O Grafite é uma arte de rua que conquistou palcos no mundo inteiro. Com diferentes estilos, os desenhos coloridos são muito mais do que obras de arte: através de uma expressão artística passam para o mundo mensagens em tons de críticas sociais, políticas e econômicas.
As mulheres estão cada vez mais conquistando a cena do street art, espalhando os seus trabalhos pelo mundo e mostrando que o grafite não tem identidade de gênero. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 murais de grafite incríveis feitos por mulheres brasileiras! Confira:
SISS
Simone Sapienza, mais conhecida como Siss, é uma brasileira que espalha sua arte pelos cantos do Brasil. Artista plástica há mais de 16 anos, Siss apresenta artes incríveis em stencil e no lambe-lambe, abordando sempre temas pertinentes à mulher e seu cotidiano. Com um humor ácido, seus trabalhos envolvem muitas cores, frases e figuras femininas.
Para conhecer o trabalho de Siss, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Site Oficial Siss
MAGRELA
Magrela sempre teve contato com as artes plásticas através de seu pai, mas foi somente em 2007 que começou a colorir as ruas de São Paulo. Hoje, suas artes podem ser encontradas por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Portugal, Londres e NYC. Seus personagens dispostos nos muros contrastam com a arquitetura cinza e sofrida das cidades, propondo uma pausa a qualquer um que procure refúgio para outros pensamentos.
Para conhecer o trabalho de Magrela, clique AQUI.
MARI PAVANELLI
Nascida em Tupã, interior de São Paulo, Mari Pavanelli começou a experimentar as artes plásticas ainda na infância. Autodidata, encontrou no graffiti o suporte ideal para expor suas criações, começando a grafitar em 2012. Seus trabalhos possuem a característica de apresentarem mulheres com flores e elementos coloridos ao redor.
Para conhecer o trabalho de Mari Pavanelli, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Mari Pavanelli
NINA PANDOLFO
Nina Pandolfo é uma artista de rua brasileira que começou a grafitar pelas ruas na década de 90 e hoje em dia expandiu seu trabalho para outros meios, como as telas, por exemplo. Aliás, ela foi uma das precursoras a ter seu trabalho de street art exposto em grandes museus fora do Brasil. Os desenhos da artista são baseados em figuras e olhares infantis, apresentando ilustrações sempre cheias de composições e cores.
Para conhecer o trabalho da Nina, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Nina Pandolfo
NEGAHAMBURGUER
Com o codinome de negahamburguer, Evelyn Queiróz expressa através do grafite [e outras manifestações] o amor próprio entre as mulheres negras, a auto-aceitação do corpo, o preconceito e situações de opressão. Seus desenhos muitas vezes acompanham frases incentivadoras e questionadoras.
Para conhecer o trabalho da negahamburguer, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook negahamburguer
JU VIOLETA
Os desenhos de Ju Violeta são únicos. A artista, formada em Design de Interiores e Paisagismo, apresenta na maior parte dos seus trabalhos elementos da natureza como folhas verdes, sem contar a presença da figura feminina com traços mais delicados.
Para conhecer o trabalho de Ju Violeta, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Ju Violeta
PANMELA CASTRO
Panmela Castro é um dos grandes nomes do cenário da arte de rua do Brasil. Em suas obras, a artista representa sempre a figura feminina e o empoderamento e passa ao público mensagens sobre o universo feminino e suas questões.
Para conhecer o trabalho de Panmela Castro, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Panmela Castro
MATHIZA
É nas ruas da grande São Paulo que Mathiza encontra inspiração. Em meio ao caos, ela explora a poesia dos lugares degradados e mal vistos usando frequentemente o preto e o branco em suas representações. Com desenhos delicados, a artista desenha mulheres em suas mais variadas formas.
Para conhecer o trabalho de Mathiza, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Mathiza.
CRICA
Cristiane Monteiro ou Crica, como é conhecida no Street Art, é uma ilustradora e graffiteira que colore as ruas de São Paulo com a sua arte. Seus desenhos retratam a força dos negros brasileiros em sua luta por menos preconceito perante a sociedade.
Conheça o trabalho de Crica, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Facebook Crica Monteiro
SERIFA
Amante da tipografia, caligrafia e dos letterings, Serifa vem buscando formas de dar asas às palavras e mostrar que além de lidas, elas também podem ser vistas e podem despertar novos significados e sentimentos.
Para conhecer o trabalho de Serifa, clique AQUI.
Foto: Yasmin Tab/Reprodução Facebook Serifa
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 18 Fev 2019.