonita diariamente, a praça recebe, a cada dois anos, em agosto, um enorme tapete de flores, com begônias que cobrem a maior parte do lugar durante alguns dias.
Atomium | Bruxelas
Construído em 1958, o Atomium é uma estrutura de mais de 100 metros de altura que lembra um átomo. Hoje, é um dos principais símbolos da capital belga – ainda que muitos locais o considerem de mau gosto – e perde-lo em uma visita a Bruxelas é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Apesar de não parecer, é possível entrar no Atomium e caminhar por suas nove esferas interligadas por tubos de ferro.
Casa de Victor Horta | Bruxelas
Victor Horta foi um dos mais importantes arquitetos e designers do movimento hoje conhecido como Art Nouveau. Muitos de seus espetaculares prédios sobrevivem até hoje pela capital belga e agora constituem um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Você pode se sentir o próprio artista visitando o Museu Horta, também conhecido como a Casa de Victor Horta, prédio onde antes existiu sua casa e estúdio, que foram preservados.
Gravensteen | Gante
O impressionante castelo de Gravensteen, na cidade de Gante, é um forte extremamente bem preservado, construído no século 10, e antiga casa dos condes de Flandres, região que hoje pertence à Bélgica. Lá dentro você pode visitar o fosso e um museu bélico, além de ser presenteado, do alto da torre, com uma incrível vista panorâmica para a cidade velha. Aliás, não deixe de explorar o simpático centro antigo da cidade depois de visitar o castelo.
Catedral de Saint Bavo | Gante
Também em Gante, a impressionante Catedral de Saint Bavo é outro dos principais pontos turísticos do país e o mais visitado da cidade. A torre em estilo gótico e a cripta romanesca são ótimos exemplos da arquitetura religiosa do país. Além da arquitetura fascinante, que por si só já valeria a pena, muitos turistas vão até lá para conferir o Retábulo de Gante, uma enorme pintura composta por doze painéis que é tida como de extrema importância para o Renascentismo flamengo e já foi surripiada pelas tropas de Napoleão e Hitler.
Campos de Batalha de Flandres | Ypres
A cidade de Ypres e seus arredores guardam até hoje diversas lembranças dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida como Guerra de Trincheiras. A região, portanto, está cheia de trincheiras que se estendem por milhares de quilômetros, além de cemitérios e memorias que têm como objetivo relembrar a história e reforçar os horrores da guerra.
Os Canais de Bruges | Bruges
A uma hora de distância de trem da capital, a pequenina cidade de arquitetura medieval tem catedrais, museus e belos canais – que não ficam atrás dos famosos de Amsterdã – e chega a parecer o cenário de um conta de fadas. Bruges é o lugar perfeito para um romântico passeio de barco, e, caso você se sinta aventureiro, vale pegar um mapa e explorar os canais mais escondidos. Você certamente não vai se arrepender com as paisagens pitorescas que vai encontrar.
Het Eilandje | Antuérpia
Antuérpia é considera a cidade mais cool da Bélgica. Cheia de museus e galerias de arte, é para lá que os turistas artísticos costumam ir. Het Eilandje, por sua vez, está se tornando o bairro mais cool da cidade mais cool da Bélgica. A antiga região portuária recebeu o MAS, um museu que muito lembra o Tate, em Londres, e começou a se desenvolver. Suba no último andar para uma vista incrível!
Waterloo
A famosa cidade de Waterloo, como canta a canção do ABBA, foi onde Napoleão foi finalmente derrotado, na também famosa Batalha de Waterloo. Hoje, a região guarda alguns memoriais que recontam a história, incluindo uma popular colina artificial coroada com uma estátua de um leão. Anualmente, centenas de atores reencenam a batalha para os fãs de história europeia. É possível visitar a cidade em um dia, saindo de Bruxelas.
Mons
Mons é uma simpática cidade medieval que hoje serve como capital da província de Haianaut. Com uma praça central espetacular e a única torre barroca do país. Além disso, por ter sido Capital Cultural da Europa em 2015, a cidade guarda hoje uma enorme quantidade de museus extremamente modernos.
Atualizado em 5 Jul 2018.