A famosa Cordilheira dos Andes se estende da Venezuela à Patagônia. Sendo tão grande, inclui climas e formações diversas, povos diferentes e até cidades cosmopolitas como Bogotá. No meio de tudo isso, também possui algumas das paisagens mais fantásticas da América do Sul - desde o deserto mais seco do mundo até o maior lago do continente.
Pensando em ajuda-lo a planejar suas viagens pela América Latina, o Guia da Semana separou alguns dos melhores destinos para se apreciar todas as maravilhas naturais que a Cordilheira dos Andes tem a oferecer. Confira:
Salar de Uyuni | Bolívia
O deserto de sal da Bolívia, Salar de Uyuni, é uma incrível obra da natureza e uma das principais atrações turísticas do país. Localizado na região de altiplano da Cordilheira dos Andes, é considerado o maior deserto de sal do mundo - com mais de dez mil quilômetros quadrados no sul do país. Em épocas mais húmidas, quando o chão está molhado, ele se torna um grande espalho e garante paisagens de outro planeta.
Lago Titicaca | Bolívia e Peru
Localizado na fronteira entre Bolívia e Peru, o Lago Titicaca é o maior lago da América do Sul em volume de água e, no alto dos Andes, está a quase 4 mil metros acima do nível do mar. Poucos lagos estão acima do Titicaca, e os que estão são menores e menos volumosos. Você não poderia deixar de visitar um recordista desses em sua viagem pela cordilheira. Existem ilhas incríveis para visitar por lá, como a Taquile, no Peru, ou as ilhas artificiais flutuantes dos uros, um povo andino. A melhor forma de se explorar o lago é saindo de Copacabana, na Bolívia, ou Puno, no Peru.
Huayhuash | Peru
Huayhuash é uma popular cadeia de montanhas em meio aos Andes. Sua popularidade em meio aos turistas se deve à beleza de suas paisagens formadas por lagos, geleiras e picos nevados. Trilheiros e aventureiros não podem deixar de planejar um passeio por lá. Para chegar até lá, o melhor é sair de Lima e começar a exploração na cidade de Huaraz.
Aconcágua | Argentina
Aconcágua é a montanha mais alta da Cordilheira dos Andes e do mundo fora da Ásia. O seu pico nevado, a quase 7 mil metros de altitude, é muito popular entre trilheiros e amantes de escalada e certamente garante vistas únicas da cordilheira. Caso isso não seja suficiente, saiba que eles está localizado na popular província argentina de Mendoza, um paraíso para os amantes de neve e vinhos.
San Pedro de Atacama | Chile
A pequeníssima cidade de San Pedro de Atacama é o ponto de partida perfeito para se explorar o famoso Deserto do Atacama. Apesar de ser considerado o lugar mais seco do mundo, atrai diversos turistas de todo o mundo, justamente por sua posição privilegiada. Por lá, você encontra simpáticas casinhas e ruas de pedra típicas, mas ao seu redor, estão incríveis paisagens, ruínas e muito mias.
Avenida de Los Volcanes | Equador
Na região andina do Equador você encontra a cênica Avenida de Los Volcanes, uma rota fantástica cercada por vulcões - alguns ainda bastante ativos - e montanhas surpreendentes. As paisagens, evidentemente, são espetaculares, e algumas cidades andinas pelo caminho encantam. Uma das melhores formas de aproveitar tudo isso é pegar, em Quito, o premiado Tren Crucero, que orgulha os locais e se move lentamente entre a capital até Guayaquil, na costa do Pacífico, passando pela incrível Avenida.
Cusco | Peru
A famosa cidade de Cusco, localizada no Vale Sagrado dos Incas, é um dos lugares continuamente habitados há mais tempo no continente americana e porta de entrada para a famosíssima Machu Picchu e certamente não poderia faltar na lista. A cidade reúne igrejas católicas e templos incas, muita cultura e lugares incríveis. Visitar Machu Picchu e ver como os incas conseguiram se adaptar com maestria às cordilheiras é, claro, um passeio imperdível.
Atualizado em 29 Out 2019.