Depois de se separar da República Tcheca em 1993, a Eslováquia não conquistou a fama internacional e não atraiu tantos turistas quanto o país do qual se desunificou, mas isso não significa que ela não tenha muito a oferecer. O pequeno país é um dos destinos imperdíveis no leste europeu para os amantes de história e paisagens naturais. Recheada de castelos medievais bem preservados e igrejas barrocas magníficas, aos pés de cordilheiras espetaculares, a Eslováquia certamente não deve ser ignorada.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 destinos imperdíveis para você conhecer na Eslováquia. Confira:
Bratislava
A capital da Eslováquia é uma mistura de diversos momentos de sua longa história. Por lá, você vai se perder entre palácios barrocos, casas góticas ou medievais e, claro, o castelo que observa a tudo lá do alto, com elementos da Renascença. Como se tudo isso não fosse suficiente, a Bratislava ainda guarda prédios da época comunista e monumentos de caráter futurista. Pontos imperdíveis incluem o Museu da Cidade e o próprio Castelo da Bratislava.
Montanhas Tatra
No norte do país se encontram algumas das paisagens naturais mais bonitas da Europa — presente dado aos eslovacos pelas Montanhas Tatra. A cordilheira faz parte do imaginário de todo o país e é frequentemente encontrada nas produções culturais locais, como músicas ou livros. Os amantes de natureza vão querer se perder, por alguns dias, em suas trilhas cheias de cachoeiras e lagos de cor esmeralda antes de voltar para a civilização.
Bojnice
No coração da Eslováquia se encontra a cidade histórica de Bojnice. O lugar é famoso principalmente por seu castelo (foto), construído no século 12, como um forte de madeira. Ele pertenceu a muitas pessoas diferentes, mas adquiriu sua beleza atual no fim do século 19, graças ao Conde János Ferenc Pállfy, que queria guardar suas diversas coleções de pinturas e outros tesouros, hoje em exibição lá dentro. A cidade em si também vale uma noite, principalmente por seus museus.
Košice
A segunda maior cidade da Eslováquia, Košice, é também o principal centro urbano do leste do país, mas tem uma atmosfera muito mais tranquila e menos cosmopolita que a capital. O que encanta de verdade por lá é seu centro histórico, cheio de fantásticas torres góticas e esculturas barrocas, além da fascinante Catedral de Santa Isabel (foto).
Levoča
Não é à toa que o centro de Levoča está listado entre os patrimônios da UNESCO — passear por lá é como uma viagem no tempo. Os amantes de arquitetura vão se deleitar com tamanha concentração de joias históricas, incluindo alguns recordes, como o maior altar de madeira do mundo, na Basilica de São Jakuba. Mesmo as casinhas que cercam a fascinante praça principal, Majstra Pavla, já valem a pena.
Banská Štiavnica
Banská Štiavnica um dia foi uma das maiores cidades do Reino da Hungria, sua riqueza era proveniente da atividade de mineração que acontecia por lá. Hoje, é uma pequena cidade perdida no meio da floresta das montanhas Štiavnické Vrchy e uma joia histórica do país. Uma das atividades favoritas por lá é visitar o museu que conta a história da mineração e permite que o turista desça até algumas das minas. Outros atrativos incluem seus surpreendentemente intactos edifícios góticos e renascentistas do século 16.
Kežmarok
Kežmarok é um ótimo lugar para você se estabelecer e montar sua base para explorar as Tatras, mas a cidade vai muito além disso. Entre seus principais atrativos estão uma igreja de madeira protegida pela UNESCO, um simpático castelo murado do século 15, uma praça central deliciosa e muita história, que se cruza com as histórias da Alemanha e da Hungria, para contar.
Atualizado em 7 Fev 2019.