Andaluzia é uma região autônoma ao sul da Espanha, que no passado foi palco de trocas comerciais e culturais de diversos povos. O resultado disso são cidades compostas por diversas influências, variando entre mesquitas, igrejas católicas, palácios e jardins.
Para quem quer conhecer praias paradisíacas ou cidades históricas, certamente Andaluzia vai surpreender. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares impressionantes da região:
SEVILHA
Sevilha, a capital da Andaluzia e quarta maior cidade da Espanha, é um daqueles lugares impressionantes que encontramos pela Europa. O lugar foi ponto de ligação entre o Novo e o Velho Mundo e, por isso, guarda uma mistura de arquiteturas diferentes.
Andar a pé é uma das melhores formas de conhecer os pontos turísticos da cidade, sendo que a maioria das atrações está ao redor da Catedral de Sevilha. Entretanto, um dos lugares merece um destaque maior: o Reales Alcázares. Trata-se de um palácio que começou a ser construído pelos árabes e tornou-se um grande exemplo da arte hispano-mulçumana.
CÓRDOBA
Córdoba é outra região da Espanha que foi influenciada pela ocupação de diversos reinos ao longo da história, resultando em uma mistura de estilos arquitetônicos. A cidade é cortada pelo rio Guadalquivir e preserva típicas ruelas, onde estão casas com grandes pátios e jardins.
O principal cartão-postal do lugar é a Mezquita-Catedral de Córdoba, construída no século VIII e que recebe o título de primeiro monumento muçulmano erguido no Ocidente. Tal obra arquitetônica levou cerca de 200 anos para ficar pronta e hoje é um daqueles passeios obrigatórios de lá.
GRANADA
Granada é uma das cidades espanholas mais marcadas pela influência árabe, sendo a escolha ideal para os turistas que querem aprender um pouco mais sobre a história desta cultura. Destino para qualquer época do ano, a cidade está próxima a Sierra Nevada, montanha famosa por abrigar estações de esqui, e por isso, costuma ser uma escolha de viagem bem popular durante o inverno.
Uma das paradas obrigatórias na cidade é o conjunto arquitetônico La Alhambra, que é um complexo fortificado que inclui o Alcazaba [forte], Alcázar [palácio], Generalife [palácio de verão e os jardins] e uma muralha. Os espetaculares palácios foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
MÁLAGA
Málaga é a segunda cidade mais populosa da Andaluzia e guarda atrações históricas junto de praias paradisíacas. Um roteiro tradicional de lá engloba visita a ruínas, museus e paisagens naturais em um mesmo dia, ou seja, agrada a todos os tipos de viajantes. Terra natal de Pablo Picasso, o local conta com diversas atrações imperdíveis para quem ama arte.
Entre as principais atrações estão as ruínas do Teatro Romano, construído no século 1 a.C. e a antiga arena de touros La Malagueta. Para conhecer mais sobre Picasso e suas grandes obras, a dica é visitar o Museo Picasso Malága, que possui um acervo composto, em sua maioria, por obras doadas pela família do pintor.
Curiosidade: Picasso sempre sonhou em ter seus trabalhos expostos na sua cidade natal e a ideia da construção do museu partiu do próprio pintor em 1950, mas acabou não sendo concretizada antes de 1973, ano de sua morte.
MARBELLA
Marbella é um tradicional destino de verão espanhol situada na Costa do Sol. A cidade carrega o título de charmosa, tanto em seu centro histórico, quanto na orla das extensas praias. Com uma mistura de influências culturais, sua arquitetura e costumes são bem característicos da Andaluzia, por isso, roteiros bacanas não faltam por lá.
Para quem quer se refrescar, são mais de 27 km de um incrível litoral que abriga praias paradisíacas e muita agitação na alta temporada. O lado gastronômico é outro fator que merece destaque, uma vez que o turista encontra diversos restaurantes inspirados na culinária ocidental.
RONDA
Ronda é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e motivos para esse título não faltam. Na beira de um precipício, o lugar é separado em dois pelo “Canhão de El Tajo”, um desfiladeiro por onde passa o rio Guadalevín. A parte mais antiga conta com diversas construções históricas – se perder por suas vielas e conhecer um mundo totalmente diferente é umas das ‘atrações’.
Um dos lugares mais visitados de lá é a Plaza de Toros, que abriga um museu sobre as diferentes tradições espanholas e seus costumes. A cidade fica a 60 km de Marbella e, por isso, os viajantes costumam fazer passeios bate e volta para explorar o destino.
JEREZ DE LA FRONTERA
Jerez de la Frontera faz parte de uma região na Andaluzia conhecia como Costa da Luz, trecho do litoral voltado para o Oceano Atlântico. Assim como a maioria das região, Jerez foi ocupada pelos muçulmanos, que ficaram por lá durante mais de quinhentos anos.
Embora abrigue algumas construções históricas como é o caso do Alcázar, a cidade ganha fama por produzir o Xerez, espécie de vinho fortificado produzido na região. Por isso, conhecer bodegas e provar a bebida direto da fonte é um dos passatempos preferidos dos turistas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 5 Ago 2019.