Os amantes do frio sabem que nada melhor do que aproveitar o inverno para conhecer lugares que ficam ainda mais incríveis durante a estação mais fria do ano – não é à toa que os países que nevam são os principais destinos de férias de inverno ;)
Na América do Sul o assunto não é diferente: Argentina e Chile se tornaram point para quem quer ver neve, esquiar e curtir o melhor do frio sem preocupações. Pela localização, são mais acessíveis para os brasileiros, já que não é necessário visto e passaporte para visitá-los – basta o RG!
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 6 lugares na América do Sul para esquiar neste inverno. Confira:
Ushuaia, Argentina
Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país, o que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul, que, devido a sua localização privilegiada (no fim do mundo!), possui uma das temporadas de neve mais longas - junho a outubro. Localizada a apenas 30 minutos da cidade de Ushuaia, essa estação possui cerca de 31 pistas de esqui - com diferentes tipos de modalidades/dificuldades, além de teleféricos e áreas recreativas para crianças. O local é ideal para passar o dia, já que possui 7 opções de restaurantes, lojas de aluguel de equipamentos e lembranças. Quem gosta de esquiar (ou quer aprender) é uma ótima pedida e passeio imperdível na região.
Bariloche, Argentina
Porta de entrada da belíssima Patagônia argentina, a cidade de San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é o destino de neve mais conhecido da Argentina. Cerro Catedral é daqueles pontos turísticos que são parada obrigatória. Considerada a principal estação de esqui de Bariloche - com 120 km de pista - o visitante poderá esquiar, andar de moto na neve, além de andar de bondinho, que garante uma incrível visão panorâmica das montanhas! Para encerrar o passeio, a dica é se deliciar em um dos cafés e restaurantes do local!
San Martin de Los Andes, Argentina
Com uma ótima estrutura, San Martín de Los Andes é o destino charmoso para quem quer ver neve na Argentina. Sua estação de esqui mais famosa é Chapelco, famosa por suas árvores de lengas com os galhos enfeitados pela neve. Para ninguém colocar defeito, encontramos por lá wi-fi, sistema de ski-pass automatizado e algumas outras inovações que modernizam ainda mais as pistas de esqui do local. Além de esquiar, é possível andar de trenós ou até mesmo se aventurar nos teleféricos.
Valle Nevado, Chile
O Chile possui quatro estações de esqui próximas a Santiago, sendo o Valle Nevado a mais famosa do país - saindo da capital são cerca de 60 curvas morro acima para chegar na estação. A dica é comprar um pacote em agência caso não queira ficar hospedado por lá - eles realizam o translado e facilitam para aqueles que não querem se hospedar nos vales. A principal atividade do Valle Nevado é o esqui, onde é possível encontrar pistas com diferentes dificuldades, teleféricos e também aluguel de motos para gelo. No inverno, por ser considerado alta temporada, os preços acabam sendo mais salgados - um passeio de teleférico pode custar 40 dólares.
Termas de Chillán, Chile
Um pouco afastado de Santiago, na encosta de um dos maiores vulcões do Chile, está Termas de Chillán. Procurada por famílias e aventureiros que querem algumas mordomias na hora de esquiar, o local tem um diferencial: águas naturalmente aquecidas devido a atividade vulcânica da região. O Resort Grand Hotel deixa tudo ainda mais fácil: spa, restaurantes e aconchegantes acomodações para encantar os visitantes. Suas pistas de esqui contam com um dos caminhos mais longos do continente - são 13 km ao todo e há bons programas de aprendizado para quem ainda é iniciante.
Farellones, Chile
Farellones, no Chile, pode ser uma opção mais acessível para aqueles que buscam ver a neve. Localizada mais abaixo do Valle Nevado, a cidade abriga estações de esqui e pousadas charmosas. Por não ser o principal destino de esqui, os preços por lá costumam ser mais baratos. Apesar de sua característica de ser um centro de esqui pequeno e familiar, Farellones oferece diversas opções de restaurantes e de lazer noturno – que atraem turistas dos centros de esqui vizinhos.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 9 Jan 2018.