Os países nórdicos são Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. Nenhum deles é muito presente no imaginário do povo brasileiro, afinal, eles são muito diferentes do nosso país. O clima é incomparável, a língua é incompreensível - você vai ver alguns nomes aqui embaixo bem difíceis de pronunciar -, e os costumes também não podem ser definidos pelo que entendemos como normal.
Apesar de tudo isso, eles merecem uma chance, afinal são países com uma cultura riquíssima, história impressionante e, principalmente, paisagens naturais que parecem de mentira – dramáticos fiordes e a espetacular aurora boreal são alguns dos exemplos.
Por isso, o Guia da Semana listou 10 destinos que vão te convencer a visitar os países nórdicos. Confira:
Ilhas Lofoten | Noruega
Se você quer conhecer o melhor da cultura norueguesa, precisa explorar as Ilhas Lofoten, que se estendem como um braço bem no norte da Noruega. Em meio a enormes montanhas nevadas e dramáticos fiordes, comunidades de fazendeiros e pescadores ainda resistem, com suas casinhas pequenas, sua gastronomia tradicional rica em peixes e sua cultura. Como se belas paisagens e boa culinária já não bastassem, é um bom destino para aventureiros, que buscam escaladas, caiaque ou ciclismo radical, e você pode até achar uma ou outra praia.
Bergen | Noruega
Em meio aos famosos fiordes noruegueses que, por si só, já garantem paisagens dramáticas de tirar o fôlego, fica uma simpática cidade chamada Bergen, com um belo porto cheio de casinhas coloridas conhecidas como o Bryggen, Patrimônio da UNESCO que entrou na lista devido a sua importância histórica, já que parte das fundações data do século 12. É provável que ela seja mais famosa por ser o local de nascimento do DJ internacional Kygo, mas muita gente também visita a cidade para subir até o alto das montanhas de teleférico e apreciar o famoso sol da meia-noite.
Estocolmo | Suécia
A capital da Suécia é formada por quatorze ilhas que se ligam através de pontes e balsas, e é a maior cidade da Escandinávia. Composta por palácios, torres, castelos, galerias e simpáticas casas salpicadas com verdejantes árvores, a cidade é um lugar impressionante e relaxante que parece ser de outro mundo. Apesar de Estocolmo em si já ser um destino maravilhoso, a dica é, depois de visitar os museus e pontos turísticos da capital, pegar uma balsa e explorar o arquipélago, que conta com centenas de ilhas com belas paisagens e atrações das mais variadas, como um forte da Primeira Guerra e um SPA.
Lapônia | Suécia
Se é aventura na natureza que você procura, siga para a província de Lapônia, casa do Parque Nacional Abisko, lá você pode se impressionar com paisagens e vida selvagem - que inclui simpáticas renas - e montar acampamento durante alguns dos dias de luz literalmente interminável no verão. É também uma boa época para praticar caminhadas e escaladas. Já se você é mais do tipo que curte neve e uma aventura no frio, pode visitá-la no inverno, esquiar, procurar um lugar para pescar no gelo e caçar as Luzes do Norte, também conhecidas como aurora boreal.
Parque Nacional Vatnajökull | Islândia
Geograficamente o mais excluído dos países europeus, a Islândia certamente merece uma visita. Que tal entrar em um barco e passear entre azuis e luminosos icebergs em um lago glacial? Os tours levam os turistas para apreciar a beleza natural, a vida selvagem e até para experimentar o gelo de mais de mil anos. É claro que você só pode fazer isso no verão, pois o lago não existe em seu estado líquido no inverno, mas a estação mais fria também reserva dramáticas paisagens. Jökulsárlón é o nome do lago, que fica ao lado de uma praia de areia preta e uma enorme e fascinante geleira, entre as cidades de Höfn e Kirkjubæjarklaustur, você pode se hospedar em uma delas e explorar o parque.
Círculo Dourado | Islândia
O roteiro turístico mais popular do país sai da capital, Reykjavík, que pode ser explorada em um dia, segue para o vale Thingvellir, um dos pontos históricos mais importantes da Islândia e Patrimônio da UNESCO, passa pela espetacular cachoeira Gulfoss e termina na zona geotérmica de Haukadalur, completando o Círculo Dourado. Nesse passeio você vai se deparar com paisagens de tirar o fôlego dignas de Game of Thrones e descobrir diversos lugares históricos, como a região onde, no ano de 930, os vikings fundaram o parlamento mais antigo do mundo.
Copenhague | Dinamarca
A capital e maior cidade da Dinamarca é uma cidade de encantos - uma mistura de tradição nórdica com tendências modernistas, vida noturna e bons museus, antigas casas da Renascença dinamarquesa e fascinantes projetos arquitetonicamente ousados. Entre os pontos turísticos mais famosos de Copenhague estão os belíssimos Jardins Tivoli e a estátua da pequena sereia de bronze, baseada em um conto-de-fadas do renomado autor dinamarquês Hans Christian Andersen. À procura de um bom lugar para jantar, você certamente vai esbarrar em pequenos castelos e igrejas medievais.
Skagen | Dinamarca
A cidade mais ao norte do país, Skagen é também o principal porto de pesca e um dos destinos mais populares da Dinamarca. Com incríveis paisagens marítimas, essa charmosa vila de praias arenosas é conhecida como o lugar onde os dois mares se encontram, o Báltico e o Mar do Norte. Apesar de ser muito pequena, mesmo para os padrões europeus, Skagen tem uma grande variedade de cafés, restaurantes e bistrôs, além de ter como especialidade diversos pratos deliciosos que levam peixe.
Rovaniemi | Finalândia
Capital da Lapônia Finlandesa, a cidade de Rovaniemi foi quase que completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e, portanto, é hoje uma das cidades mais modernas da Europa, no que se refere à estrutura, pois foi construída do zero com elementos de design brutalistas e modernistas. Além de uma bela cidade nevada, é cercada por uma incrível vida selvagem e, o mais importante, é considerada a casa oficial do Papai Noel! Visitantes podem conhecer a vila do velhinho, comprar selos oficiais dele para colar nas cartas, e até visitar um parque de diversões subterrâneo do Papai Noel.
Helsinki | Finlândia
A capital da Finlândia, que já fez parte da Rússia, foi toda pensada para imitar a antiga capital do Império Russo, São Petesburgo, em 1812. As principais atrações de Helsink incluem diversas igrejas, um incrível estádio que serviu de sede para os Jogos Olímpicos de 1952 e ótimos museus, sendo o principal deles o Museu Nacional da Finlândia - vale a pena visitar e descobrir um pouco sobre a história dos países nórdicos, pois, sejamos sinceros, não sabemos quase nada sobre eles.
Por André Barbosa
Atualizado em 31 Jul 2019.