A vida marinha é tão diferente do que vemos sobre a terra que mergulhar é como visitar outro planeta. Alguns lugares reúnem diversos fatores, como grande biodiversidade e águas cristalinas, e se tornam destinos perfeitos para mergulhar ou fazer snorkel. Seja você um mergulhador experiente que veste os pés de pato, roupa de mergulho e pega um tanque para explorar as profundezas do oceano ou alguém que prefere ficar na superfície com uma máscara e um snorkel, o nosso planeta tem opções incríveis para você.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para mergulhar ou praticar snorkel. Confira:
Ilhas Galápagos | Equador
As Ilhas Galápagos, no Equador, são o destino dos sonhos para qualquer amante de natureza e vida selvagem - e para os que preferem o fundo do mar não é diferente. Ao contrário da maioria dos outros itens desta lista, as Ilhas Galápagos não são um destino para quem quer ver peixes coloridos ou corais, mas para aqueles que querem se aventurar entre grandes animais como leões marinhos, tartarugas e golfinhos. Pelo baixo contato com humanos, os animais não parecem muito desconfortáveis na presença dos mergulhadores, e é possível admirar toda essa vida de perto.
Fernando de Noronha | Brasil
Fernando de Noronha é um destino de mergulho mundialmente conhecido. O arquipélago formado por diversas ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica na costa de Pernambuco guarda algumas das paisagens marinhas mais espetaculares e diversas do nosso país. É um lugar que atrai tanto mergulhadores experientes quanto iniciantes e, para além da biodiversidade, outro importante atrativo são as águas claras que permitem ao mergulhador ter uma visibilidade excelente do fundo do oceano e dos fantásticos corais.
Santa Catalina, California | EUA
A apenas 35km a sudoeste da agitada Los Angeles está essa relaxante ilha de paisagens submarinas inacreditáveis. Turistas de todo o mundo visitam a Ilha de Santa Catalina, na Califórnia, para participar dos tours de snorkel que circundam essa ilha rochosa. A ilha também é famosa por sua atmosfera mediterrânea em pleno Pacífico e por ter ótimos lugares para praticar trilhas.
Raja Ampat | Indonésia
Raja Ampat é certamente um lugar que se aproxima da definição de paraíso. Ao todo, essa região tão pouco habitada - no que se refere a pessoas -, reúne cerca de 1500 ilhas não muito distantes da cidade litorânea de Sorong, na ilha da Nova Guiné. A região tem uma concentração de vida marinha que bate recordes com centenas de diferentes espécies de peixes, tubarões, arraias e tartarugas, e não é difícil de entender por quê atrai tantos mergulhadores.
Grande Barreira de Corais | Austrália
A Grande Barreira de Corais, como o nome já sugere, é o maior sistema de recifes de corais do mundo, composto por quase 3 mil corais e 900 ilhas que se estendem por mais de 2 mil quilômetros. Entre tantos corais, é evidente que peixes, tartarugas e muitos outros animais existem ali em abundância. O recife está localizado na costa da região australiana de Queensland e está na lista de desejos de qualquer amante de vida marinha. De fácil acesso e com águas mornas, certamente deveria estar na sua lista também.
Maui, Havaí | EUA
O Havaí jamais poderia faltar em uma lista de destinos para mergulhar. Uma das ilhas preferidas entre os mergulhadores por lá é Maui. A parte terrestre da ilha é famosa por suas incríveis paisagens, ótima cena cultural e gastronômica e um povo hospitaleiro, mas as atrações para além das areias douradas das praias não ficam atrás. Suas águas são famosas pela grande quantidade de tartarugas, que certamente vão passar por você diversas vezes enquanto estiver mergulhando por lá.
Triângulo de Corais
O Triângulo de Corais é uma enorme região que se estende entre a Malásia, as Filipinas, grande parte da Indonésia, Papua Nova Guiné e as Ilhas Salomão e é famosa por ser a região com a maior biodiversidade marinha do mundo. Por lá, você encontra mais de 70% das espécies de corais conhecidas, quase todas as espécies de tartarugas marinhas e mais de 2 mil espécies de peixes de corais. É muito popular entre mergulhadores também por já ter o que ser apreciado muito próximo da superfície.
Bonito, Mato Grosso do Sul | Brasil
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino popular entre mergulhadores e se diferencia bastante dos outros dessa lista por ser um lugar de mergulho fluvial, isto é, em água doce. As paisagens submarinas nesse tipo de ambiente são consideravelmente diferentes das paisagens marítimas, com diversas espécies distintas de animais e peixes. O mais popular dos rios é o Sucuri, mas Abismo Anhumas, dentro de uma caverna, e Formoso também são ótimas opções.
Cabo Pulmo, Baja California Sur | Mexico
Cabo Pulmo é um parque nacional na costa da península mexicana de Baja California, no estado de Baja California Sur. A região, não muito turística, é um dos principais destinos de mergulho no México, graças à grande quantidade de espécies que habitam ali. O parque não conta com infraestrutura de ponta e é mais indicada par aos mais aventureiros, mas certamente garante paisagens marítimas que fazem tudo valer a pena.
Silver Bank | República Dominicana
O Banco de La Plata y la Navidad, conhecido internacionalmente como Silver Bank, é um santuário de proteção marítima e um destino favorito entre mergulhadores experientes e iniciantes. No Mar do Caribe, a região pertence à República Dominicana e é um dos poucos lugares do mundo onde os seres humanos podem nadar lado-a-lado com baleias jubarte, uma vez que é ali que elas costumam acasalar e dar à luz.
Atualizado em 19 Mai 2019.