Marcos Históricos são acontecimentos de grande importância que, de certa forma, mudaram a sociedade, seja na esfera política, econômica, social ou religiosa. Existem lugares ao redor do mundo que foram palco de grandes eventos que marcaram para sempre a história mundial. Hoje, esses locais recebem visitantes que buscam conhecer mais sobre sua memória ou até mesmo prestar uma homenagem às vítimas desses acontecimentos.
Mais do que um simples ponto turístico, esses lugares foram preservados com o objetivo de manter viva a lembrança ao mesmo tempo em que tenta mostrar para as futuras gerações um pouco sobre a dimensão do que aconteceu.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 5 marcos históricos ao redor do mundo que você tem que conhecer! Confira:
GROUND ZERO (NOVA YORK | ESTADOS UNIDOS)
O cenário de um dos ataques terroristas mais violentos e chocantes do mundo se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York. O Memorial Ground Zero abriga duas fontes de água exatamente no local onde estavam as antigas Torres Gêmeas. Em torno dos espaços, está cravado em pedra o nome das 3 mil vítimas.
Ao lado do memorial encontra-se o Museu Nacional de 11 de Setembro, que conta com resquícios dos antigos prédios, bem como suas colunas originais, além de itens encontrados durante as escavações. Em uma outra sala, é possível ver uma homenagear para as vítimas.
ESTÁTUA DO BEIJO (SAN DIEGO | ESTADOS UNIDOS)
A escultura gigante de um casal se beijando, conhecida como "Unconditional Surrrender", em San Diego, representa o fim da Segunda Guerra Mundial quando o Japão finalmente se rendeu, declarando oficialmente o fim das batalhas armadas.
Em êxtase, um marinheiro saiu pela Times Square, em Nova York, e beijou a primeira moça que viu: uma enfermeira de 26 anos. Tal ato foi fotografado pelas lentes de Alfred Eisenstaedt, tornando a fotografia, de imediado, um símbolo histórico. Quem quiser ver de perto a estátua em tamanho gigante, basta ir ao Sea Port Village, bem em frente a um Porta Avião utilizado na Guerra do Golfo.
MURO DE BERLIM (BERLIM | ALEMANHA)
O Muro de Berlim foi a construção de uma barreira e de um sistema de controle de fronteiras que dividiu em duas partes a cidade de Berlim na Alemanha durante a Guerra Fria. Foi criado a República Federal da Alemanha do lado Capitalista e da República Democrática Alemã no lado socialista.
Hoje em dia, após o fim do conflito, é possível encontrar uma parte do Muro, que se tornou uma das principais atrações turísticas e marco histórico da cidade. O trecho mais visitado é o East Side Gallery, em que artistas do mundo inteiro fazem painéis gigantes retratando acontecimentos políticos ligados ao muro.
MEMORIAL DO HOLOCAUSTO (BERLIM | ALEMANHA)
O Memorial do Holocausto é um dos lugares mais simbólicos e marcantes de toda a cidade de Berlim. Por trás dos dois mil blocos de concreto no chão está uma sangrenta memória: o assassinato de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial no período conhecido como Nazismo.
Debaixo do Memorial está um espaço chamado de Local da Informação, uma espécie de museu autoguiado onde existem letreiros contando a história do holocausto e detalhes das famílias que morreram por conta dessa brutalidade. Com entrada gratuita, o turista pode circular livremente pelos espaços e tirar fotografias.
GANDHI MEMORIAL (NOVA DELHI | INDIA)
Caso esteja passando pela Índia, não deixe de conhecer o Gandhi Memorial & Museum em Nova Delhi. O pequeno espaço guarda fotografias, histórias e informações sobre Mohandas Gandhi, ou popularmente conhecido como Mahatma Gandhi. Ele foi figura fundamental para a independência da Índia e reverenciado como pai do Estado indiano moderno.
O local onde foi construído o memorial é o mesmo onde Gandhi passou os últimos meses de sua vida antes de ser assassinado em 30 de janeiro de 1948 - um hindu não concordava com suas ideias. É ideal para quem quer conhecer a fundo a histórias de uma das figuras mais marcantes do século 20.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Jun 2018.