Lisboa, Sintra, Porto... Portugal é um país rico em belezas naturais e cada cantinho conta uma história diferente e peculiar. Com uma grande herança dos povos romanos e templários, suas cidades são formadas por castelos e construções extravagantes, que casam perfeitamente com o clima urbano e praiano local.
A melhor parte é que a diversidade de lugares encanta turistas do mundo inteiro e com gostos diferentes: são praias paradisíacas, vilarejos, castelos antigos e até mesmo roteiros culturais que fazem qualquer um se apaixonar!
Está pensando em conhecer o país? Veja 9 lugares que vão fazer você querer viajar para Portugal (agora mesmo):
AÇORES
São Miguel Açores é a maior ilha do arquipélago dos Açores em meio ao Oceano Atlântico - que também foi colonizado por portugueses. Sua paisagem paradisíaca parece ter saído de um filme - é de tirar o fôlego! Além disso, são inúmeras trilhas, caminhadas e pontos históricos que deixam o visitante encantado.
PORTINHO DA ARRÁBIDA
Localizado na província de Setúbal, Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia beira-mar e um dos locais mais paradisíacos de Portugal. A areia branca e fina e as águas transparentes e luminosas estabelecem um fantástico contraste com a austeridade imponente da Serra da Arrábida, pertencente ao Parque Natural da Arrábida.
TOMAR
Tomar, a 140 km de Lisboa, é uma cidade templária que possui vestígios de povoação desde o neolítico - por isso suas construções e arquiteturas são tão bonitas e diferentes. A antiga Sede dos Templários possui alguns pontos turísticos imperdíveis, como é o caso do Castelo Templário, onde se encontra obra monumental do Convento de Cristo, uma das mais importantes do período do Renascimento em Portugal.
SINTRA
Situada a apenas 30 km de Lisboa, Sintra é uma vila exótica e uma ótima opção de passeio de um dia. Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Vila de Sintra está localizada no alto de uma serra com seus palácios históricos, florestas e jardins emergindo das montanhas. A cidade já foi habitada pelos celtas e depois pelos mouros, até que, finalmente, tornou-se um refúgio de verão da realeza portuguesa - mistura de influências que explica a extravagante arquitetura local.
ÉVORA
Situada a 1h30 de Lisboa, Évora tem tudo para surpreender. Conhecida como a cidade museu por causa dos seus monumentos que remontam à época romana, o local atrai turistas que amam história e lugares impressionantes. Suas ruas estreitas em paralelepípedos levam à praça principal: um lugar bem aberto e bonito. De lá, saem os principais passeios, inclusive o de conhecer os pontos turísticos e históricos do local.
SETÚBAL
A península de Setubal, a 50 km de Lisboa, entrou para lista das baías mais bonitas do mundo e possui construções e praias lindas! Entre elas, o destaque fica para Portinho de Arrábida, que conta com uma extensa faixa de areia e um mar bem verde! Além disso, só o centro da cidade já vale a visita. São lojinhas restaurantes e lugares bem charmosos.
LISBOA
Lisboa é uma cidade clichê, porém incrível e parada obrigatória para todos que visitam Portugal. Seus pontos históricos atraem olhares curiosos de turistas do mundo inteiro, como é o caso da Torre de Belém e o Castelo de São Jorge. Além disso, a gastronomia e as suas ruas tipicamente portuguesas fazem qualquer um se apaixonar!
LAGOS
Há quem diga que Lagos possui a melhor praia do mundo - suas águas verdes e sua areia clara contrastam e criam o clima perfeito por lá. Seu entorno é formado por praias paradisíacas, como a de Estudantes, Pinhão e Dona Ana. O lugar é de encantar qualquer um: imponentes rochas junto à areia formam o cenário ideal para relaxar e tirar belas fotos.
PORTO
Porto é a cidade que dá nome ao país e ao vinho e é a segunda maior metrópole de Portugal depois de Lisboa. Seu incrível centro histórico, localizado em Ribeira, foi construído nos montes em frente ao Rio Douro. Hoje, o local é um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO - e parada obrigatória para os turistas. A Igreja de São Francisco, do século XIV, é uma das principais atrações, assim como as adegas locais de vinho do porto.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 3 Abr 2018.