Os românticos incuráveis ficaram muito tristes com a notícia de que os milhares de cadeados da Pont des Arts, em Paris, foram retirados por questões de segurança! Afinal, a ponte de pedestres já era uma marca para casais que imortalizavam o amor prendendo um cadeado com suas iniciais na grade metálica.
Para quem ainda sonha em viajar e imortalizar o amor com um cadeado na ponte, a dica é fazer isso em lugares que são permitidos – ou pelo menos ninguém proibiu ainda. Quer saber quais são? O Guia da Semana fez uma lista de 5 lugares para pendurar o cadeado do amor pelo mundo:
CASA DE JULIETA (ITÁLIA)
A Casa de Julieta em Verona, na Itália, é mundialmente famosa pela obra de Shakespeare "Romeo e Julieta". Como o próprio nome diz, era local de moradia e morte de Julieta. Os muros que cercam a casa são enfeitados com cartas de amor que os visitantes deixam ao passar pela viela – prática que foi incentivada pelo filme “Cartas para Julieta”. Mas, além disso, o local recebe cadeados do amor deixados por casais apaixonados em seus portões de ferro.
HOHENZOLLERN BRÜCKE (ALEMANHA)
A Ponte de Hohenzollern, que serve de cartão postal para a cidade de Köln, na Alemanha, é famosa pelos seus milhares de cadeados coloridos pendurados em toda sua extensão. A medida não é ilegal, fator que estimula cada vez mais os casais apaixonados a selarem seu amor pendurando os cadeados nas grades. A lenda local diz que o romance só seria rompido se alguém encontrasse a chave, conseguisse identificar o cadeado e o abrisse!
PONTE LUZHKOV (RÚSSIA)
Próximo a Catedral do Cristo Salvador, um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou, está a Ponte Luzhkov. Por lá, ao invés de pendurar os cadeados nas grades da ponte, os turistas do mundo inteiro costumam pendurar os acessórios em árvores de metal ao longo da ponte. O visual diferente se tornou uma atração turística. O local é parada obrigatória para casais apaixonados e também já foi palco de vários pedidos de casamento.
PONTE DE WILANOW (POLÔNIA)
Ao contrário de Paris, que proibiu os cadeados em suas pontes, cidades na Polônia como Varsóvia incentivam a prática e até criam espaços específicos para isso. É o que acontece com a Ponte de Wilanow, que foi construída com o propósito de abrigar cadeados do amor de apaixonados do mundo inteiro. Até o arco da ponte é em forma de coração. Lindo, né?
PONTE DO BROOKLYN (ESTADOS UNIDOS)
A Ponte do Brooklyn, um dos cartões-postais de Nova York, também é espaço para pendurar cadeados do amor. Embora a ação não seja aprovada pelo governo, muitos casais apaixonados costumam eternizar o amor por lá - não é raro andar por ela e encontrar cadeados dos mais diversos estilos.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 31 Jul 2018.