São Tomé e Príncipe é o segundo menor país da África, localizado no Golfo da Guiné. Apesar do tamanho, o país concentra, entre suas duas ilhas principais, Príncipe e São Tomé, e suas várias ilhotas, paisagens fantásticas capazes de conquistar qualquer amante de natureza. Entre praias de águas cristalinas e florestas densas e verdejantes, você vai encontrar um povo amigável e delícias gastronômicas.
Para te convencer de que vale a pena, o Guia da Semana listou 7 motivos para conhecer em São Tomé e Príncipe. Confira:
As praias
São Tomé e Príncipe está cheio de praias paradisíacas, mas a melhor parte é que elas são muitas vezes quase desertas. A Ilha de Príncipe, por exemplo, tem apenas cerca de 7 mil habitantes, o que garante que você tenha muita areia só para você. Quem curte aproveitar uma praia sozinho certamente não vai se arrepender. Algumas das praias mais populares são a Praia Banana (foto) e a Praia Bateria, em Príncipe, além da Praia dos Tamarindos, em São Tomé.
O verde
Os amantes de florestas tropicais também vão ter o que curtir por lá. Em um país com uma população pequena e parques ecológicos, a quantidade de trilhas com verdes paisagens surpreendentes é enorme. Algumas das mais populares passam pelo incrível Cão Grande (foto), uma enorme pedra de magma de mais de 660 metros de altura que relembra os tempos de vulcões em atividade da ilha. Não à toa, o Cão Grande se tornou um cartão postal do país.
A Baía das Agulhas
A Baía das Agulhas é certamente um dos destinos preferidos pelos turistas que visitam São Tomé e Príncipe. O nome não foi dado em vão, na verdade, ele faz referência às diversas montanhas que marcam o horizonte da Ilha de Príncipe. A região é tomada por florestas tropicais e paisagens paradisíacas ideais para quem quer esquecer que a civilização sequer existe.
Os ilhéus
Além das duas ilhas principais, São Tomé e Príncipe tem algumas ilhas menores espetaculares que certamente merecem uma visita. Por lá, elas são conhecidas como ilhéus. Um que certamente é imperdível é o Ilhéu das Rolas, a mais ao sul das ilhas, que conta com um famoso hotel resort e o Marco do Equador, ponto do país onde passa a linha que divide os hemisférios sul e norte. Outra que merece uma visita é o selvagem Ilhéu do Bombom, uma ilha inabitada mais ao norte, com algumas opções de resorts.
A história
São Tomé e Príncipe não era habitada até que os portugueses levaram escravos e colonos para lá no século 15. Desde então, serviu para o negócio do açúcar, de escravos e do cacau, sob o domínio dos portugueses, até que conquistou a independência em 1975. Ainda hoje, estruturas abandonadas, museus e fortes contam muito sobre os pouco mais de 500 anos de história do país. Alguns pontos imperdíveis são o Forte de São Sebastião, o primeiro edifício de caráter defensivo construído no país, que hoje funciona como um museu, e Roça Sundy, hoje um grande complexo turístico que conta com estruturas como a da foto.
A comida
A comida local é outros dos motivos pelos quais visitar São Tomé e Príncipe. Peixe, evidentemente, é um dos ingredientes principais de qualquer prato, mas eles também contam com arroz, banana, frango ou manga. Desde restaurantes simples na capital até o mundialmente reconhecido Roça São João, do chef João Carlos Silva, que mistura elementos europeus e africanos sem perder o sabor local. E ainda nem falamos do chocolate! Comer chocolate por lá certamente é uma atividade imperdível, justamente pela história do país com o cacau. Um passeio comum é visitar as plantações do fruto e as fábricas do doce.
O idioma
Se você é desses que tem medo de viajar para destinos isolados e não conseguir se comunicar, pode ficar tranquilo. O idioma oficial em São Tomé e Príncipe é o português e quase 100% dos locais falam a nossa língua, ainda que alguns utilizem variações derivadas. Certamente você não vai ter dificuldade para se entender com os são-tomenses, mesmo porque eles são famosos por serem amigáveis e hospitaleiros.
E aí, que tal começar a planejar uma viagem para a costa africana?
Atualizado em 6 Ago 2019.