Aos pés da Cordilheira dos Andes está Mendoza, uma das cidades mais bonitas da Argentina e um destino perfeito para os amantes de bons vinhos. Conhecida por ser a quinta maior produtora de vinho do mundo, a cidade conta com mais de mil vinícolas onde os visitantes podem conhecer a produção de vinho, degustar ótimos rótulos e de quebra apreciar uma incrível vista!
A Argentina é um dos países preferidos dos brasileiros quando o assunto é uma viagem internacional. Além de estar bem próximo ao Brasil, a poucas horas de voo, o destino não exige visto nem passaporte, sendo possível entrar apenas com um RG válido.
Para te inspirar a conhecer o destino tranquilo, charmoso e recheado de paisagens bonitas, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Mendoza. Confira:
A CIDADE DE MENDOZA
A cerca de mil quilômetros de Buenos Aires, capital da Argetina, a cidade de Mendoza reserva ao viajante uma incrível imersão no interior do país. Com ares tranquilos, o lugar é uma boa alternativa para quem busca mais contato com a natureza sem se isolar completamente das facilidades da tecnologia.
Grandes redes de hotéis, restaurantes e aeroporto facilitam a vida dos viajantes, mas o destino é famoso por seus traços de cidade interiorana. A dica para explorar o melhor de Mendoza é alugar um carro e fazer um roteiro personalizado, dessa forma, é possível conhecer cada cantinho desse lugar especial sem perder nenhuma atração.
PARQUE GENERAL SAN MARTIN
O Parque General San Martin é um daqueles passeios ao ar livre que todos os turistas deveriam fazer. Trata-se de um parque projetado pelo arquiteto francês Carlos Thays, que foi criado com o objetivo de proteger a cidade das nuvens de poeira que vem do deserto e assim preservar a saúde de seus moradores. De qualquer forma, é uma ótima opção de passeio dentro da cidade!
AS VINÍCOLAS DE MENDOZA
Não tem como negar: a principal atração de Mendoza, que a faz receber centenas de turistas todos os anos, são suas encantadoras vinícolas. São mais de 1000 estabelecimentos especializados na produção do vinho, entre eles mais de 100 recebem turistas e proporcionam o "enoturismo", onde é possível conhecer a fundo sobre a produção da bebida e suas características. Não é para menos que muitos amantes da bebida [e até mesmo quem não entende muito], procuram o roteiro para desbravar ao máximo o universo do vinho.
BODEGA CATENA ZAPATA
Ir à Mendoza e não conhecer a vinícola Catena Zapata é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não ir à praia. Ou seja, é mais do que obrigatório, principalmente se a intenção é degustar vinhos de qualidade. Fundada em 1902, a Catena é um ícone do mundo do vinho e conhecida por ser a casa do "Malbec".
A visita e degustação da vinícola é muito bem organizada, sendo bem padrão para todos os turistas. De qualquer forma, é um programa incrível para quem quer mergulhar no universo dos vinhos famosos.
MONTE ACONCÁGUA
Para fugir um pouco dos roteiros de vinícolas e explorar a natureza ao redor de Mendoza, a dica é conhecer o Monte Aconcágua. Trata-se da maior montanha do Hemisfério Norte, que abriga o Parque Nacional Aconcágua. Para quem não é expert em trilhas e caminhadas, a dica é percorrer 45 minutos (ida e volta) para chegar a um incrível Mirante. A caminhada é de nível fácil e possibilita ao visitante tirar uma casquinha desse belíssimo lugar.
ESTRADA DAS 365 CURVAS
Aproveite o aluguel do carro para explorar lugares que geralmente ficam de fora do roteiro turístico tradicional. A Estrada das 365 Curvas por si só já vale a viagem, o que torna ainda melhor o fato dela levar a Reserva Natural Villavicencio, um incrível ponto para quem curte natureza e paisagens naturalmente bonitas. As curvas e mirantes que se observa pela viagem já valem todo esforço para chegar até o local.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 17 Set 2018.