Existem pessoas que amam uma viagem em meio às montanhas e outras que não perdem a oportunidade em conhecer um destino no litoral. Se você se encaixa no segundo grupo de pessoas, saiba que a região do Mar Mediterrâneo abriga um roteiro perfeito para quem ama praias paradisíacas.
Espalhadas por diversos países, as águas do mediterrâneo banham cenários diferenciados, sendo a aventura perfeita para quem gosta de conhecer novas culturas, cidades charmosas e de quebra um mar sem igual.
Para te inspirar a explorar o mundo, o Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares para conhecer em uma viagem para o Mediterrâneo. Confira:
MYKONOS (GRÉCIA)
O destino famoso por sua badalação e praias paradisíacas também é uma das paradas obrigatórias de quem visita a Grécia. Mykonos, a Ibiza Grega, une o melhor do litoral com um agito único e característico. Não é raro ver as praias vazias durante as manhãs de sol - os turistas, após uma noitada, costumam chegar depois do meio-dia.
Fora o roteiro festeiro, estando por lá não deixe de conhecer os Moinhos de Vento, que recepcionam o turista na entrada da Ilha, e o centro da cidade, Chora, que conta com vielinhas charmosas recheadas de lojas, restaurantes e bares. A dica é ficar atento para não se perder em meio às ruas todas iguais.
SANTORINI (GRÉCIA)
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: estamos falando de Santorini, o charmoso vilarejo em meio ao Mar de Egeu que por si só já é um lugar de deixar qualquer um boquiaberto. Somado a isso, hotéis aconchegantes e praias paradisíacas só tendem a deixar a experiência ainda mais agradável.
Para quem quiser deixar a experiência de visitar Santorini ainda mais incrível, a dica é escolher a hospedagem certa. Com piscinas de bordas infinitas, quartos com varandas para o mar e uma paisagem paradisíaca, a Ilha é com certeza a mais disputada pelos turistas. Também com um cenário desses não tem como ser diferente, né?
SICÍLIA (ITÁLIA)
A Itália possui tantos lugares encantadores que deixa qualquer um apaixonado. Suas cidades históricas parecem casar perfeitamente com o clima e paisagem, fazendo cada lugar ser único e fascinante. A região da Sicília, localizada entre no Mar Mediterrâneo é um desses locais paradisíacos e encantadores.
A Ilha possui características únicas, que se diferem do restante da Itália. Por ter sido colonizada por gregos, romanos, árabes e espanhóis, criou-se um ambiente multicultural e recheado de atrações diferenciadas. A melhor parte é que o destino é a viagem perfeita para todos os turistas: desde os que gostam de cidades históricas até àqueles que não perdem uma praia paradisíaca.
SARDENHA (ITÁLIA)
A Sardenha é uma ilha paradisíaca localizada no Mediterrâneo, a oeste da Itália (país a qual pertence). Por lá, o turista encontra aquele clichê deslumbrante: águas cristalinas de cor turquesa e uma cidade charmosa. Afinal, não estamos falando de qualquer ilha: é a segunda maior do Mediterrâneo, repleta de pontos incríveis e que merecem a sua visita.
Por ela ser uma ilha bem grande – com quase dois mil quilômetros de costa –, é indicado fazer um roteiro do que realmente vale a pena conhecer para não estender tanto a viagem. Afinal, para conhecer todos os detalhes e lugares incríveis da ilha, o viajante precisaria de 30 dias (média).
MALTA (ITÁLIA)
A 90 km de Silícia, na Itália, fica a Ilha de Malta. Com 400 mil habitantes, o local conta com praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego. Não tem como não se apaixonar: o clima do mediterrâneo se mistura com vielas e edifícios históricos, criando o cenário perfeito para quem quer ter férias inesquecíveis.
