A América do Sul é um dos lugares mais surpreendentes de todo o planeta e muitas pessoas subestimam o lugar por pensar que se trata apenas de pontos turísticos superbatidos. Acontece que existem cidades com uma cultura única e milenar que podem surpreender até mesmo os mais viajados.
Para quem sempre sonhou em fazer um mochilão, uma boa dica é escolher países próximos ao Brasil para começar essa jornada. Diante disso, a América do Sul é uma ótima escolha! Com cidades famosas e outras pouco conhecidas, o roteiro tem tudo para te surpreender.
Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu 17 lugares imperdíveis para conhecer na América do Sul em um Mochilão. Confira:
ARGENTINA: BUENOS AIRES E USHUAIA
BUENOS AIRES
Visitar Buenos Aires sempre foi e sempre será um dos passeios favoritos dos brasileiros. Tão pertinho, o destino é perfeito para quem quer conhecer um novo país, aproveitar o frio da cidade, sua gastronomia espetacular e atrações culturais imperdíveis. Tudo isso sem gastar rios de dinheiros.
Estando por lá, não deixe de conhecer as casinhas coloridas e graciosas do Caminito - são tão divertidas que é impossível não ficar feliz passeando por elas. O local é ideal para comprar lembrancinhas, principalmente sacos de alfajores e miniaturas dos pontos turísticos. Outro passeio incrível e obrigatório é a visita Guiada até a Casa Rosada. O agendamento é bem simples e eficaz - dá para se programar alguns dias antes e já garantir sua vaga. O tour dura cerca de uma hora e explica bastante sobre a história política dos hermanos.
USHUAIA
Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país, o que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O destino pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão e possui uma grande diversidade de roteiros que agradam a todos.
O Trem do Fim do Mundo é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Ushuaia e tem como destino o Parque Nacional da Terra do Fogo. O trajeto de 14 km (cerca de 1 hora) passa por paisagens deslumbrantes. Na chegada, trilhas e uma natureza intocada esperam os visitantes. O passeio pelo Canal de Beagle é um daqueles roteiros imperdíveis para quem está na cidade e quer conhecer pontos turísticos bem diferentes, como é o caso da Pinguinera - ilha com pinguins.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
BOLÍVIA: SALAR DE UYUNI E SUCRE
SALAR DE UYUNI
Certamente o Salar de Uyuni é um daqueles lugares que todo mundo sonha um dia em conhecer. Considerado o maior deserto de sal do mundo, com cerca de 12 mil km de extensão, é a pedida perfeita para quem quer ter boas fotos e admirar um cenário único!
A paisagem do lugar é incrível – é como um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. Durante o verão, as chuvas costumam ser mais frequentes, o que deixa o local todo alagado. Porém, é nessa ocasião em que superfície se transforma em um verdadeiro espelho!
SUCRE
Quem gosta de conhecer cidades históricas não pode deixar de visitar Sucre, considerada a capital institucional da Bolívia. Caminhar por suas ruas é como voltar no tempo onde antigos casarões e igrejas históricas dominavam a cidade. O melhor de tudo é que a maioria das construções possui uma peculiaridade: cores brancas e telhados marrons. Estando por lá, aproveite para conhecer seus museus e aprender um pouco mais sobre a história da cidade. Visitar suas igrejas charmosas também é um ótimo passeio.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
CHILE: ATACAMA E VALPARAÍSO
DESERTO DO ATACAMA
O Chile é um país incrível, que possui diversas paisagens de tirar o fôlego (lagos, vulcões e geleiras estão entre os destaques). Ao Norte do país, o Deserto do Atacama é um dos passeios imperdíveis durante o inverno no Chile. Diferente do verão (onde as temperaturas chegam a ser altíssimas), o inverno na região varia entre de 22ºC (durante o dia) e 4° (à noite). De qualquer maneira, o viajante vai encontrar paisagens incríveis e de tirar o fôlego! Um dos pontos turísticos fortes do Atacama é o Gêiser Tatio, uma experiência única diante de buracos na terra.
VALPARAÍSO
Localizada há 120 km de Santiago, a cidade portuária de Valparaíso guarda inúmeros lugares charmosos e misteriosos. A cidade tem personalidade própria e é berço de muitos chefes em ascensão, ou seja, se seu objetivo é conhecer um lugar novo com uma ótima gastronomia, Valparaíso é o local certo. Os sobrados e casas com aspectos antigos dão um charme especial ao local, que abriga a casa do poeta Pablo Neruda.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
PERU: CUSCO E CERRO COLORADO
CUSCO
Cusco é uma das cidades mais visitadas do Peru e parte de sua fama se dá pelo fato do local ser próximo ao Machu Picchu. Mas mesmo se o grande ponto turístico do país não estivesse próximo, a visita a Cusco ainda valeria a pena. Afinal, o local é considerado o coração do Império Inca e apresenta diversas construções históricas em tons de terra, mesclados com ruínas antigas.
Estando por lá, vale a pena dar uma esticadinha no passeio e conhecer o Vale Sagrado: local que apresenta ruínas tão incríveis quanto Machu Picchu. É uma paisagem de tirar o fôlego.
CERRO COLORADO
Conhecido como "Rainbow Mountain", Cerro Colorado é uma daquelas atrações surpreendentes que muita gente não conhece, mas deveria. Localizado nos arredores de Cusco, é uma ótima opção de passeio bate e volta para quem não quer gastar tanto. Trata-se de uma montanha com diversas cores, posicionada há mais de 4 mil metros de altitude!
