A Dinamarca, o mais ao sul dos países nórdicos, não está entre os principais destinos quando falamos sobre viajar à Europa – mas deveria! O país é uma mistura de história viking e cristã com avanço e modernismo. Por lá, você encontra impressionantes paisagens naturais e surpreendentes edifícios de tirar o fôlego. É terra de boa comida e muita cultura.
Para te ajudar a preparar um roteiro por esse país tão maravilhoso, o Guia da Semana listou 12 lugares para conhecer na Dinamarca. Confira:
Copenhague
A capital e maior cidade da Dinamarca é uma cidade de encantos - uma mistura de tradição nórdica com tendências modernistas, vida noturna e bons museus, antigas casas da Renascença dinamarquesa e fascinantes projetos arquitetonicamente ousados. Entre os pontos turísticos mais famosos de Copenhague estão os belíssimos Jardins Tivoli e a estátua da pequena sereia de bronze, baseada em um conto-de-fadas do renomado autor dinamarquês Hans Christian Andersen. À procura de um bom lugar para jantar, você certamente vai esbarrar em pequenos castelos e igrejas medievais.
Skagen
Cidade mais ao norte do país, Skagen é também o principal porto de pesca e um dos destinos mais populares da Dinamarca. Com incríveis paisagens marítimas, essa charmosa vila de praias arenosas é conhecida como o lugar onde os dois mares se encontram, o Báltico e o Mar do Norte. Apesar de ser muito pequena, mesmo para os padrões europeus, Skagen tem uma grande variedade de cafés, restaurantes e bistrôs, além de ter como especialidade diversos pratos deliciosos que levam peixe.
Bornholm
200km a leste de Copenhague e mais perto da Suécia e da Polônia do que da própria Dinamarca, Bornholm é a ilha dinamarquesa ideal para quem procura dias ensolarados. As paisagens naturais cheias de penhascos rochosos, florestas densas e praias de areia branca são imperdíveis, mas a ilha também guarda ruínas medievais, simpáticas vilas de pescadores, museus e boa comida. É um dos principais destinos dinamarqueses.
Møns Klint
Na costa da ilha dinamarquesa de Møn, no Mar Báltico, você encontra os famosos penhascos de calcário Møns Klint. A paisagem de formações rochosas brancas se estende por 6km e é um orgulho nacional, cercada por diversos outros encantos, com extravagante flora e fauna e belas praias aos pés do penhasco.
Jaegersborg Dyrehave
Não muito longe da capital do país está o Parque dos Cervos, oficialmente Jaegersborg Dyrehave, uma área de proteção florestal presente na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Por lá, você pode ver de perto diversos cervos que não são nem um pouco abalados pela presença de humanos. Além de apreciar as belas paisagens, você também pode visitar o Bakken, o parque de diversões temático mais antigo do mundo, fundado em 1583.
Mols Bjerge
No sul da península de Djursland, na entrada para o Mar Báltico, está o parque nacional Mols Bjerge. A região guarda o conjunto mais variado de paisagens dinamarquesas. Por lá, você pode caminhar em meio a bosques, pântanos, pastos, prados e praias, além de encontrar muitas plantas, animais selvagens e até ruínas pelo caminho. É o lugar ideal para amantes de natureza conhecerem em pouco tempo muito da natureza dinamarquesa.
Riviera Dinamarquesa
A Riviera Dinamarquesa, na costa norte da Zealand, maior ilha do país, onde fica a capital, é cheia de encantos. Por lá, você encontra as praias mais bonitas da Dinamarca, mas a região vai muito além disso. O Castelo Kronborg, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, um Patrimônio Mundial da UNESCO e famoso por ser o castelo de Hamlet – e ele é só um dos vários castelos da Riviera.
Aarhus
Aarhus é a cidade do momento na Dinamarca e é considerada uma das cidades mais felizes do mundo. É uma das mais antigas do país, mas, ironicamente, é uma das mais jovens no que se refere à população. Museus, galerias de arte, cafés, restaurantes e festas são algumas das coisas que você encontra por lá. A cidade também fica perto de praias, portos, florestas e atrações imperdíveis como as Pedras de Jelling, um Patrimônio Mundial da UNESCO que carrega inscrições rúnicas e é considerado um importante exemplo da passagem da era pagã para a cristã no país.
Odense
Odense é a terceira maior cidade do país, só fica atrás de Copenhague e Aarhus, e, apesar de ser geralmente ofuscada por essas duas, certamente merece uma visita. Ótimos museus, a casa do famoso escritor de contos de fadas, Han Christian Andersan, e inúmeros cafés e restaurantes são alguns dos atrativos do local. A cidade fica na ilha de Fyn, famosa por seus castelos e palácios.
Roskilde
Uma vez a capital da Dinamarca, Roskilde é certamente um ponto imperdível para os amantes de cultura viking – e a melhor parte é que ela fica bem pertinho de Copenhague. Ou seja, é possível visitar em um dia. Na cidade você pode embarcar em uma legítima embarcação viking, visitar um museu dedicado inteiramente a embarcações viking e, na época certa do ano, participar de um famoso Festival Viking. Além disso, Roskilde também é sede do Roskilde Festival, um dos maiores festivais de música da Europa.
Ribe
Uma vez na Dinamarca, você não pode deixar de visitar a cidade mais antiga do país. Ribe tem mais de 1300 anos de idade, o que por si só já garante muita história a ser descoberta. Hoje, é casa de bons cafés, restaurantes e atividades variadas. Mas o que a torna realmente famosa é o fato de que é porta de entrada para o famoso Parque Nacional do mar de Wadden, lugar ideal para quem ama praias e admirar a vida selvagem.
Aalborg
Aalborg é outra das antigas cidades dinamarquesas e hoje se tornou um importante polo cultural do país. Em meio a um castelo do século 16 e uma igreja do século 14, construída sobre ruínas vikings, a cidade possui diversos museus e centros culturais que funcionam em prédios de arquitetura ousada, que de fora já arrancam expressões de surpresa. Para além dos diversos fascinantes museus, Aalborg é também uma terra que investe em música, com espetaculares casas de shows e festivais, como a da foto.
Atualizado em 17 Set 2018.