É comum que, assim que ouvimos alguém falar de museu na Europa, o Musée du Louvre esteja entre os primeiros que vem à nossa cabeça. É verdade que o Louvre merece toda a fama que tem, mas a capital francesa ostenta muitos outros museus que cobrem diversos aspectos da história do país, da arte e até do mundo.
Para que em sua próxima viagem à Paris você visite lugares incríveis, o Guia da Semana listou 10 museus em Paris que merecem a visita: Confira:
Musée D’Orsay
O Musée D'Orsay é um dos museus mais famosos de Paris. Bem pertinho do Louvre, foi idealizado de uma antiga estação ferroviária às margens do Rio Sena, construída em 1900. Com a estrutura conservada, o local é daqueles que nos deixa maravilhados já por fora. Mas não para por aí - o importante acervo conta com arte de 1848 até 1914, e lá você encontra Manet, Monet, Caillebotte, Cézanne, Renoir, Pizarro e muito mais.
Centre Pompidou
O Centre Pompidou é um complexo multicultural que une diferentes formas de arte e literatura. Conta com uma Biblioteca Pública, um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais. A arquitetura, que chama atenção, é uma tendência dos anos 70, chamada arquitetura high-tech, inspirada nas grandes indústrias e nas novas tecnologias. Lá, as grandes tubulações ficam aparentes e as escadas rolantes externas e o sistema estrutural de aço também nos remetem a isso.
Musée Rodin
O Musée Rodin foi construído em 1919 no antigo Hotel Biron, com obras do escultor Auguste Rodin, que usou o próprio hotel como sua oficina e, anos mais tarde, doou toda sua coleção de arte para o Estado Francês sob a condição de que o prédio deverias ser transformado em um museu dedicado às suas obras. Entre os trabalhos expostos, que estão no interior do local e também no jardim, se encontram desde esculturas do próprio Rodin até pinturas de Vincent Van Gogh.
Musée Picasso
Fundado em 1985 e também localizado em um antigo hotel - o Hotel Salé -, o museu parisiense é dedicado inteiramente a obras de Pablo Picasso, inclusive com trabalhos pouco conhecidos e de pouco investimento. É uma visita imperdível para fãs do artista.
Musée de L’Orangerie
Localizada na Place de la Concorde e conhecido por conta das famosas Les Nymphéas, obra de Monet, o Musée de l'Orangerie é uma galeria focada em arte impressionista e pós-impressionista. O local abriga laranjeiras do jardim Tuileries, o que torna a visita ainda mais linda e gostosa.
Musée Du Quai Branly
O Musée du Quai Branly foi construído em 2006 e abriga obras da África, Ásia, Oceania e Américas. Além de exposições permanentes, o museu também promove dez mostras temporárias por ano. No último andar ainda é possível jantar no restaurante Les Ombres e admirar a Torre Eiffel.
Petit Palais
Perto da famosa avenida Champs Elysées, o local já merece a visita pela fascinante arquitetura. O Museu foi construído para a Exposição Universal de 1900 e conta com espaços de exposição no primeiro andar. A fachada tem cerca de 150 metros de comprimento, possuindo ao centro um grande pórtico monumental coroado por uma cúpula. O interior apresenta galerias iluminadas apenas pela luz natural, com o recurso a grandes superfícies vidradas, cúpulas transparentes e uma série de largas janelas, permitindo uma maior integração do interior com o exterior.
Fondation Louis Vuitton
A Fondation Louis Vuitton é uma escultura monumental e recebe a coleção privada de Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, maior empresa de artigos de luxo do mundo. Partindo desse princípio, nenhum outro local seria tão certo para a função. O espaço recebe constantes exposições temporárias, além de ter uma biblioteca e sediar eventos.
Musée Des Arts Décoratifs
O museu fica dentro do Palácio do Louvre e expõe, em seis mil metros quadrados, cerca de seis mil objetos que constituem um panorama completo das artes decorativas desde a Idade Média até os dias de hoje, contando a história de diversos tipos de design e artes decorativas como moda, publicidade e grafismo.
Cité de l'Architecture et du Patrimoine
O museu ocupa uma ala da década de 1930 do Palais de Chaillot e é inteiramente dedicado à arquitetura. Lá você pode apreciar reconstruções de interiores de prédios como igrejas e casas de períodos distintos da história francesa, além de conhecer o melhor do que há de mais moderno e contemporâneo na área.
Atualizado em 16 Mai 2023.