Ao sul do México e próxima às paradisíacas ilhas do Caribe, a Guatemala acaba sendo esquecida pelos turistas que visitam a região — mas eles certamente não sabem o que estão perdendo. Famoso por sua diversidade, o país tem paisagens espetaculares, vulcões em atividade, cidades coloniais muito bem preservadas, castelos, ruínas de civilizações pré-colombianas e praias paradisíacas.
Para te convencer de que o país realmente vale a pena, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para conhecer na Guatemala. Confira:
Antigua
Com mais de 400 anos de idade, Antigua é uma belíssima cidade colonial enfeitada com casas de diversas cores e cercada de incríveis vulcões que completam a paisagem única do local. A cidade já foi capital do país e hoje ainda guarda muita história e riqueza cultural. Sua bem conservada arquitetura barroca se destaca entre as cidades da América Central e suas ruínas de igrejas católicas e ótimas escolas de espanhol atraem pessoas de todo o mundo.
Cidade da Guatemala
A capital do país não poderia faltar na lista. Ainda que muitas pessoas pousem por lá e logo peguem um ônibus até Antigua, a cidade mais popular do país — com certa razão —, a Cidade da Guatemala certamente merece uns dias só para ela. Por lá fica a maioria dos museus e galerias da cidade, sua arquitetura colonial e suas ruínas históricas são fascinantes. Isso sem falar da vida noturna, com ótimos bares, e as incríveis opções de restaurante nos quais os turistas podem explorar a saborosa culinária local.
Tikal
Tikal é um dos maiores sítios arqueológicos da civilização maia pré-colombiana. Localizado no departamento de El Petén, na Colômbia, é um destino imperdível para qualquer amante de história e arquitetura que visite a América Central. Para se hospedar e visitar o local, a dica é ir para o simpático município de Flores, onde você certamente não vai ficar sem nada para fazer.
Lago de Atitlán
A cerca de 140 km da capital do país, o Lago de Atitlán é considerado o mais profundo da América Central e tem mais de 120 km². Ao redor do lago, existem diversos povoados maias e três impressionantes vulcões, que garantem paisagens espetaculares. Os turistas costumam passear de barco pelo lago e visitar as aldeias ao redor, que são ótimos lugares para descobrir mais sobre a cultura local, principalmente aquela que já estava ali antes da chegada dos europeus.
Semuc Champey
O Semuc Champey guarda um dos mais incríveis atributos naturais do país: fantásticas piscinas próprias para banho de fascinantes tons de verde. Cercadas por densa vegetação e paredes naturais de calcário, as piscinas garantem paisagens paradisíacas e um banho relaxante para aqueles que mergulham em suas águas refrescantes. O parque fica a cerca de oito horas de viagem de cidades populares como Antigua, mas certamente vale a pena.
Chichicastenango
A cerca de 140 km da capital e quase 2 mil metros de altura, a cidade de Chichicastenango, carinhosamente apelidada de Chichi, é famosa ao redor do mundo por seus incríveis mercados. Em meio à região montanhosa de Quiché, a cidade se enche, duas vezes por semana, de comerciantes e turistas, que se maravilham em meio a artesanatos tradicionais como peças esculpidas em madeira ou fascinantes tecidos, comidas como verduras, carnes e mariscos ou artigos raros. A apenas duas horas de Antigua, a cidade é um popular destino de bate e volta.
Pacaya
Os vulcões da Guatemala são muito famosos, um dos mais populares entre os turistas é o Pacaya. Sua fama se deve ao fato de que ele não fica longe de Antigua ou da Cidade da Guatemala, a caminhada até o topo (2552 m de altitude) é mais leve do que em outros vulcões e, eventualmente, é até possível ver lava de pertinho. A vista lá do alto certamente também vale muito a pena.
Castillo de San Felipe
Às margens do Rio Dulce, o mais famoso rio do país, que corre do Lago Izabl até a costa do Caribe, o Castillo de San Felipe, ou Castelo de San Felipe, é outra das atrações imperdíveis do país. Construído pelos espanhóis ainda na primeira metade do século 17, o castelo tinha como objetivo proteger a região dos ataques dos piratas do Caribe. É dali também que saíam os produtos que seriam levados para a Europa. Abandonado em 1855, o castelo se tornou um Patrimônio da Humanidade da UNESCO exatamente 100 anos depois, e hoje atrai turistas de todos os cantos, ansiosos por admirar seu bom estado de preservação.
Quetzaltenango
Também conhecida como Xela, Quetzaltenango é a segunda maior cidade da Guatemala e frequentemente considerada ideal para quem quer uma experiência mais autêntica da vida no país hoje, uma vez que cidades como a capital ou Antigua acabaram se tornando mais turísticas. A cidade é famosa por sua arquitetura colonial espanhola, que posteriormente acabou se misturando com influências alemãs. Além de apreciar seus edifícios, estrangeiros vão até ali para melhorar seu espanhol ou para fazer famosas trilhas que saem dali em direção a vulcões ou mesmo o Lago de Atitlán.
Livingston
Para aqueles que querem provar o melhor da cultura local enquanto tomam um solzinho nas melhores praias do país, banhadas por nada menos que o Mar do Caribe, a dica é ir para o nordeste da Guatemala e visitar Livingston, no departamento de Izbar. Os garifunas, nome do povo local, são famosos pela sua riqueza de cores, ritmos e sabores e o Rio Doce, que deságua logo ali, também merece um tranquilizante passeio de barco.
Atualizado em 31 Jan 2019.