Uma trilha de fácil acesso leva os turistas ao monte – é possível estender o passeio e conhecer antigas ruínas Incas, localizadas próximas ao ponto turístico. Para quem não quer preocupações, a dica é fechar o roteiro com alguma agência turística de Cusco.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
COLÔMBIA: BOGOTÁ E CARTAGENA
BOGOTÁ
Ao visitar a Colômbia, não deixe de passar por Bogotá, a capital do país. Lá está a segunda maior ciclovia da América Latina! Passeios ao ar livre por La Candelaria e pelo centro bogotano, onde concentram-se bibliotecas, museus, bares, livrarias e prédios que fazem parte da história do país, também é uma ótima pedida.
CARTAGENA
Cartagena das Índias, na Colômbia, é um daqueles destinos que a gente ama visitar: cidade histórica que mescla lugares charmosos com um destino de praia incrível. E não é qualquer praia não: estamos falando de um mar do Caribe, com água cor turquesa e cristalina, formando um azul sem igual. Rodeado por areias branquinhas, a cidade possui boas opções de passeios, que variam desde conhecer praias próximas a desvendar os segredos e histórias da cidade.
A Cidade Amuralhada é a região de Cartagena cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros e concentra alguns dos principais pontos turísticos da região - entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
EQUADOR: BAÑOS E GALÁPAGOS
BAÑOS
A cidade cercada por três vulcões é parada obrigatória para os amantes da natureza! Baños está localizada na província de Tungurahua, na parte central do pais. É conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar situada às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas.
Famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral, Baños é também um centro de peregrinação religioso católico. Por acreditarem que a Virgem Maria apareceu próximo a uma cachoeira, a imagem da Virgem de Água Santa foi colocada na catedral local. Para quem deseja visitar o local, as hospedagens custam a partir de R$ 200 reais o casal por dia.
GALÁPAGOS
O Arquipélago de Galápagos é composto por 12 ilhas principais e dezenas de outras menores. Além disso, o destino possui um 'hot spot' de onde sai lava vulcânica, que forma novas ilhotas – essas formações desaparecem com o tempo ou migram para leste, de acordo com a maré.
Para somar a singularidade do local, os animais que vivem por lá nunca tiveram contato com animais terrestres – por isso que os turistas conseguem transitar livremente (não são considerados uma ameaça). Dessa forma, leões marinhos (animais símbolo do Arquipélago) costumam ser vistos entre mesas de restaurantes, calçadas de ruas e em muitos outros locais.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
URUGUAI: MONTEVIDÉU E PUNTA DEL ESTE
MONTEVIDÉU
O Uruguai é um dos países mais interessantes para fazer uma viagem próxima ao Brasil sem gastar muito - se comparado a outros lugares do exterior. O país também consegue suprir com qualidade uma das principais belezas do Brasil: o extenso litoral. O Theatre Solis e o Palácio Legislativo, bem como a Catedral Metropolitana e a Igreja das Carmelitas são alguns dos passeios obrigatórios por lá.
A Ciudad Vieja é aquele passeio mais do que obrigatório para quem visita Montevidéu. Para esticar o passeio, aproveite para almoçar no Mercado Del Puerto , onde você prova o legítimo churrasco uruguaio - é possível ver as carnes sendo assadas em grelhas à sua frente. Uma combinação ótima de passeio turístico é o Bus Turístico, que sai dos fundos do Mercado e te leva a outros 8 pontos incríveis em pouco mais de duas horas.
PUNTA DEL ESTE
Conhecida como St. Tropez da América do Sul, Punta Del Este, no Uruguai, vem atraindo cada vez mais turistas brasileiros, que encontram por lá uma mistura de agito com praias refrescantes. Tudo isso sem precisar gastar muito
A Praia Brava é uma das principais praias da cidade e parte disso é porque o local abriga o principal cartão postal do Uruguai e de Punta Del Este: o monumento Los Dedos. A escultura foi feita de 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal e desde então se tornou símbolo da cidade e ponto de parada obrigatório para fotos. Os surfistas costumam preferir a praia, que conta com um mar agitado e com muitas ondas.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
PARAGUAI: CATARATAS DO IGUASSU E RUÍNAS SANTÍSSIMA TRINDADE
ASSUNÇÃO
Assunção é uma das mais antigas cidades da América do Sul e por ter sido base de muitas expedições jesuíticas no início do século XVI é também chamada de “Mãe das Cidades”. O turismo na cidade não é tão badalado quando as capitais da Argentina e Peru, por exemplo, mas conta com passeios que podem entreter o turista. A dica é não fugir muito do centro já que a segurança por lá não é das melhores.
RUÍNAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Esquecido por boa parte dos viajantes brasileiros, o Paraguai pode ser uma agradável surpresa! Assunção, capital do país, é formada por prédios históricos e abriga diversas áreas verdes. Também é possível visitar o interior do país, que propicia experiências ainda mais convidativas - é possível explorar lugares como as Ruínas da Santíssima Trindade, que revelam detalhes do período quando os jesuítas tentaram catequizar as comunidades indígenas da região.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
VENEZUELA: LOS ROQUES
Los Roques, arquipélago com 42 ilhas localizado no litoral da Venezuela, é um destino com águas cristalinas bem calminhas, que se assemelham bastante às piscinas. Um dos lugares mais bonitos de lá (e talvez do mundo!) é Cayo de Água.
A ilha possui um cenário diferenciado: uma faixa de areia em meio ao oceano ladeada por águas cristalinas dos dois lados! Se você ainda não se convenceu, saiba que a praia dificilmente fica lotada de turistas, mesmo na alta temporada. Ou seja, além de um cenário espetacular, você provavelmente vai poder curtir uma praia quase exclusiva.
*Atualmente a situação na Venezuela não é uma das melhores. Protestos, falta de alimentos e itens básicos podem acabar prejudicando a sua viagem. Informe-se bem antes de programar seu roteiro.
Para encontrar promoções e melhores preços de passagens aéreas, clique AQUI.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Jul 2019.