O Peru é, certamente, um dos tesouros da América do Sul e com inúmeros lugares interessantes a serem explorados. Muitas pessoas, no entanto, visitam o país com um único propósito: conhecer Machu Picchu, a famosa "cidade perdida dos incas". O que muitos turistas não sabem – ou acabam por subestimar – é que o país vai muito além do famoso sitio arqueológico do antigo império que dominou boa parte do nosso continente.
Com cidades antigas, ruínas incríveis e paisagens de tirar o fôlego, o Guia da Semana preparou um breve roteiro com 6 lugares incríveis para conhecer no Peru que vão muito além de Machu Picchu. Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
LIMA
Não importa qual local você visite no país, provavelmente a sua primeira parada será Lima, capital do Peru. O turismo está cada vez maior na cidade, que tem se adaptado ao número crescente de visitantes e oferece diversos programas diversificados, tanto para o dia quanto para a noite.
Durante o dia, aproveite para conhecer os pontos turísticos da cidade – Praça de Armas e o Convento de San Francisco não podem faltar no roteiro. Quando anoitecer, aproveite para conhecer o lado agitado da cidade nos bares ao redor da Praça Kennedy.
CUSCO
Cusco é uma das cidades mais visitadas do Peru e parte de sua fama se dá pelo fato do local ser mais próximo ao Machu Picchu. Mas mesmo se o grande ponto turístico do país não estivesse próximo, a visita a Cusco ainda valeria a pena. Afinal, o local é considerado o coração do Império Inca e apresenta diversas construções históricas em tons de terra, mesclados com ruínas antigas.
Estando por lá, vale a pena dar uma esticadinha no passeio e conhecer o Vale Sagrado: local que apresenta ruínas tão incríveis quanto Machu Picchu, que revelam uma paisagem de tirar o fôlego.
CERRO COLORADO
Conhecido como "Rainbow Mountain", Cerro Colorado é uma daquelas atrações surpreendentes que muita gente não conhece, mas deveria. Localizado nos arredores de Cusco, é uma ótima opção de passeio bate e volta para quem não quer gastar tanto. Trata-se de uma montanha com diversas cores, posicionada há mais de 4 mil metros de altitude!
Uma trilha de fácil acesso leva os turistas ao monte – é possível estender o passeio e conhecer antigas ruínas incas, localizadas próximas ao ponto turístico. Para quem não quer preocupações, a dica é fechar o roteiro com alguma agência turística de Cusco.
IQUITOS
Quem quiser conhecer a Amazônia por um outro ângulo, Iquitos é a pedida certa. Ideal para quem gosta de natureza, o local é considerado a maior cidade do mundo que não tem acesso por estradas. Isso significa que só se chega em Iquitos por barco ou avião.
Aproveite para desbravar os segredos de uma cidade grande, mas que por sua localização, acaba tendo um "quê" de vila rústica. Banhada pelo Rio Amazonas, as paisagens e costumes deixam a viagem ainda mais incrível.
NAZCA
Para quem gosta de mistérios e teorias da conspiração, provavelmente deveria considerar Nazca durante a passagem pelo Peru. A civilização que habitou o local é considerada até hoje uma das mais importantes do Império Inca. Não é para menos que suas misteriosas linhas em meio ao deserto sejam consideradas um Patrimônio Mundial da Humanidade.
Por lá, o turista encontra pirâmides, dunas gigantes, fósseis, ossadas humanas e corpos mumificados. Ou seja, é um programa ideal para quem é curioso e quer saber mais sobre os mistérios que rondam o Peru.
KULEAP
Se você se interessa pelo Machu Picchu, provavelmente deveria conhecer ruínas incas tão incríveis quanto o local. Estamos falando de Kuleap, cidade de pedra construída por volta de 500 d.C e que abrigou uma civilização chamada de Chachapoyas. O que restou da cidade fica localizado a cerca de 3 mil metros de altura, ao topo de uma montanha, e revela um passado rico em histórias e paisagens inacreditáveis.
A dica é explorar o local, que apresenta pontos muito bem conservados, além de aproveitar a visão privilegiada para tirar ótimas fotografias. De qualquer forma, é uma boa opção de passeio para fugir do tradicional roteiro do Peru.
Atualizado em 15 Jun 2023.