Viajar pela a América do Sul é sempre uma boa opção: o continente abriga destinos incríveis sem precisar ter dor de cabeça com vistos e burocracias. O Equador é um daqueles lugares que muita gente ainda não conhece, mas que oferece atrações que fazem valer a aventura. Com muita natureza e paisagens praticamente intocadas, explorar o Equador é mergulhar em uma nova cultura, conhecer lugares espetaculares e voltar para casa com a bagagem cheia de aprendizado.
Seja para fugir dos destinos de viagem óbvios ou para conhecer um lugar surpreendente, o Guia da Semana fez uma lista com 5 destinos incríveis que vão te convencer a ir para o Equador. Confira:
QUITO
Porta de entrada no país, a capital do Equador é um daqueles lugares que poucos brasileiros incluem em roteiros de viagens pela América do Sul, mas que surpreende. A mais de 2500 metros de altura, Quito abriga um dos centros históricos mais bonitos do mundo, considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Muito bem conservado, o Centro Histórico de Quito ganha destaque não só pela quantidade de construções, mas também por sua composição em si: vários edifícios e obras foram construídos com pedras de origem vulcânica. Além disso, é possível pisar na América do Sul e América do Norte ao mesmo tempo, visto que a linha equatorial que determina o ponto da latitude 0°0’0’’ passa por lá.
VULCÃO QUILOTOA
Uma dica de passeio bate e volta saindo de Quito é a visita ao Vulcão Quilotoa. Trata-se de um vulcão ativo onde, ao invés de uma simples cratera, existe uma linda lagoa de águas esverdeadas. A 3.900 metros de altura, o atrativo é um verdadeiro quadro de tão incrível e vale a pena o pequeno sufoco para chegar até ele. Devido à altitude, respirar pode ser um pouco mais difícil do que o normal, mas nada que atrapalhe a experiência.
O roteiro tem como base o vilarejo localizado na base do vulcão e é preciso pegar uma trilha de cerca de 15 minutos para alcançar seu mirante. Quem tiver mais fôlego pode se aventurar e alugar um caiaque para explorar as águas da lagoa.
BAÑOS
A cidade cercada por três vulcões é parada obrigatória para os amantes da natureza! Baños está localizada na província de Tungurahua, na parte central do país. É conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar situada às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas.
Famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral, Baños é também um centro de peregrinação religioso católico. Acredita-se que a Virgem Maria apareceu próximo a uma cachoeira, por isso a imagem da Virgem de Água Santa foi colocada na catedral local.
GALÁPAGOS
O Arquipélago de Galápagos é composto por 12 ilhas principais e dezenas de outras menores. Além disso, o destino possui um 'hot spot' de onde sai lava vulcânica, que forma novas ilhotas – essas formações desaparecem com o tempo ou migram para leste, de acordo com a maré.
Para somar à singularidade do local, os animais que vivem por lá nunca tiveram contato com animais terrestres – por isso que os turistas conseguem transitar livremente (não são considerados uma ameaça). Dessa forma, leões marinhos (animais símbolo do Arquipélago) costumam ser vistos entre mesas de restaurantes, calçadas de ruas e em muitos outros locais.
TERMAS DE PAPALLACTA
Para quem quer curtir os prazeres da Amazônia Equatoriana, a cidade de Termas de Papallacta é uma ótima opção de roteiro. O destino está localizado às margens rio Papallacta e oferece nada menos do que águas termais provenientes do vulcão Antisana. Para relaxar ou para procurar tratamentos terapêuticos, o destino é a escolha certa.
O melhor é que é possível conciliar em uma mesma viagem roteiros de aventura com atividades relaxantes. Os hotéis da região dispõem de saunas a vapor, massagens e aromaterapia, além de trilhas, caminhadas e cavalgadas. Ou seja, mistura o melhor dos dois mundos!
BÔNUS: TREM NARIZ DEL DIABLO
Um jeito diferente e bem bacana de se viajar pelo Equador é através das suas rotas de trem. Recentemente, o país reformou suas antigas ferrovias e as transformou em roteiro de viagem com oito itinerários diferentes. Entretanto, o passeio mais conhecido é o que chamam de Nariz Del Diablo.
O roteiro parte da pequena cidade de Alausi com destino ao povoado de Sibambe, de onde é possível ver a montanha com o “formato” do nariz do diabo. Em formato de "zig e zag", a viagem é uma verdadeira contemplação de paisagens bonitas pelo Equador.
AQUI você encontra preços e informações sobre os roteiros.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 14 Set 2018.