O Zimbabwe é um grande país logo ao norte da África do Sul, ao sul da Zâmbia e entre Moçambique e Botsuana, que conta com paisagens fantásticas e variadas, incríveis possibilidades de safaris, nos quais é possível encontrar os mais famosos mamíferos africanos, gigantes hipopótamos, leões e elefantes, e as famosas Cataras de Vitória.
Para te convencer se que vale a pena desbravar o destino, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para conhecer no Zimbabwe.
Victoria Falls
Localizadas nas fronteiras entre Zâmbia e Zimbabwe, próxima a cidade de Victoria Falls, na província de Matabeleland Norte, as Cataratas de Vitória estão entre as mais famosas do mundo e são consideradas as maiores - tem 108 metros de altura e 1708 de comprimento. Seu nome em tonga, a língua nativa, é Mosi-oa-Tunya, que significa a fumaça que troveja. Com tanta água caindo, não é difícil entender o porquê.
Grande Zimbabwe
O Grande Zimbabwe é um enorme complexo de ruínas e muralhas de pedra localizado próximo à fronteira com Moçambique. O complexo possui estruturas dos séculos 11 e 14, quando foi uma cidade grande e importante entreposto comercial da região. A cidade foi abandonada em 1450 por conta da falta de alimentos para a população, que crescia. Quando os portugueses chegaram, já não havia pessoas vivendo ali. Para promover a preservação e ressaltar a importância desse sítio, a Unesco o incluiu em sua lista de patrimônios da humanidade.
Lago Kariba
O Lago Kariba é o maior lago feito pelo ser humano do mundo. Quando começou a ser represado para a construção de uma hidrelétrica, os animais foram realocados para outras zonas de proteção. Hoje, no entanto, é possível navegar pelo lago e admirar a vida selvagem nas margens, de elefantes a girafas. Por lá, é possível se hospedar em casas flutuantes e praticar esportes como caiaque.
Hwange
Um dos parques nacionais mais famosos do país e um dos dez maiores de toda a África, o Hwange fica ao sul das famosas Cataratas de Vitória e concentra uma grande quantidade de animais selvagens que atraem turistas de todos os lugares. Por lá, você certamente vai ver girafas, elefantes, hipopótamos, antílopes, centenas de espécies de pássaros e até leões - todos evidentemente vivendo em seus habitats naturais.
Matobo
Outro importante parque nacional é o Matobo, ainda que não exatamente pela grande quantidade de animais - que também existe. O destaque do parque são as peculiares formações rochosas de granito, tanto naturais, quanto artificiais, que se empilham de forma intrigante ou parece que estão prestes a sair rolando, conhecidas como kjopes, como na foto.
Mana Pools
O Parque Nacional Mana Pools é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é certamente o mais remoto e selvagem dos parques da lista. Lá, você pode ter certeza de que terá encontros muito próximos com zebras, crocodilos e, com sorte, leões e leopardos. O parque se difere da maioria dos outros por permitir que os visitantes andem sozinhos, sem guia, ainda que não seja recomendado para inexperientes. O nome vem das grandes piscinas naturais que se espalham pelas planícies, onde animais de todos os tipos param para descansar e beber água.
Harare
Harare é certamente uma das mais proeminentes das capitas do sul da África. A cidade, em geral, é segura e tranquila, é cheia de ótimos restaurantes, museus, bares e mercados de arte. É claro que muita gente só passa ali o tempo necessário para encontrar um carro para o seu próximo safari, mas a capital do Zimbabwe certamente merece um tempinho a mais para curtir o sua vida urbana em constante clima de verão.
Bulawayo
A segunda maior cidade do país é Bulawayo, uma cidade cheia de elegantes edifícios de arquitetura colonial. É de lá que muitos dos turistas prontos para um safari partem para o Matobo ou Hwange as Cataratas Victória, mas a cidade merece uma ou duas noites de estadia, principalmente por suas ruas que contam histórias.
Mutare
Mutare é a quarta maior cidade do país e, apesar de não ter muito para se visitar por lá, é uma boa parada. A paisagem de colinas que cerca a região, um vale, certamente merece algumas horas de contemplação e fazem de Mutare um ótimo - e barato - lugar para relaxar e se preparar para sua próxima aventura, seja explorando o Parque Nacional Nyanga ou cruzando a fronteira com o Moçambique.
Chinhoyi
Chinhoyi é uma cidade bem pacata, de clima bastante rural, mas recebe diversos turistas atraídos por suas fantásticas cavernas, que se embrenham pelos subsolos dos arredores. A cidade também é um popular ponto de parada para quem vai de Harare para o Lago Kariba, ou vice-versa.
Atualizado em 14 Out 2019.