Conhecer lugares que geralmente ficam fora do roteiro turístico tradicional é uma ótima opção para aproveitar ao máximo a sua viagem e sair do comum. A boa notícia é que ao redor do mundo existem locais que podem ser considerados 'quase-secretos'.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com lugares quase secretos que você precisa desbravar! Confira:
RESTAURANTE GROTTA PALAZZESE NA ITÁLIA
Que a Itália é um lugar impressionante todo mundo sabe. O que muitos turistas ainda não descobriram é que existem lugares 'quase secretos', que só os moradores locais conhecem. Um desses lugares é o Restaurante Grotta Palazzese, na região de Puglia: trata-se de um incrível lugar construído em meio às rochas na beira do oceano. O lado de dentro do empreendimento consegue ser ainda mais incrível: forma-se uma espécie de gruta com direito ao barulho das ondas batendo nas rochas. É uma experiência única que une alta gastronomia com um ambiente diferenciado.
NINHO DO TIGRE (BUTÃO)
Viajar para o Butão é como se teletransportar para outro mundo – longe de todas as tecnologias, redes de fast-foods e da correria do dia a dia, o local parece que parou no tempo! Rodeado pelas majestosas Cordilheiras do Himalaias, está o Ninho do Tigre, um grande templo sagrado construído na beira de um precipício. Considerado um lugar muito sagrado para os budistas, o Templo abriga o Monastério de Taktshang, que foi construído em 1692 em meio às pedras da montanha. Dizem que meditar por lá equivale a três meses de meditação em qualquer outro lugar do mundo.
LAGO PINGVALLAVATN NA ISLÂNDIA
Ao pensar em um destino para suas próximas férias, a Islândia nem passa pela sua cabeça, certo? - errado! O país do gelo, localizado no norte do planeta, é um lugar incrível e extremamente surpreendente! Parte de sua beleza está em suas paisagens deslumbrantes e em seus costumes para lá de diferentes. Um dos lugares mais surpreendentes do país é o Lago Pingvallavatn: um local onde é possível mergulhar entre as placas tectônicas dos continentes americanos e europeu – está ficando dois centímetros mais largo a cada ano!
ESCADAS PARA O CÉU NO HAVAÍ
Quem ama praia e natureza não pode deixar de conhecer o Havaí. O lugar é composto por ilhas, sendo a mais famosa Oahu - que abriga a capital Honolulu. Por lá, os principais passeios são conhecer praias paradisíacas, fazer trilhas incríveis em meio à natureza e, claro, conhecer seus vulcões em atividade! As escadas para o céu ou simplesmente Haiku Stairs, em Oʻahu, é uma escadaria que leva até o topo da montanha Pu’ukeahiakahoe, com nada menos que 3922 degraus. A trilha em si é proibida a qualquer pessoa e está fechada desde 1980, fator que não impede muitos aventureiros a percorrerem o traje para observar a incrível vista de lá de cima.
VILAREJO DE HUACACHINA NO PERU
Alguns podem até torcer o nariz, mas o Peru é um dos países sul-americanos mais bacanas para conhecer. Acontece que muitas pessoas visitam o país com um único propósito: conhecer Machu Picchu, a famosa "cidade perdida dos incas". O que muitas pessoas não sabem – ou acabam por subestimar – é que o país vai muito além do ponto turístico famoso. É o que acontece com o Vilarejo de Huacachina. Localizado em meio ao deserto, a cidadezinha apresenta uma lagoa em seu centro, sendo destino certo para fugir dos roteiros tradicionais. É possível andar de buggys - equipados especialmente para esse tipo de passeio pelas dunas -, praticar sandboard e ver um incrível pôr-do-sol.
COLINAS DE MEGHALAYA NA ÍNDIA
A Índia é um dos países mais incríveis que existe. Sua beleza não está somente nas belas paisagens, mas também na sua cultura que, baseada no hinduísmo, transforma simples construções em verdadeiras obras de arte. É nesse incrível país que está um dos lugares que mais chove em todo o planeta: Meghalaya. O destino montanhoso já chegou a receber 24 metros de água de chuva em um só ano. Esse fator faz com que os vales fiquem alagados, se transformando em verdadeiros rios em plena mata. Por conta disso, foram construídas 'pontes vivas' feitas com árvores a fim de facilitar a travessia entre os lagos
BISHOPS CASTLE NOS ESTADOS UNIDOS
Os Estados Unidos é um dos destinos de turismo mais buscados, já que o país abriga uma enorme quantidade de roteiros que atendem a todos os tipos de turistas: desde aqueles que buscam relaxar nas praias até mesmo quem quer se jogar no mundo dos outlets. Para fugir do roteiro tradicional, o Bishop Castle, no Colorado, é uma incrível opção de passeio: trata-se de um dos castelos mais malucos que existem (foi construído por Jim Bishop). Hoje, o local é destino certo para os curiosos de plantão.
CHEFCHAOUEN NO MARROCOS
Você já pensou em conhecer o Marrocos? O país, que muitas vezes é subestimado pelos turistas, apresenta uma rica cultura e lugares fabulosos que merecem a sua visita. Com costumes totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver, o país apresenta o turismo visto por outra ótica, às avessas daquela versão 'popularizada' que conhecemos. A curiosa cidade de Chefchaouen é um desses lugares que poucas pessoas conhecem, mas que é surpreendente. Parte de seu charme se dá pelo fato da cidade, fundada em 1471, ser toda feita em tons de azul: paredes, portas e janelas apresentam a cor (não se sabe ao certo o motivo da escolha da cor, mas dizem que é para reproduzir a visão do paraíso).
CESKÝ KRUMLOV NA REPÚBLICA CHECA
A República Tcheca é um daqueles destinos que os turistas amam conhecer: ele foge do roteiro tradicional pela Europa e possui uma linda arquitetura antiga e bem preservada. Por receber influências de diversas nações, andar por lá é como conhecer um pedaço de tudo que se encontra pela Europa. A 170 km de Praga, está a charmosa e desconhecida Český Krumlov, uma pequeníssima cidade que mais parece ter parado no tempo. O local foi construído ao redor de um castelo do século XIII, com elementos góticos, renascentistas e barrocos. É um exemplo de cidade medieval europeia que permaneceu intacta.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Out 2018.