O local é um arquipélago que abrange três principais ilhas: Malta, Gozo e Comino, que contam com passeios turísticos e atrações imperdíveis. A dica é se hospedar em uma delas e fazer os outros passeios de barco por agências turísticas, já que é os destinos são próximos e têm fácil acesso. Unindo o melhor de uma cidade histórica com as praias europeias, é impossível não se apaixonar por Malta.
ILHAS BALEARES (ESPANHA)
Para quem gosta de lugares paradisíacos, conhecer as Ilhas Baleares no litoral da Espanha é uma viagem e tanto. Formada por um arquipélago em meio ao mar mediterrâneo, o local conta com quatro ilhas principais, sendo elas Maiorca, Minorca, Ibiza e Formentera. Donas de uma beleza indiscutível, as ilhas oferecem aquele clichê que todo mundo ama: praias paradisíacas de águas turquesas com uma areia branquinha.
Não é à toa que o destino é um dos mais procurados durante o verão europeu: festas badaladas parecem casar perfeitamente com o clima tropical paradisíaco. O melhor de tudo é que dá para chegar ao destino através de Ferry Boats, que partem de Barcelona ou Valencia.
BARCELONA (ESPANHA)
Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha, na Espanha, e um dos principais destinos turísticos da Europa. Mas o que atrai tanta gente para essa cidade? Basicamente tudo! Um lugar completamente cosmopolita com tudo o que um turista pode desejar: incríveis museus, parques maravilhosos, ruas comerciais, mercados abertos, arquitetura fascinante, praias e belas caminhadas.
Curtir um roteiro cultural pela cidade, passando por construções históricas, e terminar o dia admirando um pôr do sol em uma das sete praias da cidade é um dos roteiros mais clássicos de quem visita a cidade. Com tantos atrativos, fica impossível não se apaixonar e querer visitar o local o quanto antes.
CÓRSEGA (FRANÇA)
Você já ouviu falar em Córsega? A quarta maior ilha do Mediterrâneo também é uma das mais bonitas e incríveis para quem gosta de praias espetaculares e cidades históricas. Afinal, foi lá que nasceu uma das figuras mais marcantes da história mundial: Napoleão Bonaparte.
Parte do território francês, a ilha está localizada próxima à Sardenha e conta com praias de água turquesa, vilarejos espalhados por todo o território e incríveis montanhas. A melhor parte é que dá para chegar até esse paraíso de Ferry Boat partindo diretamente da França em cidades como Nice.
HVAR (CROÁCIA)
A Croácia certamente é muito menos famosa que suas vizinhas Grécia e Itália, mas muitos turistas estão descobrindo seus segredos, pois o país tem recebido cada vez mais pessoas – foram cerca de nove milhões em 2010 e dezessete milhões em 2017. E por que tanta gente têm ido para lá? Destinos baratos, praias maravilhosas, vida noturna, festivais de música, trilhas paradisíacas, boa gastronomia e ótimos pontos históricos.
Hvar é um dos lugares mais movimentados da Croácia - não é para menos já que a ilha encanta por suas praias paradisíacas, lugares históricos e, é claro, sua agitada vida noturna. A boa notícia para quem gosta de festa, é que o destino costuma ser mais barato que Ibiza, sendo possível se divertir sem comprometer o orçamento.
ALEXANDRIA (EGITO)
Viajar para o Egito é uma daquelas aventuras surpreendentes e diferente de tudo o que você já vivenciou. Conhecer uma nova cultura, explorar os mistérios por trás das famosas Pirâmides e de quebra conhecer uma cidade repleta de atividades são apenas alguns dos atrativos que os turistas encontram por lá. O que muita gente não imagina é encontrar no país um destino perfeito para se refrescar nas altas temperaturas.
Alexandria, às margens do Mediterrâneo, foi o principal centro da cultura mundial entre os séculos III a.C. e IV d.C. Após inúmeros ataques, o a cidade e seus tesouros foram destruídos, mas ainda é possível visitar o destino e se surpreender com seus atrativos.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 12 Jun 2019.