De Joanesburgo a Cidade do Cabo, do Kruger a Durbin - na ponta do continente africano está um dos lugares mais incríveis de todo o mundo: a África do Sul. O país, muitas vezes subestimado pelos turistas, está fazendo sucesso entre os aventureiros que buscam um destino diferente para suas férias.
Privilegiada pelo encontro dos oceanos Atlântico e Índico, a África do Sul é um daqueles lugares inesquecíveis que apresenta pontos turísticos únicos. Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa conhecer na África do Sul. Certamente depois dessa matéria você vai querer ir para lá! Confira:
JOHANESBURGO
Porta de entrada para quem visita a África do Sul, Joanesburgo é a maior e mais nova cidade do país. Esqueça toda a ideia que se tem sobre a África: por lá a tecnologia e os arranha-céus comandam, gerando um verdadeiro contraste entre a modernidade e a cultura africana. A cidade guarda um lado cultural bem forte já que faz parte da história de Nelson Mandela e do Aparthaid. Vale a pena percorrer suas ruas sem pressa e descobrir essa cidade grande.
CIDADE DO CABO
A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul e é uma das paradas obrigatórias para quem visita o país. Com paisagens naturais incríveis, por lá o turista encontra uma cidade agitada, recheada de atrativos e bem diversificada. Para deixar tudo ainda melhor, o cenário de fundo é uma das montanhas mais bonitas do mundo: a Table Mountain.
SIMON'S TOWN
Próximo à Cidade do Cabo está Simon's Town, um verdadeiro paraíso de águas cristalinas esverdeadas. O destino seria apenas mais uma praia bonita se não fosse o fato de ser o lar dos Pinguins Africanos. Os turistas que vão para lá têm a oportunidade de ver de perto os animais e de quebra conhecer museus, praias próprias para banho (sem a presença de pinguins) e restaurantes bem gostosos.
PARQUE NACIONAL KRUGER
Conhecer a natureza e seus habitantes é uma das inúmeras atividades na África do Sul. Para isso, o Parque Nacional Kruger é a joia da coroa: trata-se da maior reserva no continente africano em que é possível encontrar o "Big Five" ou seja, os cinco grandes animais: leão, o leopardo, o elefante, o rinoceronte e o búfalo.
Em carros preparados, os turistas são levados para o meio da floresta a fim de avistar esses animais em seu habitat natural. Por isso, nem sempre é possível avistar todos os moradores da região, mas, caso tenha sorte, um elefante pode aparecer a qualquer momento na sua frente.
PORT ELISABETH
Port Elisabeth é uma daquelas cidades charmosas que encontramos ao passar pelo litoral da África do Sul. Com colonização inglesa, o destino guarda traços diferentes do restante do país, sendo possível encontrar várias construções históricas contrastando com o verde do mar.
KNYSNA
Com pouco mais de 70 mil habitantes, Knysna é uma simpática cidade portuária que mal parece ser de verdade. Ela já foi a capital do negócio da madeira do país e, até hoje, guarda ótimas lojas para quem quer comprar trabalhos feitos no material. Por lá você também encontrará museus, história, vida selvagem e, claro, fantásticas paisagens típicas da costa sul-africana.
PRETORIA
Pretoria é outra das capitais da África do Sul. Lá fica o parlamento e muitos prédios administrativos. Mas a vida na cidade vai além de política e burocracia. A arquitetura simpática da cidade vale a pena por si só, mas algo imperdível de se faze ré visita-la entre outubro e novembro, quando os jacarandás que enfeitam todas as ruas estão floridos - vai ser uma cena inesquecível. Há pequenas cidades ao redor que também merecem ser exploradas.
CAPE WINELANDS
Com pouco mais de 70 mil habitantes, Knysna é uma simpática cidade portuária que mal parece ser de verdade. Ela já foi a capital do negócio da madeira do país e, até hoje, guarda ótimas lojas para quem quer comprar trabalhos feitos no material. Por lá você também encontrará museus, história, vida selvagem e, claro, fantásticas paisagens típicas da costa sul-africana.
DRAKENSBERG
Drakensberg é a cordilheira mais alta da África do Sul e também abrange um pedaço de Lesoto, um pequeno país ilhado dentro do outro. A região é ideal para amantes de natureza e de incríveis paisagens. A estrela do lugar é o Anphietheatre. O nome explica bastante o que podemos encontrar por lá: algo que lembra um enorme anfiteatro formado por uma incrível parede de pedra. Durban é certamente um dos melhores lugares para estabelecer base e explorar o local.
MPUMALANGA
Apesar de ser uma das menores províncias do país, Mpumalanga é um paraíso para os amantes de natureza. Verdejantes vales, enormes montanhas com vistas incríveis e até pequenas cidades que merecem uma visita. Uma das atrações imperdíveis é o Blyde River Canyon, um desfiladeiro de 50 quilômetros de extensão. Por lá, você encontra paisagens surpreendentes, e mirantes muito bem posicionados, além de cachoeiras e animais locais. Muitos dos turistas preferem se hospedar na pequena cidade de Graskop, mas a província de tem muitas outras opções.
HERMANUS
Hermanus é considerado por muitos o melhor pedaço de terra neste planeta para se observar baleias! Isso já seria suficiente para visitar a cidade, mas ela inda reserva aos turistas ótimas paisagens, incríveis restaurantes, lojas e hospedagens, que se desenvolveram justamente em torno do turismo específico feito para observar os grandes mamíferos marinhos.
DURBAN
Durban é uma das maiores cidades da África do Sul, ficando atrás somente da Cidade do Cabo e de Johanesburgo. É um dos lugares preferidos pelos turistas no país, devido ao seu clima ameno subtropical e suas extensas praias. O primeiro registro da área por um europeu foi feito pelos homens de Vasco da Gama, que navegou paralelamente à região enquanto explorava rotas entre a Europa e as Índias, mas a cidade só foi fundada em 1824, quando 25 homens britânicos receberam ordem para estabelecer um assentamento ali.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 15 Mai 2019.