O termo Guianas costuma se referir a três pequenos territórios que ficam no norte da América do Sul, um tanto esquecidos entre o Brasil e as ilhas do Caribe. O primeiro deles, a Guiana, costumava ser uma colônia britânica e ainda hoje tem o inglês como língua oficial. O segundo, Suriname, menor país da América do Sul, já se chamou Guiana Holandesa, justamente por ter pertencido ao país europeu, e tem o holandês como língua oficial. O último, a Guiana Francesa, é o único que não se tornou independente e, portanto, ainda hoje pertence à França e, dessa forma, tem habitantes franceses, que falam francês, mas vivem na América.
Cercados por países gigantes colonizados por espanhóis e portugueses, e tendo recebido todos esses outros povos, sem falar dos locais e os povos escravizados trazidos da África, esses três territórios, ainda que pequenos e pouco povoados, são um excelente exemplo de como diferentes culturas podem conviver e se complementar. Isso tudo sem falar das fantásticas paisagens naturais que guardam, quase intocadas pelo ser humano.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 9 lugares que vão te convencer a visitar as Guianas. Confira:
Georgetown | Guiana
Colonizada pelos britânicos, a capital da Guiana, Georgetown, lembra muito uma pequena cidadezinha inglesa – com tosques um tanto caribenhos, é claro. Por lá, você também vai encontrar alguns canais que muito lembram os holandeses e incríveis edifícios de madeira do século 19. A cidade guarda ainda ótimos mercados de rua, restaurantes, um incrível farol e a fascinante Casa do Parlamento, sede do governo.
+Encontre hospedagem na Guiana
Cataratas Kaieteur | Guiana
As Cataratas Kaieteur estão certamente entre as mais fascinantes do mundo. Localizada no curso do rio Potaro, no parque nacional Kaieteur, a queda é duas vezes mais alta que as famosas cataratas Vitória, entre Zâmbia e Zimbábue, atingindo mais de 220 metros de altura. É necessário contratar um guia para chegar lá, em geral de avião.
+Encontre hospedagem na Guiana
Iwokrama | Guiana
A fantástica floresta tropical Iwokrama é famosa por ser uma das mais bem preservadas florestas tropicais ao redor de todo o mundo. Existem alguns ecolodges na região, como o Atta Rainforest Camp, que dão acesso ao Canopy Walkway, um fantástico conjunto de pontes de corda em meio às copas das árvores, algumas a trinta metros de altura. É um dos melhores lugares do país para entrar em contato com a natureza e admirar a vida selvagem, como a famosa onça-pintada.
+Encontre hospedagem na Guiana
Paramaribo | Suriname
Paramaribo, a capital do Suriname, foi fundada na região do primeiro assentamento holandês no que hoje é o pais, em 1613. Ela foi disputada por ingleses e por duas décadas foi dominada por eles, mas depois voltou ao comando dos holandeses até a independência do país em 1975. Seu centro, cheio de maravilhosas construções, é um patrimônio mundial da UNESCO. A cidade é por vezes considerada a mais agitada das capitais das Guianas. Construída por holandeses, africanos, indianos e nativos americanos, possui uma incrível variedade étnica, o que se reflete em sua cultura e sua composição, inclusive apresentando, uma em frente a outra, uma sinagoga e uma mesquita.
+Encontre voos para o Suriname
+Encontre hospedagem no Suriname
Brownsberg | Suriname
A pouco mais de 120 km de distância de Paramaribo, você vai encontrar a reserva natural Brownsberg, estabelecida em 1969. A região guarda uma biodiversidade excepcional, com grande variedade de plantas e animais, além de belos rios, e é um ótimo destino para os amantes de natureza que buscam um refúgio e querem fazer belas trilhas.
+Encontre voos para o Suriname
+Encontre hospedagem no Suriname
Rio Commewijne | Suriname
O rio Commewijne é popular por nascer nas colinas a nordeste do país e desaguar na capital, configurando um bom meio de transporte. Por lá é possível ver botos e pegar táxis aquáticos para explorar as belas paisagens que acompanham suas margens, cheias de plantações de café, cacau e mais. Um passeio popular é ir de barco até Frederiksdorp (foto), uma casa de fazenda que foi reformada e hoje guarda um hotel e restaurante populares na região.
+Encontre voos para o Suriname
+Encontre hospedagem no Suriname
Centro Espacial de Kourou | Guiana Francesa
O Centro Espacial de Kourou é um dos principais pontos turísticos da Guiana Francesa e um importante centro de lançamentos da Agência Espacial Europeia na América do Sul. Por lá, é possível ver de onde decolam os foguetes — se você tiver sorte e planejar com antecedência, pode até assistir a um lançamento —, as salas dos engenheiros e um museu espacial. O local foi escolhido por ser na zona do equador, estar longe de desastres como terremotos e ter poucos habitantes.
+Encontre voos para a Guiana Francesa
Îles du Salut | Guiana Francesa
As Îles du Salut, ou, em português, Ilhas da Salvação, são um popular destino no mar do Caribe que fazem parte do território ad Guiana Francesa, a apenas 11 km da costa do continente. O arquipélago conta com três ilhas principais, Royale, Saint-Joseph e Diable. Elas eram usadas como um complexo de prisão para prisioneiros mandados da França entre os anos de 1852 e 1947. Hoje, os prédios que costumavam guardar celas guardam um restaurante e acomodação. Além de visitar os edifícios históricos, você pode apreciar belas paisagens paradisíacas.
+Encontre voos para a Guiana Francesa
Caiena | Guiana Francesa
A capital do território da Guiana Francesa guarda uma atmosfera única que mistura França, Caribe e América do Sul. Passear pelas ruas de Caiena, cercadas por casas coloniais das mais diversas cores, é uma experiência que já vale a pena por si só, mas ela ainda conta com outras atrações, como uma elegante praça central e ótimos restaurantes, que misturam culinária de diversos cantos – como francesa, chinesa, brasileira e muito mais.
+Encontre voos para a Guiana Francesa
Atualizado em 15 Mar 2019.