A Baviera é uma das regiões mais populares da Alemanha. É lá que ficam as melhores cervejas, as melhores feiras de Natal e nada menos que os Alpes. É verdade que Berlim é imperdível e que o país possui cidades incríveis espalhadas por todo o seu território, mas essa famosa região ao sul, entre a República Tcheca e a Áustria, tem um charme único e encantador, tanto no inverno quanto no verão e com certeza merece ser visitada.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares que vão convencê-lo a visitar a Baviera. Confira:
Munique
Em grande parte, Munique é conhecida por ser casa do famoso festival Oktoberfet e, portanto, um destino imperdível para os amantes de cervejas, que vão encontra-las em diversos formatos e sabores. Capital da Baviera, a cidade é o lugar ideal para explorar o melhor da história e cultura dessa região por meio de museus, jardins, galerias. Outros atrativos incluem a culinária tradicional e os mercados de rua.
Nuremberg
A simpática Nuremberg é o lugar ideal para passar o Natal na Alemanha, graças às incríveis feiras que ocupam a cidade quando a data se aproxima. Ainda que ela tenha ficado famosa nos livros de história por conta do julgamento de nazistas que aconteceu ali depois da guerra, ela merece muito mais reconhecimento que isso. Sua incrível arquitetura medieval é de impressionar e seus museus que contam diversas histórias são imperdíveis. O ponto alto é o castelo no topo da cidade, o Castelo de Nuremberg.
Lindau
Lindau, às margens do enorme Lago Constance, é um destino de descanso para muitos alemães, e não é difícil entender o porquê. Há quem a chame de Riviera Bávara, mas é difícil comparar a cidade com o sul da França. A verdade é que ela tem seu próprio charme e, em meio a casinhas coloridas, você não vai se arrepender de ter parado por lá. Um ponto imperdível é o farol de Lindau (foto). Construído entre 1853 e 1856 no oeste do Lago Constance, a estrutura tem 33 metros de altura e uma circunferência de 24 metros. Hoje, recebe turistas que podem apreciar uma bela vista e descobrir informações sobre a fauna, flora e embarcações do lago.
Bamberg
A Alemanha é cheia de lugares que se parecem com contos de fada, e Bamberg é um deles. Cheia de simpáticas casas de madeira, capelas do século 11 e uma incrível combinação de arquitetura barroca e renascentista. A cidade está inscrita como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Um passeio famoso é pular em um barco no Rio Regnitz e passear pelo que ficou conhecido como Pequena Veneza, uma simpática região que nasceu como uma vila de pescadores.
Neuschwanstein
Cercado de encantadores pinheiros em meio aos Alpes Bávaros, o Castelo de Neuschwanstein serviu de inspiração para castelos de princesas da Disney. Construído em 1866 por Luis II, o Rei Louco — chamado assim talvez por gastar grande parte da fortuna do reino mandando construir castelos —, o palácio tinha como objetivo ser um refúgio para o monarca, que não viveu ali por muito tempo, morrendo sete semanas depois da conclusão. Logo após sua morte, o castelo foi aberto para visitação e assim continua até hoje, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano.
Zugspitze
Em meio aos Alpes bávaros, você vai encontrar o ponto mais alto de toda a Alemanha: a montanha Zugspitze — e a passagem lá de cima certamente vale a pena. O melhor jeito de chegar lá é partindo de trem da cidade de Garmisch até o lago Ebisee, onde um teleférico o espera para subir até o topo de quase três mil metros de altura. Depois de apreciar a vista lá de cima — que inclui partes da Áustria —, você ainda pode visitar algumas das maiores geleiras do país, antes de pegar outro trem para voltar à cidade.
Königssee
O Königssee é o lago mais alto da Alemanha — 603 metros de altitude — e está cercado por montanhas fantásticas que garantem paisagens de outro mundo. É possível fazer passeios de barco e visitar os charmosos assentamentos urbanos que ficam às suas margens e é comum também que os turistas desçam até o Obersee, outro lago de águas esmeralda ali ao lado. Lembre-se de levar a câmera!
Atualizado em 11 Fev 2019.