Nosso país é ideal para praticar esportes de verão, em terra, na água e no ar, mas não temos muita experiência quando o assunto é esporte de inverno. Snowbord e esqui são atividades que não podemos de fato praticar por aqui. Para experimenta-las, é preciso pegar um avião e se jogar no mundo. Felizmente, existem diversas opções para quem quer curtir a neve por aí, inclusive não tão longe daqui.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou os 10 dos melhores lugares para esquiar no mundo. Confira:
Verbier | Suíça
Verbier, na Suíça, é um dos destinos mais badalados para os amantes de esqui na Europa. Além da imensa área de pistas, também há opções para os mais aventureiros e para os iniciantes. A cidade também tem muitos restaurantes e bares que agradam os turistas e encontram experiências além do esqui.
Las Leñas | Argentina
Las Leñas é um dos maiores complexos de esportes de inverno da América Latina. Localizada ao sul da província de Medoza, famosa pelos vinhos, o complexo chega a atingir 3430 m de altitude. Para quem também quer curtir a noite depois de um dia inteiro esquiando, não se preocupe, por lá você também encontra ótimas festas.
Valle Nevado | Chile
Localizado a 46 km de Santiago, o Valle Nevado, no Chile, conta com 102 trilhas e algumas montanhas chegam a ter mais de 2800 metros de altitude. Construído na década de 70 por um grupo francês, o resort segue o padrão das melhores estações de esqui europeias e tem algumas opções de hospedagem, umas mais caras, outras mais acessíveis.
Whistler | Canadá
As pistas de Whistler, no Canadá, são famosas pelas quedas verticais que aumentam o grau de dificuldade e atraem aqueles turistas mais tentados pela adrenalina. A neve diferenciada é um dos pontos fortes do local. A cidade foi sede das Olimpíadas de Inverno em 2010.
Courchevel | França
Courchevel fica situado na região 3 Vallées, próximo de Paradiski, na França. A maior parte do terreno fica a 1800 m de altitude. A espessura da neve impressiona e tem seu melhor ponto entre os meses de dezembro e abril. São mais de trezentas pistas, variando entre estilo free e outras pistas temáticas.
Cortina D’Ampezzo | Itália
Cortina d’Ampezzo é uma cidade encantadora que serve como um resort de inverno tanto para italianos como para turistas. As pistas de esqui estão entre as mais famosas do país e a vila é certamente um destino imperdível para os amantes de aventura. Mas a cidade vai muito além disso e suas belas igrejas e praças conquistam em qualquer época do ano.
St. Anton | Áustria
St Anton tem crescido em popularidade e é frequentemente considerado um dos melhores resorts dos Alpes. É famoso por ser um destino jovem, com ótimas festas e bares para frequentar depois de esquiar. São mais de 340 km de pistas, além de muitos outros de terrenos desafiadores para os experientes.
Aspen | Estados Unidos
Rodeado de bons hotéis, condomínios e acomodações até de luxo, Snowmass, a principal seção do complexo de resorts de esqui de Aspen, é um ótimo destino pra quem gosta do esporte. O pico da montanha fica a 3813 metros e muitos declives. Indicado para esquiar com a família.
Bansko | Bulgaria
Um pouco menos famoso que os outros da lista, Bansko, o principal resort da Bulgária, também é uma ótima opção, principalmente para quem quer sair dos pontos mais batidos da Europa, nos Alpes. Os cenários são tão bonitos quanto, as pistas são tão incríveis quanto e o preço é bem mais baixo.
Riksgransen | Suécia
Para quem quer esquiar um pouco e depois seguir à caça das famosas auroras boreais, uma ótima opção é Riksgransen, na Suécia, ideal para pessoas mais experientes que querem tentar rotas mais ousadas. Se você nunca esquiou, não precisa se preocupar, pois também há opções para iniciantes.
Atualizado em 6 Ago 2019.