Cercada pelo norte da tão popular Itália, pela famosa Áustria e as inacreditáveis praias da Croácia, é possível que você deixe a pequena Eslovênia passar despercebida — mas isso certamente seria um erro. Incríveis vilas alpinas, lagos espetaculares, cidades de contos de fadas, rios de águas esmeralda e cidades repletas de história são apenas alguns dos atrativos do país.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares que certamente vão convencê-lo a visitar a Eslovênia. Confira:
Ljubljana
A capital e maior cidade da Eslovênia, Ljubljana, que já chegou a ser eleita Capital Verde da Europa, não poderia faltar na lista. Seus principais pontos turísticos incluem o imperdível Castelo de Ljubljana e a fascinante Prešernov Trg, a praça mais famosa da cidade. A melhor parte é que ela é uma das melhores cidades do mundo para ciclistas, então você pode fazer tudo de bicicleta.
Bled
Localizado nos Alpes Julianos, na região da Alta Carniola, Bled é famosa por seu lago de mesmo nome, certamente um dos pontos turísticos mais famosos da Eslovênia. O que mais impressiona é certamente a pequena e simpática ilha que fica bem em seu centro, onde a torre de uma igreja do século 17 se ergue fascinante. Caso 17 ainda seja muito recente para você, por lá ainda é possível encontrar fantásticas estruturas dos séculos 11 e 9.
Piran
Na ponta sudoeste da Eslovênia, banhada pelo Mar Adriático, está a cênica cidade de Piran. Não se surpreenda se encontrar alguma semelhança com Veneza - a cidade esteve sob o domínio da República de Veneza por centenas de anos. Hoje, apesar de pequena, ainda guarda muito da história e da cultura dos povos que passaram por ali. Seus principais pontos turísticos, todos com vista para o mar, incluem a St. Goerge’s Church, uma igreja no topo da cidade, e a Casa Veneziana, uma estrutura gótica de cerca de 600 anos de idade.
Grutas de Škocjan
As Grutas de Škocjan são um fascinante sistema de cavernas na região sudoeste do país inscrito na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO. Ao todo, são mais de 6 km de passagens subterrâneas, corredeiras e cachoeiras, além da famosa Câmara Martel, uma das maiores câmaras subterrâneas do planeta, com impressionantes 308 por 89 metros de largura e até 106 metros de altura.
Castelo Predjama
Cravado em meio a uma caverna em um penhasco, o Castelo de Predjama é, no mínimo, fascinante. Construído primeiramente no século 13 como um forte medieval que, por ficar dentro de uma caverna, dificultava o acesso dos inimigos, ele acabou sendo destruído. Sobre suas ruínas, se construiu outro castelo no século 16, mas ele caiu com um terremoto. Por fim, já mais perto do final do século, ele foi construído como é hoje, em estilo renascentista.
Maribor
A segunda maior cidade da Eslovênia, atrás apenas da capital, também é um destino muito popular, principalmente por estar justamente na fronteira com a Áustria, às margens do rio Drava. Lá você pode encontrar a stara trta, ou videira velha, em esloveno, a videira mais antiga do mundo, com mais de 400 anos - e se vinho bom é vinho antigo, o dela deve ser delicioso! Maribor também vale a pena pelo seu centro medieval e seu horizonte marcado por telhados laranja.
Rio Soča
Um rio de águas tão claras e de tons tão esmeralda que parece mentira, o Soča corre por mais de 130 km entre Eslovênia e Itália. Apesar das incríveis paisagens e de sua beleza inacreditável, o rio atrai, de fato, pessoas em busca de aventura, que viajam até ali para praticar rafting, canoagem ou caiaque.
Atualizado em 21 Jan 2019.