A famosa Amsterdam é um destino jovem e adorado por mochileiros, mas não é tudo que a Holanda tem a oferecer. Apesar de pequeno, o país ostenta uma grande quantidade de cidades únicas, cada uma com seu atrativo - seja cultura, arquitetura, história, charme ou gastronomia. Para a nossa sorte, é possível explorar tudo isso em pouco tempo e sem muito esforço, graças ao seu tamanho.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Holanda. Confira:
Amsterdam
Amsterdam é uma cidade polêmica - não é difícil encontrar um holandês que não goste dela, assim como não é difícil encontrar um turista que não goste dela, mas a capital e cidade mais famosa do país certamente não poderia faltar na lista. A cidade guarda as tão famosas paisagens de casas tipicamente holandesas e belos canais, mas há quem diga que ela não é de todo autêntica, culpa, em parte, da grande quantidade de turistas. De qualquer forma, merece uma visita por sua grande quantidade de museus, como Rijksmuseum, o Van Gogh ou a Casa de Anne Frank, sem falar de seus ótimos bares, restaurantes e vida noturna.
Rotterdam
Rotterdam é a segunda maior cidade do país, é menos turística e mais moderna que Amsterdam. É lá que você vai encontrar a cena mais cool e alternativa dos Países Baixos. Não é que ela seja pouco holandesa, mas ela pega o que é ser holandês e mistura com inovação. Em parte, isso se deve à Segunda Guerra Mundial, quando foi quase que completamente destruída e teve que começar do zero, investindo em arquitetura ousada e design urbano moderno. Seus canais são cruzados por pontes estilosas e cercados de cafés ideais para uma pausa à tarde. A cidade também tem uma boa quantidade de museus assim como um importante patrimônio da UNESCO.
Utrecht
Para uma experiência holandesa mais tradicional, vale a pena pegar o trem para Utrecht, a menos de meia hora de Amsterdã. A cidade tem belos canais, passeio de barco, maravilhosas catedrais, torres e, na época certa do ano, as famosas tulipas holandesas. A cidade universitária também tem muitos jovens e é conhecida por sua fantástica Torre Dom, uma torre gótica de 112 metros de altura construída no século 14. É um bom lugar para relaxar, comer e tomar um bom drink nas margens dos canais.
Haarlem
A apenas 15 minutos de trem da capital, Haarlem é frequentemente apelidada de Pequena Amsterdam. Uma clássica cidade holandesa, com ruas de pedra, maravilhosas igrejas, museus e prédios históricos, Haarlem tem muito do apelo da capital, sem as hordas de turistas. Quando lá, faça questão de visitar as cervejarias e os museus e aproveita para fazer uma bate-e-volta para uma das populares praias ou o Parque Nacional Zuid-Kennemerland.
Delft
Delft é uma cidade que mistura muito da arquitetura medieval com a arquitetura da Era Dourada da Holanda, tendo mudado muito pouco desde então. É um destino para passar um dia e conhecer muitas coisas. Seu centro é o lugar ideal para apreciar a arquitetura e gastronomia, tomar um café no mercado central ou passear ao ar livre e observar como o país evoluiu.
Lisse
Sabe aquelas famosas paisagens de campos cheios de tulipas coloridas e moinhos de vento tão famosas na Holanda? Lisse é o lugar ideal para visitar se você quer encontra-las. A cidade é um recanto rural do país e um retiro de férias para os mais abastados. Sua principal atração são os Jardins Keukenhof, cheios de flores magníficas. Só faça questão de visitar na primavera - a cidade guarda poucos atrativos nas outras épocas do ano.
Thorn
Próximo à fronteira com a Bélgica, na província de Limburgo, fica a peculiar cidade de Thorn. Famosa por seu grande número de casas brancas, é realmente diferente do que estamos acostumados a associar à Holanda. Para além das maravilhosas ruazinhas de pedra cercadas por casinhas pintadas de branco, sua atração imperdível é a igreja do século 10 em seu centro.
Haia
Apesar de ser capital, Amsterdam não guarda o parlamento do país, na verdade, todos os burocratas responsáveis por governar os Países Baixos estão na terceira maior cidade, Haia. Isso não significa, entretanto, que Haia só tenha políticos e pessoas de negócios. A cidade cresceu como um centro cultural, graças a seus bons museus e teatros, e ostenta em diversidade gastronômica, explorando diversas cozinhas europeias. Possui, também, belas paisagens e é ideal para ser explorada a pé ou de trem.
Maastricht
Maastricht é consideravelmente diferente das outras cidades da lista. Por lá, você vai encontrar ruínas romanas, história espanhola e arquitetura francesa. Sem falar das colinas, grutas habitadas por morcegos e prédios medievais. Além de holandês, inclusive, outras quatro línguas são faladas e estudadas por lá. A praça Vrijthof, a Basílica de Saint Servatius, de arquitetura majoritariamente românica e as cavernas são pontos imperdíveis.
Kinderdijk
Lotada de pântanos, riachos e moinhos de vento históricos do século 19, Kinderdijk é uma localidade holandesa que você não vai querer perder. Os moinhos são mantidos em bom estado e alguns até servem de residência até hoje. As paisagens dramáticas de Kinderdijk certamente são as mais holandesas que você vai encontrar.
Atualizado em 29 Out 2018.