Quando o assunto é a Grécia, é inevitável não pensar em fantásticas ilhas, casas paradisíacas e paisagens ensolaradas. Porém, o país tem muito mais a oferecer. Entre impressionantes mosteiros medievais no norte até vibrantes cidades cosmopolitas cheias de cultura, vale a pena explorar a Grécia para além da areia e do mar.
Para te convencer de que vale a pena reservar um pouco do seu tempo por lá para conhecer o interior do país, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para conhecer na Grécia - além das praias. Confira:
Atenas
A capital da Grécia certamente não poderia faltar na lista. Seu principal ponto turístico é a famosa Acrópole, ruínas da parte mais alta da cidade de Atenas, construída no século 5 a.C.. Mas isso não é tudo: a capital guarda resquícios de muitas outras culturas, além da clássica, que passaram por ali, entre otomanos e bizantinos. Para além da história, hoje a cidade é um efervescente centro cultural e artístico, com bons museus e galerias. Também é um ótimo lugar para estabelecer sua base e explorar a incrível região de Ática.
Delfos
Hoje, a cidade de Delfos, cravada aos pés de penhascos, é uma cidade moderna, movimentada e cheia de opções comerciais e culturais. Mas apesar das belas paisagens e ótima localização, o que leva os turistas até lá, de fato, são as ruínas do fascinante Oráculo de Delfos, dedicado ao deus do sol Apolo, e todas as ruínas ao redor, considerados Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade, que já não existe mais, recebeu visitas de grandes personalidades da história, como Alexandre, o Grande.
Metéora
Metéora é um conjunto de 24 monastérios, construídos no século 14. Caso essa informação não seja surpreendente o suficiente, saiba que eles foram construídos em cima de enormes colunas e penhascos que por si só já garantiriam uma paisagem espetacular. Os monges que os construíram costumavam escalar as pedras sem cordas, carregando seus pertences em cestas - isso tudo para dificultar ataques de seus inimigos. Hoje, existem escadas e pontes para que os turistas possam visita-los sem muito esforço. Para além da arquitetura e as vistas espetaculares, você pode visitar algumas coisas um tanto quanto inusitadas, como uma coleção de crânios de monges.
Delos
Mais um dos vários Patrimônios da UNESCO nesta lista, a ilha de Delos é onde teriam nascido os deuses gêmeos Apolo e Artémis, divindades do sol e da lua, respectivamente. Toda a ilha, portanto, foi transformada em um importante santuário e hoje guarda fascinantes ruínas. Ninguém vive na ilha, só é possível chegar lá de barco, geralmente saindo de Mykonos, e não é permitido permanecer lá por mais de quatro horas.
Salonica
Salonica, ou Tessalônica, é a segunda maior cidade grega, atrás somente de Atenas. No norte do país, não está entre os principais destinos turísticos, mas certamente merece uma visita, graças a sua incrível quantidade de história, cultura, gastronomia e maravilhosas paisagens naturais. Entre seus principais pontos turísticos estão a Torre Branca, construída no fim da Idade Média, o Museu de Cultura Bizantina, e o Arco de Galério, construído no século 4.
Ioannina
As montanhas que cercam um lado da cidade e o lago Pamvotis que se estende do outro fazem de Ioannina, ou Joanina, no norte da Grécia, uma cidade de atmosfera mágica. Seus atrativos incluem o forte bizantino mais antigo do país, um bom passeio às margens do lago e uma grande quantidade de bares e restaurantes fomentados pela cena universitária. Além disso, é um ótimo lugar para se estabelecer e explorar a região do Epiro, incluindo o fantástico desfiladeiro de Vikos (foto).
Litochoro e o Monte Olimpo
A pequena cidade de Litochoro é ótima para passar o dia, já que conta com alguns museus e ruínas a serem exploradas. Porém, o local também serve como base para conhecer seus arredores, incluindo o famoso Monte Olimpo, onde os gregos da Antiguidade acreditavam que viviam os deuses. Diversos turistas se estabelecem na cidade para escalar a montanha mais alta da Grécia, mergulhar em cachoeiras e fazer trilhas.
Nymfaio
Nymfaio certamente não é o tipo de vila que vem à mente dos turistas quando pensam em Grécia. Localizada no norte do país, a pequena aldeia cravada na cadeia montanhosa de Verno é cercada por densas florestas e cheia de casinhas de pedra cinza. Durante o século 17, foi um importante centro de produção de prata, e toda essa história pode ainda hoje ser conferida no Museu de História e Folclore e em suas espetaculares mansões. É um ótimo lugar para passar alguns dias, apreciar a neve, ver ursos e comer bem.
Lago Vouliagmeni
A poucos quilômetros de Atenas, o lago Vouliagmeni é um misterioso lago de água salgada cercado por belos penhascos e abastecido por correntes subterrâneas. Mergulhar em suas águas calmas cercadas por uma bela paisagem verde e rochosa é uma experiência única. Explorar os arredores também é uma ótima opção.
Grevena
Outra cidade serrana é Grevena, que é famosa por sua grande variedade de cogumelos e um paraíso não só para os amantes de receitas com funghi, mas também para os aficionados por natureza. A cidade é cercada por florestas, montanhas e conta também com mágicas pontes e igrejas. Uma visita imperdível é o Parque Nacional Valia Calda, uma impressionante reserva de mata intocada.
Atualizado em 21 Fev 2022.