Como não querer conhecer Amsterdam? A cidade é uma das mais conhecidas dos Países Baixos [ou Holanda] e encanta por seus inúmeros canais, construções antigas e um estilo de vida para lá de charmoso. O lugar é parada obrigatória para os aventureiros que resolvem desbravar a Europa, mas também é a pedida certa para casais e famílias que querem conhecer lugares incríveis e uma cultura nova.
Para te inspirar a conhecer um dos lugares mais bacanas de toda a Europa, o Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Amsterdam:
MUSEUMPLEIN
Ir à Amsterdam e não conhecer um dos lugares mais fotografados da cidade é um pecado sem precedentes. São três letreiros escritos 'I Amsterdam' [Eu sou Amsterdam], sendo que dois deles são itinerantes e o outro fica na Museumplein, região que abriga três museus importantes da cidade. A dica é ir em horários alternativos para conseguir pegar o local mais vazio e conseguir uma foto sem nenhum turista intruso.
MUSEU VAN GOGH
Um passeio obrigatório para quem ama arte e para aqueles que amam conhecer lugares bacanas, ou seja, para todo mundo que visita Amsterdam. O Museu Van Gogh abriga a maior coleção de pinturas e desenhos do artista que era holandês. Lá estão expostas obras famosas como 'Os comedores de batatas', 'Girassóis', 'Amendoeira em flor' e 'O semeador'. O lugar é daqueles passeios que duram horas e mais horas, uma vez que são muitas obras a serem vistas e muitas coisas para aprender.
RIJKMUSEUM
O Rijksmuseum é o museu mais importante de Amsterdam já que abriga nada menos do que obras famosas de Rembrant, Vermeer e outros grandes nomes internacionais. Não é incomum os turistas ficarem horas percorrendo seus corredores e desbravando cada obra do espaço. Além disso, é possível conhecer a biblioteca, sala de leitura e um café no térreo, onde vale a pena dar uma paradinha para um café acompanhado de uma fatia de torta holandesa. No lado de fora, o belíssimo jardim pode ser uma forma de esticar o passeio.
CASA DE ANNE FRANK
A Casa de Anne Frank em Amsterdam é o local onde Anne e sua família viveram escondidos na Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, a garota judia escreveu um diário com seus relatos sobre a situação em que vivia, até que sua família foi denunciada. Infelizmente eles foram mortos, menos o pai, que sobreviveu e encontrou o diário de sua filha - o livro é um dos mais traduzidos do mundo inteiro.
Hoje em dia, o local foi transformado em museu, onde é possível entender melhor a situação precária em que viviam, além de algumas curiosidades e relatos sobre o impacto da Segunda Guerra Mundial contra os judeus. Vale a pena chegar cedo para não pegar a fila quilométrica que costuma formar por lá.
VONDELPARK
Se o objetivo é curtir Amsterdam ao ar livre, com certeza o Vondelpark é a melhor escolha. Trata-se de uma das áreas verdes mais famosas da cidade, com centenas de metros quadrados para fazer piquenique, andar de bicicleta ou simplesmente curtir a paisagem.
RED LIGHT DISTRICT
Você sabia que a prostituição é considerada uma profissão legítima em Amsterdam? O resultado disso é o Red Light District, uma mistura de cultura com ponto turístico inusitado. A região abriga casas com janelões [assim como toda a cidade] onde mulheres e travestis se exibem nas janelas para chamarem clientes. A luz vermelha é uma característica desses lugares. Ao contrário do que se imagina, casais, jovens, adultos e até mesmo famílias andam por lá para conhecer o lado 'curioso' de Amsterdam. Afinal, na cidade da liberdade, nada é pecado.
PASSEIO DE BARCO PELOS CANAIS
Amsterdam é recortada por inúmeros canais onde é possível fazer passeios de barco e conhecer a cidade por outro ângulo. As embarcações vão passeando enquanto um guia explica e mostra diversos lugares históricos e pontos turísticos interessantes. É possível encontrar roteiros personalizados, que oferecem uma experiência mais exclusiva – os passeios podem ser combinados até mesmo com uma degustação de queijos e vinhos.
BEGIJNHOF
O Begijnhof é um daqueles lugares secretos de Amsterdam que surpreende a todos. Localizado bem no centro da cidade, mais especificamente atrás de uma pequena porta, está um lindo jardim cercado por edifícios charmosos. O espaço foi fundado na idade média e nesse local viviam as beguinas, que eram mulheres religiosas que não fizeram votos formais, ou seja, freiras que não eram formalmente freiras. Visitar o espaço é certamente uma viagem no tempo e provavelmente vai te levar a refletir de como era a vida na antiga Amsterdam.
PRAÇA DAM
Para quem gosta de lugares históricos, a dica é visitar a Praça Dam, uma das principais de Amsterdam - onde a cidade começou. Ela abriga o Palácio Real, edifício que foi palácio do Rei Louis Napoleão, prefeitura da cidade e hoje em dia é moradia dos reis dos Países Baixos. Inclusive, vez ou outra eles aparecem ali na varanda quando há alguma cerimônia especial. Algumas partes do palácio são abertas à visitação, sendo possível conhecer seus salões e descobrir algumas curiosidades sobre o local.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Jan 2019.