El Chaltén é uma cidade muito recente, fundada em 1985, fruto das disputas de território com o Chile, na Patagônia. Localizado a 200km de El Calafate, o destino conta com diversas trilhas, montanhas, lagos e cenários incríveis – um dos trajetos famosos é a trilha que vai em direção ao Monte Fitz Roy. Para deixar tudo ainda melhor, muitas das da região são bem sinalizadas e contam com guias para acompanhar em cada percurso.
Ficou curios@? Veja o que fazer em El Chaltén, na Patagônia Argentina:
Laguna de Los Três
A trekking até a Laguna de Los Três é um dos percursos mais longos, com 26 km ao total, 13 para cada trecho, mas também é um dos mais procurados. O trajeto permite uma visão incrivelmente surpreendente do Monte Fitz Roy. A trilha começa do povoado de El Chaltén, passa pelo Río Blanco e sua base de acampamento para alpinistas e termina na Laguna de Los Três e no glaciar de Los Três.
Mirador Los Cóndores
Uma das trilhas menores de El Chaltén, com apenas três quilômetros de ida e mais três na volta, também é uma das mais recentes, fundada em 2004. Apesar de curta, a subida vai dar uma canseira – mas a vista é recompensadora. Do mirante, você poderá visualizar toda a cidade, o famoso Monte Fitz Roy ao fundo, além de apreciar o voo dos condores pelo Vale do Rio Fitz Roy. Uma dica é visitar o local ao entardecer, já que é bem pertinho da cidade - será um pôr-do-sol inesquecível.
Loma del Pliegue Tumbado
Um passeio mais longo, de 24 km ao total, que inicia-se em El Chaltén e termina na montanha Pliegue Tumbado. Esta trilha exige maior esforço, pois segue em subida por 1.100 metros até o mirante, de 1.500 metros de altitude. No meio do percurso, o turista passará por uma planície chamada Pampa De las Carretas, de onde é possível apreciar a Colina Huemul, o Lago Viedma ao sul e ao noroeste o Cerro Torre e Cerro Chaltén.
Depois, seguirá por uma floresta em subida até o mirador del Pliegue Tumbado, que permite uma vista incrível das montanhas ao redor do vale do Rio Fitz Roy e a Laguna Torre. Se quiser chegar até o topo da montanha, serão mais 280 km de aclive desde o mirante – mas a vista panorâmica é imperdível.
Glaciar Viedma + Laguna Viedma
Esse passeio é um pouco diferente: só pode ser feito de barco. Por isso, é preciso contratar uma agência para atravessar de barco o Lago Viedma até o início da trilha de neve, em que também serão fornecidos equipamentos especiais. O caminho é repleto de magia, com túneis e cavernas até o Glaciar Viedma, com mais de 70 km entre cânions e a laguna.
Cerro Torre
Esta trilha leva à base do Cerro Torre. É um pouco mais longa, com 26 km ao total, e não é difícil. No entanto, o caminho é bem sinalizado, e o turista pode escolher fazer o trajeto sozinho ou contratar um guia. A meio caminho da Laguna Torre, você passará por vistas incríveis, de florestas e do Rio Fitz Roy. Já no mirante Cerro Torre, você poderá apreciar uma vista panorâmica da serra da Adela, do monte Torre e das agulhas de granito ao redor.
Laguna Torre
Um dos percursos mais procurados em El Chaltén é a trilha até Laguna Torre. Guarde mais tempo para fazer este trajeto, já que são 24 km ao total, 12 km na ida e mais 12 km na volta. Entretanto, seu percurso não é tão difícil, pois não há muitas subidas ou descidas: é uma trilha mais reta que acaba na bonita Laguna Torre, que, às vezes, possui icebergs que se soltaram das geleiras mais próximas. Na trilha, você passará pelo mirante Cerro Torre, e terá que subir mais 15 minutos até seu destino, a Laguna, ou pode seguir por mais 2 km até o Mirante Maestri.
Mirador Las Águilas
Mirador Las Águilas é uma trilha bem perto do centro da cidade, com apenas 4 km de ida e volta. Seguindo o mesmo caminho até o mirador Los Condores, haverá uma bifurcação 10 minutos antes, que possui um declive suave. A vista também não fica para trás: é possível ver a estepe e o Lago Viedma a sul; o Monte Huemul a oeste; e o Monte Pirámide a leste.
Chorrillo del Salto
Um passeio mais tranquilo e agradável, de percurso curto e sem dificuldades. São 8 km ao total, sendo 4 km de ida e mais 4 km de volta, em que partes podem ser feitas de bicicleta. A caminhada sai do centro da cidade, segue por uma floresta até a bela cachoeira Chorrillo del Salto. Por lá, você pode aproveitar para apreciar a vista da mata e da queda d’água.
Laguna Capri
A trilha não muito extensa vai em direção norte da cidade, passa pelo mirante do vale do Río De las Vueltas e termina na Laguna Capri. São 12km de percurso, ida e volta, com uma bifurcação no meio em que a direita segue para a Laguna de Los Três, e a esquerda para a Laguna Capri. A paisagem ao redor é deslumbrante, permite uma visão incrível do Monte Fitz Roy e dos picos, além da água cristalina da lagoa.
E aí, ficou curioso(a) para conhecer El Chalten?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Nov 2019.