A Patagônia é uma região geográfica no sul da América do Sul que abrange uma parte do Chile e grande parte da Argentina. Por lá, você encontra a Cordilheira dos Andes, picos nevados, estações de esqui, maravilhas naturais, geleiras fascinantes, boa comida e muito mais.
Para te ajudar a definir seu roteiro por essa terra mágica tão ao sul do mundo, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para visitar na Patagônia. Confira:
Torres del Paine | Chile
O Parque Nacional das Torres del Paine é um dos destinos turísticos preferidos no Chile e um lugar imperdível para quem visita a Patagônia chilena. Isso porque tem de tudo: montanhas, rios, lagos, bosques, geleiras e é o melhor lugar para avistar os famosos guanacos, os primos selvagens das alpacas e lhamas.
Puerto Rio Tranquilo | Chile
O pequeno Puerto Río Tranquilo ficou famoso por suas maravilhosas formações naturais. A mais conhecida entre elas é a espetacular Catedral de Mármore, uma fascinante caverna formada por milhares de anos de erosão das ondas, responsáveis pelas belas curvas que garantem ao espaço a semelhança com o mármore. As águas coloridas do Lago Carrera destacam ainda mais as cores das paredes. Em dias de águas calmas, é possível alugar um caiaque e navegar por ali.
Futaleufú | Chile
Futaleufú é uma comuna chilena não muito fácil de ser alcançada, mas chegar lá certamente vale a pena. A região é um ótimo destino para amantes de aventura, principalmente por conta do Rio Futaleufú, considerado um dos melhores para a prática de rafting no mundo inteiro. Para aqueles que preferem não se arriscar nas águas revoltas, as paisagens também valem a pena.
Bariloche | Argentina
Bariloche, oficialmente San Carlos de Bariloche, é uma famosa cidade argentina na Província de Río Negro, aos pés da Cordilheira dos Andes. A cidade é o principal destino turístico em toda a Patagônia, e há alguns bons motivos para tal. Um dos principais deles é o lago Nahuel Huapi, onde é possível navegar e apreciar belas paisagens. A cerca de 20km, se encontra o famoso Cerro Catedral, um dos maiores centros de esqui da América do Sul, onde você pode praticar snowboard, escalada e muito mais.
Geleira Perito Moreno | Argentina
A apenas 80km da cidade de Calafate, fica o Parque Nacional Los Glaciares, onde você encontra o famoso Glaciar Perito Moreno, que tem cerca de 60m de altura e 5km de comprimento. Existem pontos de observação especiais, de onde você pode apreciar a beleza do glaciar a apenas 200m de distância. O parque, que é um Patrimônio Mundial da Unesco, tem mais de 300 geleiras.
Ushuaia | Argentina
Ushuaia é a capital da região conhecida como Tierra del Fuego e é considerada a cidade mais ao sul do mundo. Uma vez lá, você está mais perto da Antártida do que todo o resto do mundo, e muitas excursões para o continente de gelo saem dali. A maior parte dos turistas que chega ali vai de cruzeiro, saindo de outras regiões da Argentina ou mesmo do Brasil. Os principais atrativos turísticos são paisagens de outro mundo que incluem fiordes, geleiras e montanhas nevadas. Lá também é possível praticar uma variedade de esportes de neve. No Parque Nacional Tierra del Fuego, você pode pegar o famoso Trem do Fim do Mundo, um trem turístico no qual você pode aprender mais sobre a geografia e história da região.
El Chaltén | Argentina
El Chaltén é a cidade mais recente da Argentina, fundada em 1985, bem na fronteira com o Chile. O turismo na região tem crescido graças ao surgimento de aeroporto próximo e boas estradas. A pequena e tranquila cidade é cercada por paisagens de triar o fôlego e aventureiros também encontram lugares ideais para trilhas, alpinismo e muito mais, sem falar da comida.
San Martín de Los Andes | Argentina
Cravada no meio da Cordilheira dos Andres, a cidade de San Martín de Los Andes é outro destino imperdível na Patagônia argentina, na província de Neuquén. Uma das principais atrações é o Parque Nacional Lanín, onde você pode apreciar a beleza do vucão Lanín e navegar pelos incríveis lagos Lácar e Huechulafquen. É uma ótima região para a prática de mountain bike, trekking, canoagem, caiaque e, claro, esqui e snowboard.
Neuquén | Argetina
Capital da província de mesmo nome, Neuquén é a maior cidade da Patagônia e é ideal para passar uns dias se você ficar com saudade da cidade grande – por lá você encontra vida noturna, bons bares e restaurantes. Na região central, é possível encontrar ótimos pontos históricos, além de parques e praças espetaculares. Não muito longe, é claro, você também encontra belas paisagens naturais, como o rio Limay, nas margens do qual você pode caminhar e relaxar.
Cueva de Las Manos | Argentina
E quem disse que a Argentina também não guarda seus monumentos pré-históricos? A Cueva de Las Manos, localizada na província de Santa Cruz, só não mais ao sul do que a Tierra del Fuego, é uma caverna no vale do rio Pinturas que guarda mais de 800 pinturas de mãos, além de outras pinturas rupestres, datadas de mais de nove mil anos atrás. A caverna foi inscrita na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO no final do século passado.
Atualizado em 4 Dez 2018.