América Central é a famosa faixa de terra que liga a América do Norte à América do Sul, com um território que inclui os países entre o sul do México e o norte da Colômbia. Banhados pelo Mar do Caribe de um lado e o Oceano Pacífico de outro, os países dessa região têm espetaculares paisagens naturais, ostentam em diversidade cultural e gastronômica e contam, entre palácios e ruínas, histórias da chegada dos europeus na América e de coisas que aconteceram muito antes disso.
Para inspirar sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis que vão fazer você se apaixonar pela América Central. Confira:
El Caracol | Belize
Caracol é o maior sítio arqueológico maia de Belize. Em seus dias de glória, a cidade teria rivalizado com Tikal, na Guatemala, graças a sua posição central com palácios, templos e mercados. Seu ponto principal é o Caana, um palácio de pedra com mais de quarenta metros de altura, sendo ainda hoje o maior edifício do país. O sítio fica na reserva florestal de Chiquibil, no distrito de Cayo, aos pés dos Montes Maias.
Tikal | Guatemala
Tikal é um dos maiores sítios arqueológicos da civilização maia pré-colombiana. Localizado no departamento de El Petén, na Colômbia, é um destino imperdível para qualquer amante de história e arquitetura que visite a América Central. O lugar certo para se hospedar e visitar o local é o simpático município de Flores, onde você certamente não vai ficar sem nada para fazer.
Antigua | Guatemala
Antigua é uma belíssima cidade colonial enfeitada com casas de diversas cores e cercada por incríveis vulcões que completam a paisagem única do local. A cidade já foi capital do país e hoje ainda guarda muita história e riqueza cultural. Sua bem conservada arquitetura barroca se destaca entre as cidades da América Central e suas ruínas de igrejas católicas e ótimas escolas de espanhol atraem pessoas de todo o mundo.
Copán | Honduras
Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, Copán foi um dos principais centros urbanos da civilização maia, mas, assim como muitos outros centros pré-colombianos, acabou abandonada misteriosamente. As ruínas, cheias de torres, estátuas e muito mais, são um passeio impressionante e certamente imperdível. Para se hospedar, escolha o município de Copán Ruinas, no departamento de Copán.
Granada | Nicarágua
Granada é outra imperdível cidade colonial da América Central. Assim como Antigua, Granada coleciona uma grande quantidade de casinhas coloridas e ruas de pedras de beleza espetacular. Por lá, é possível visitar igrejas, galerias de arte, bons restaurantes e muito mais. A cidade também funciona como uma base para explorar os arredores, zonas de natureza espetacular que incluem vulcões, ilhas e povoados menores.
León | Nicarágua
León é uma das cidades mais antigas do país e, por sua história, carrega até hoje uma atmosfera revolucionária. Por ser universitária, a cidade reúne um grande número de jovens, está cheia de bares e tem um ar um pouco mais boêmio que as outras desta lista. Por lá, é possível visitar museus, centros culturais e igrejas históricas, além de baladas e restaurantes de culinária espetacular. Também é uma boa opção para quem quer explorar as praias, povoados ou vulcões ao redor. Um passeio inusitado, inclusive, é surfar na costa do Cerro Negro, um vulcão ativo a pouco mais de 20km de distância.
Ilha Ometepe | Nicarágua
A maravilhosa Ilha Ometepe fica no meio do enorme Lago Nicarágua, próximo à costa oeste do país, e é formada por dois vulcões - seu nome, inclusive, significa duas montanhas. A ilha tem atrações diversas, como passeios de barco, tirolesa, cachoeiras, trilhas, vida selvagem, algumas ruínas e belos vilarejos. A melhor parte é que existem opções de hospedagem para todos os gostos, desde hostels simples e campings até hotéis de luxo.
Corcovado | Costa Rica
O Parque Nacional Corcovado fica na costa oeste da Costa Rica, às margens do Oceano Pacífico. O parque concentra uma enorme biodiversidade, entre vida marinha e terrestre, possui maravilhosas praias e exuberantes florestas com ótimas trilhas. O melhor jeito de explorá-lo é se hospedar em Puerto Jiménez, de onde se pode sair para o parque e até contratar guias.
Volcán Arenal | Costa Rica
Outra visita imperdível na Costa Rica é o Vulcão Arenal. Existem diversas trilhas que exploram os arredores e sobem o vulcão e são todas cheias de paisagens incríveis. O vulcão não está mais ativo, mas ainda libera uma névoa constante e garante um retrato fantástico. Também é possível se divertir e relaxar nas fontes termais ao redor. Para explorar a região, deve-se procurar uma hospedagem na província de Alajuela.
Cidade do Panamá | Panamá
A Cidade do Panamá é certamente a cidade mais cosmopolita da América Central, e não é à toa, afinal se desenvolveu ao redor do seu famoso Canal do Panamá, que conecta os dois oceanos e ainda hoje é ponto de parada para quem viaja de barco ou de avião. Como qualquer cidade cosmopolita, é um ótimo lugar para comer bem, explorar culturas e museus e se divertir - com o diferencial de que, em pouco tempo, você pode estar explorando belas praias e florestas verdejantes.
Atualizado em 26 Out 2018.