A Índia é um dos países mais incríveis que existe. Sua beleza não está somente nas belas paisagens, mas também na sua cultura que, baseada no hinduísmo, transforma simples construções em verdadeiras obras de arte.
Por lá é muito comum ver pessoas praticando a meditação e o yoga, fazendo com que vários lugares sejam pensados a fim de trazer uma maior paz e harmonia para as pessoas – não é atoa que os grandes centros e retiros espirituais estão na Índia.
Para quem gosta de conhecer lugares que contam histórias e de saber tudo sobre uma nova cultura, o Guia da Semana fez uma lista com 7 lugares maravilhosos que vão te inspirar a viajar para a Índia. Você vai se surpreender. Confira:
Rishikesh
Você já deve ter escutado ou lido por aí que a prática do yoga e da meditação é muito comum na Índia. E não é para menos, lá existe uma cidade conhecida como a Capital do Yoga: a Rishikesh. Por lá existem diversos ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo “Comer, Rezar e Amar”. Além de conhecer melhor a cultura do país, o turista pode interagir nos centros, desempenhar tarefas, participar de aulas de meditação e yoga. A cidade ganhou destaque após receber os integrantes da banda Beatles, que ficaram em um centro de lá.
Himalayas
Para quem gosta de aventuras em meio à natureza, o Himalayas é o lugar ideal para curtir um dos símbolos mais incríveis da Índia e do mundo. Por lá, o turista consegue fazer trilhas, trekking, conhecer a nascente do Rio Ganges, acampar em meio às montanhas e muito mais.
Goa
Para matar a saudade do Brasil na Índia, a dica é conhecer a cidade de Goa. Com ruas com nomes em português e moradores com sobrenomes comuns, como Souza e Silva, o local guarda um vilarejo distinto dos costumes indianos. Por pertencer a Portugal até 1961, Goa herdou algumas características únicas, já que por lá se come carne. A religião predominante é a católica e encontramos praias com areias douradas e incríveis.
Jaipur
Jaipur é conhecida como a “cidade rosa” por causa de suas construções e prédios coloridos – o que dá um brilho e charme para o local. Tudo se desenvolve ao redor do Palácio Central, onde a antiga família real ainda mora. Dentre os pontos turísticos imperdíveis da cidade estão o Jal Mahal, palácio flutuante sobre a água; Govind Dev Ji, templo simbólico que faz parte de diversas lendas; e o Jantar Mantar, um observatório astronômico considerado patrimônio da UNESCO. Para quem quer comprar tecidos, lembranças e especiarias, os mercados da região são incríveis.
Taj Mahal
Um dos cartões postais da Índia é o Taj Mahal, templo construído em homenagem à esposa de um antigo imperador mongol, que faleceu após dar à luz seu décimo quarto filho. Por isso, constantemente o local é associado ao amor. Construído com mármore branco e pedras preciosas, a atração é o ponto turístico mais visitado do país, além de ser considerada Patrimônio Mundial da Unesco e uma das Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
Nova Dheli
Quem visita a Índia costuma fazer uma parada em Nova Delhi e por lá seguir viagem ao redor do país. Para quem ainda não conhece os costumes indianos, a cidade apresenta uma rota turística muito bem preparada para apresentar a cultura da Índia ao turista. Os principais roteiros de Delhi apresentam fascinantes mesquitas, fortalezas e monumentos que sobraram dos governantes Mughal.
Deserto de Thar
Um dos desertos mais áridos do mundo fica localizado na Índia, mais precisamente no território do Rajastão: estamos falando do Deserto de Thar. Lá, encontramos cidades formadas através da areia, com construções que se camuflam em meio às montanhas de areias do deserto, como é o caso de Jaisalmer. Para quem quer uma aventura clássica, a dica é fazer um Safari de Camelo pelo deserto – o roteiro passa por lugares incríveis e quem foi garante que é uma experiência única e inesquecível.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 23 Jul 2018.