Um tanto perdido em meio ao Oceano Pacífico, ainda ao sul da Austrália, fica um país cheio de encantos: a Nova Zelândia. Apesar de dominada por britânicos em parte da sua história, o povo nativo do país, os maori, conseguiu manter uma certa unidade e preservar sua cultura, o que pode ser percebido na maioria dos nomes desta lista, muito diferentes do inglês e difíceis de se pronunciar, para nós. A boa notícia é que você não precisa falar maori para conseguir apreciar a exuberante natureza, a incrível cultura e a fantástica história da Nova Zelândia.
Desde praias tropicais e estações de esqui, refúgios naturais a agitadas cenas urbanas - o país tem de tudo e, pensando nisso, o Guia da Semana listou 15 lugares que farão você se apaixonar pela Nova Zelândia, para você já ir planejando a sua próxima viagem. Confira:
Milford Sound | Nova Zelândia
Milford Sound é um dos principais destinos turísticos do país. Se seguir a estrada de Milford até o fim, você vai se deparar com um fascinante fiorde se erguendo das águas azuis. O destaque fica por conta do Mitre Peak, uma incrível montanha com cerca de 1700 metros de altitude na qual, em época de chuvas, diversas cachoeiras completam a paisagem. Se você tiver sorte de visitar em um dia de sol, ainda consegue tirar belas fotos com direito a um arco-íris.
Waikato | Nova Zelândia
Esse destino é certamente imperdível para os fanáticos por Senhor dos Anéis. É na região de Waikato que fica a famosa Hobbiton, que serviu de locação para a vila dos Hobbits nos filmes da franquia. Conhece-la é certamente uma atração imperdível para qualquer um que queria se sentir na Terra Média, mas a região também garante atrativos para quem não é tão fã assim. Lá, é possível encontrar uma das melhores gastronomias do país e você não vai se arrepender de visitar os ótimos bares, cafés e restaurantes - e muito menos de apreciar as verdejantes colinas ao redor.
Queenstown | Nova Zelândia
Queenstown é um dos principais destinos neozelandeses, principalmente para os viciados em adrenalina. Os locais gostam, inclusive, de se referir à sua cidade como a capital de aventura do mundo. Além de praticar o bungee jumping no lugar onde ele nasceu, você pode se arriscar esquiar nos Alpes do Sul ou se arriscar em algumas das tirolesas mais radicais do planeta. Depois que o seu coração já tiver se acelerado o bastante, você não pode deixar de explorar a incrível cena de bares, restaurantes, arte e as vinícolas da região.
Koekohe | Nova Zelândia
Os Seixos Gigantes de Moekari são as grandes estrelas da Praia de Koekohe - enormes seixos esféricos, alguns que chegam a pesar toneladas e são maiores que pessoas. Eles cobrem uma grande parte da praia próxima a Moekari, na costa Otago da Nova Zelândia. Essas pedras passaram milhões de anos no fundo do mar até alcançarem o tamanho que têm, e depois, de alguma forma, foram trazidas para a superfície. Os Seixos Gigantes estão entre os principais pontos turísticos da ilha sul do país e muitos locais os chamam de ovos de dragão.
Sutherland | Nova Zelândia
Apesar de muito pequena, a Nova Zelândia certamente tem espaço para inúmeras cachoeiras, uma delas é a famosa Sutherland. A queda, que tem mais de 580 metros de altura, fica escondida em uma região mais selvagem da ilha sul do país, em Southland. Ainda que haja discordâncias em relação à questão de ser a mais alta do país, a cachoeira é capaz de impressionar qualquer um e ainda fica perto de outros pontos turísticos impressionantes, como o Milford Sound.
Blue Lake | Nova Zelândia
O Blue Lake, no Parque Nacional Lagos Nelson, ao norte dos Alpes do Sul, na Nova Zelândia, guarda um título muito especial: o de dono da água-doce natural mais cristalina do mundo. A região é sagrada para os maori e seu nome no idioma deles, Rotomairewhenua, significa “o lago das terras pacíficas”. É bem difícil nadar por ali, já que as águas não costumam passar muito de 8°C, mas apreciar a paisagem já é suficiente.
