Assim como grande parte das capitais latino-americanas, Lima, a maior cidade do Peru, é extremamente diversa e cosmopolita. Ainda que muitos partam direto para Cusco e estejam loucos para conhecer Machu Picchu, a capital peruana não pode ser ignorada! Por lá, você vai encontrar ótimos museus, edifícios de arquitetura fascinante, bairros chiques, bairros festeiros e muito mais!
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares imperdíveis para você conhecer em Lima quando for ao Peru. Confira:
Plaza Mayor
A Plaza Mayor, também conhecida como Plaza de Armas, é o coração do centro velho de Lima e, portanto, o lugar certo para começar a explorar a região. A praça foi reconstruída depois de um terremoto em meados do século 18, mas a fonte que se encontra em sue centro sobreviveu, e data de 1651. Hoje, ela é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e certamente vale a pena para os amantes de história e arquitetura.
Catedral de Lima
Um dos pontos imperdíveis da Plaza Mayor é a Catedral de Lima. O edifício começou a ser construído na primeira metade do século 16 por Francisco Pizarro, mas passou por diversas mudanças ao longo da história, principalmente por conta dos terremotos. Para além da arquitetura espetacular, que valeria a pena por si só, a maior igreja do Peru possui ainda um museu que guarda incríveis obras do período colonial.
Convento de San Francisco
Com uma fachada amarela inconfundível, o Basílica e Convento de San Francisco de Lima é famosa por suas catacumbas que guardam cerca de 70 mil restos mortais e uma biblioteca com cerca de 25 mil obras. É possível fazer tours guiados, aprender muito sobre a história do lugar, e apreciar de perto a arquitetura barroca do edifício que leva ainda influências mouras, sem falar das pinturas espelhadas por ela.
La Huaca Pucllana
Muito antes de os espanhóis chegarem à América, o Peru já era povoado por diversos povos. Um deles construiu na região, por volta de 200 d.C., um centro cerimonial que foi de extrema importância por cerca de 500 anos. O sítio arqueológico chama atenção pela construção em forma de pirâmide de 25 metros de altura e conta também com um pequeno museu que guarda peças arqueológicas. A dica é tentar visitar também à noite, quando a estrutura fica iluminada por luzes artificiais, o que garante um belo espetáculo.
Plaza San Martín
Andando da Plaza Mayor até a Plaza San Martín pela Jiron de La Union, uma bela rua apenas para pedestres e cheia de bonitos prédios, você certamente não vai se arrepender. Uma vez lá, vale a pena parar um tempo para apreciar a praça. Construída no início do século 20 para comemorar o centenário da independência do Peru, a praça é um centro frequentado por pessoas de todos os tipos e guarda a estátua de José de San Martín, figura chave no processo de independência do país.
Miraflores
O bairro de Miraflores é certamente o bairro mais cosmopolita da cidade. Além de ser um dos bairros mais bonitos, elegantes e seguros da capital peruana, também possui diversos atrativos. Quando estiver passeando por lá, precisa levar aquela pessoal especial para o Parque del Amor (foto) e visitar o Parque Kennedy, famoso por ser cheio de gatos. Lá também é um ótimo lugar para comer bem e fazer compras.
Barranco
Outro bairro imperdível da capital peruana é o Barranco. Mais jovem que o Miraflores, o Barranco é ideal para aqueles que querem curtir a noite. Cheio de bares e restaurantes do momento, é para lá que você deve ir se busca um clima de festa — e sempre foi, afinal o bairro era famoso já há muito tempo por ser frequentado por artistas e escritores. Para além disso, também tem belas estruturas do séculos 19 e 20 e garante um bom passeio durante a tarde.
Atualizado em 11 Fev 2019.