As Ilhas Canárias, na costa da África, mais precisamente Marrocos, são um arquipélago e região autônoma da Espanha. Apesar de famosas pelas fantásticas praias, as ilhas também guardam uma grande quantidade de paisagens naturais vulcânicas e montanhosas e muita história, além de cultura diversificada e uma deliciosa gastronomia.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 lugares incríveis para visitar nas Ilhas Canárias. Confira:
Teide | Tenerife
Um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, o Parque Nacional Teide guarda tantas paisagens fantásticas que fica difícil de acreditar que ele fica em uma ilha do tamanho de Tenerife. Um de seus principais atrativos é o terceiro maior vulcão do mundo e o pico mais alto de toda a Espanha — 3718 m de altitude —, El Teide, que muitos visitam para uma trilha até o topo e uma bela vista da cratera, mas caso caminhar não seja a sua praia, fique tranquilo, também é possível subir pelo menos 1200 m de teleférico.
Timanfaya | Lanzarote
O fantástico Parque Nacional Timanfaya, na ilha de Lanzarote, é mais famoso por suas Montañas de Fuego. O nome, de fato, é apropriado, pois o mar de colinas vermelhas realmente parece estar pegando fogo — e não só na superfície, o magma próximo à crosta faz com que poucos metros abaixo do solo a terra já atinja temperaturas altíssimas. Um passeio popular é a Ruta de los Volcánes, um passeio por espetaculares paisagens vulcânicas.
San Cristóbal de La Laguna | Tenerife
Mais um Patrimônio da Humanidade da UNESCO para a lista, a simpática cidade colonial de San Cristóbal de la Laguna, em Tenerife, é outra das atrações imperdíveis da ilha. O que chama atenção por lá é a arquitetura que inclui igrejas neoclássicas e renascentistas, assim como fascinantes mansões construídas nos séculos 17 e 18.
La Orotava | Tenerife
Falando em cidades coloniais, uma das imperdíveis é La Orotava. Repleta de casas coloridas, ruas de pedras e belíssimas praças cheias de flores, a pequena cidade é capaz de conquistar qualquer um. Entre igrejas e casas que datam do século 17 e um interior repleto de belas vinícolas e trilhas, La Orotava é frequentemente considerado um lugar genuinamente canário.
Cueva de los Verdes | Lanzarote
Formada há milhares de anos por uma erupção vulcânia, a Cueva de los Verdes é uma popular atração turística nas Ilhas Canárias, mais precisamente em Lanzarote. É possível fazer tours guiados para explorar as fantásticas câmaras dessa caverna que é maravilha natural subterrânea.
Caldera de Taburiente | La Palma
Outro parque nacional imperdível em Tenerife é o Caldera de Taburiente. O parque fica no coração da ilha de La Palma e possui mais de 46 km² de florestas de pinheiros, lagos, cachoeiras, incríveis formações rochosas e, claro, fascinantes trilhas para os amantes de caminhadas. O nome vem da própria Caldera de Taburiente, uma enorme depressão cercada por paredes de pedra.
Santa Cruz de Tenerife | Tenerife
Junto a Las Palmas de Gran Canaria, Santa Cruz de Tenerife é capital da comunidade autônoma das Ilhas Canárias e, portanto, uma cidade grande e cosmopolita. Ótimos museus, lojas variadas, prédios coloridos, o parque da cidade, os maravilhosos restaurantes e o sistema de transporte público de qualidade fazem da cidade um destino ideal para quem ama praias paradisíacas mas não aguenta ficar longe da cidade grande.
Las Palmas de Gran Canaria | Gran Canária
Na ilha de Gran Canária, a cidade de Las Palmas de Gran Canária tem uma atmosfera um pouco mais espanhola do que as outras cidades da ilha — com toques de culturas africanas, é claro. Na lista das dez maiores cidades da Espanha, não é de surpreender que a cidade seja o lugar ideal para quem procura um clima mais cosmopolita, com bares lotados, ótimos restaurantes e um porto cheio de vida.
Atualizado em 4 Fev 2019.