Whakaari | Nova Zelândia
Whakaari ou White Island, Ilha Branca em português, é um incrível vulcão marítimo e um imperdível ponto turístico do país. Localizado na Baía de Plenty, na costa da ilha norte, o vulcão está constantemente expelindo gases e vapores de água de sua cratera, que conta com uma hipnotizante piscina ácida e lama borbulhante. A cratera fica no nível do mar, então é possível pegar um barco partindo da cidade de Whakatane e desembarcar direto dentro do vulcão.
Auckland
Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e, portanto, uma cidade grande - para os padrões neozelandeses, afinal dois milhões de habitantes não é quase nada na América. Números à parte, isso significa que a cidade tem tudo o que uma cidade cosmopolita precisa ter: museus, jardins, teatros, galerias de arte, bons restaurantes, centros culturais e muito mais. Mas a cidade também surpreende pelo seu contato com a natureza, apesar de moderna. Cercada de água, ela é quase uma outra ilha, não fosse a fina faixa de terra que garante que ela seja parte da ilha norte do país. Além do mar, a cidade também está a poucos minutos de distância de fontes termais, florestas tropicais e muito mais.
Ilha Waiheke
Waiheke é uma ilha imperdível a apenas 30 minutos de barco dos portos de Auckland. Ainda que as maravilhosas praias douradas banhadas por águas azuis sejam o que leva diversos neozelandeses e mesmo turistas a visitarem a ilha para relaxar, Waiheke tem outros atrativos. Os amantes de vinho precisam coloca-la na lista - a pequena ilha tem dezenas de vinícolas que produzem vinhos dos mais variados tipos. Além disso, possui uma empolgante cena artística e florestas a serem exploradas pelos amantes de natureza.
Waitomo Glowworm Caves
Não se pode visitar a ilha norte da Nova Zelândia e não passar por essa caverna em Waitomo. Iluminada naturalmente por vermes bioluminescentes que vivem no teto da caverna e brilham para atrair suas presas, as cavernas de Waitomo certamente garantem uma experiência única. Para visita-la, é preciso pagar por um barco com guia, que faz explicações sobre a caverna.
Mount Cook
É difícil colocar em palavras a magnitude do Monte Cook, a maior montanha da Nova Zelândia. Parte do Parque Nacional de mesmo nome, o Monte Cook se une aos elementos ao seu redor para construir um paraíso para amantes de escaladas e natureza. Cordilheiras inacreditáveis, geleiras se movendo e lagos enfeitados por icebergs compõem uma paisagem capaz de encantar qualquer um.
Matapouri
A região de Matapouri, no norte do país, tem uma popular piscina natural de água salgada conhecida como “Piscina da Sereia”. A lagoa, à beira do mar, é tão funda que dá até para mergulhar por ali e é um ótimo lugar para relaxar e tirar belas fotos.
Hokitika Gorge
Hokitika Gorge é um pequeno cânion onde se encontra o Hokitika River, um rio que, devido a uma combinação de fatores, tem águas de um azul claro e vibrante. Existem diversas trilhas para fazer por ali e apreciar a natureza, além do próprio rio. É possível, inclusive, mergulhar, se você tiver coragem - devido ao degelo de geleiras, a água do rio é extremamente gelada.
Cathedral Cove
Localizada na Península Coromandel, um popular destino de verão entre os neozelandeses, graças às suas paisagens pitorescas, está a Cathedral Cove, uma praia inacreditável. Para chegar lá, é preciso caminhar por trinta minutos do estacionamento mais próximo. Talvez a distância da civilização tenha garantido que ela mantivesse sua paisagem natural, com fantásticas formações rochosas.
Piha Beach
Popular entre surfistas e fotógrafos, Piha é uma outra praia popular na Nova Zelândia e ideal para pessoas de todos os gostos. A aparência selvagem e as areias escuras se garantem como atrativo para os amantes de natureza, enquanto as grandes ondas conquistam os fãs de aventura, e as inscrições maori na incrível Pedra do Leão chamam a atenção de quem se interessa por história e cultura.
Atualizado em 7 Nov 2018.