O Alasca é o menos povoado dos 50 estados americanos, mas o que falta em gente é compensado por incríveis florestas, fascinantes geleiras, uma diversa vida selvagem e simpáticas cidades históricas. Não se deixe enganar, no entanto, pois também existem ótimas opções para os amantes de bons bares, restaurantes e vida noturna.
Para te convencer a incluir essa incrível região dos Estados Unidos na sua lista de viagens, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer no Alasca. Confira:
Denali National Park
Na região central do Alasca, o Parque Nacional Denali guarda a Montanha Denali, a montanha mais alta da América do Norte. É uma ótima opção para fazer trilha e apreciar paisagens nevadas, entre florestas de tundra, enormes rios e incríveis planícies, e animais selvagens como ursos, lobos e renas.
Ketchikan
Localizada nas ilhas de Revillagigedo, um arquipélago vulcânico na costa do país, a cidade de Ketchikan fica em meio a uma exuberante floresta cheia de vida selvagem, mas é uma das maiores do estado. A cidade é mais famosa por sua herança indígena e seu ótimo salmão. Por lá, você pode admirar imponentes totens ou subir em um pequeno barco para explorar as paisagens naturais das ilhas ao redor.
Glacier Bay National Park
O Parque Nacional da Baía Glacier Bay é uma das maiores regiões protegidas do mundo e Patrimônio da Humanidade da Unesco. O parque inclui enormes florestas, montanhas e gigantes fiordes, mas sua principal atração são as fascinantes geleiras, que continuam a avançar. Você pode subir em um grande barco turístico para admirá-la de perto.
Talkeetna
Talkeetna é uma incrível cidade histórica aos pés da montanha Denali com ótimos restaurantes, cervejarias artesanais e uma maravilhosa localização. De lá você pode explorar os mais escondidos cantos do país, escalar, caminhar, esquiar, pescar e muito mais. As paisagens, evidentemente, são espetaculares.
Sitka
Nem todo mundo lembra que o Alasca já fez parte do Império Russo, mas Sitka não nos deixa esquecer. A cidade foi capital do Alasca durante sua época russa e umas das ocupações europeias mais antigas por lá, e ainda hoje guarda muita história e cultura dessa época. A arquitetura valeria a pena por si só, mas a paisagem natural, coroada com um impressionante vulcão no horizonte, completa a experiência.
Homer
Homer se destaca por ser um ótimo lugar de pesca e sua espetacular culinária - cheia de frutos do mar, evidentemente. A vida na cidade gira em torno do spit, um longo braço de terra que avança para dentro do oceano e é cheio de ótimas praias. As incríveis paisagens naturais também são um atrativo.
Fairbanks
Fairbanks é a segunda maior cidade do Alasca e frequentemente considerada um dos melhores lugares do mundo para assistir à aurora boreal, com ótima infraestrutura e também possibilidades de atividades pela manhã. Aqueles que não aguentam o frio podem visitar a pequena ilha de Manley Hot Springs, onde se pode admirar o fenômeno no conforto das águas termais.
Seward
Graças ao fácil acesso para barcos, carros e trens, Seward é uma cidade agitada, com uma ótima vida noturna, bons restaurantes e possibilidades de atividades urbanas. Mas não se deixe enganar - a cidade é também ponto de partida para incríveis paisagens naturais, principalmente por ser próxima ao parque nacional Kenai Fjords.
Tracy Arm Fjord
O Tracy Arm é um fiorde de cerca de 50km de extensão , próximo à cidade de Juneau, que proporciona paisagens espetaculares. Nele também está uma incrível geleira que pode ser visitada de barco. A recomendação é visita-lo durante o verão, quando enormes incebergs flutuam pelas águas que o envolvem.
Kenai Fjords National Park
Criado em 1980, o parque nacional Kenai Fjords é outra das fascinantes zonas de proteção ambiental do Alasca. Sua principal atração é o Harding Icefield, um enorme campo de gelo em expansão e com água corrente que impressiona qualquer um. Mas, para além disso, o parque também tem uma grande biodiversidade, inclusive marinha, e paisagens variadas.
Atualizado em 17 Fev 2020.