Milão, a capital mundial da moda, é um dos destinos mais badalados de toda Itália. Com uma mistura de grandes edifícios com pontos turísticos históricos, a cidade é a pedida certa para quem quer conhecer um pouco mais sobre a arte italiana, sem precisar abrir mão de uma grande infraestrutura.
Com fácil acesso, transporte público de qualidade e inúmeras opções de hospedagens, conhecer Milão é curtir o melhor da Itália sem abdicar de nada. Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Milão:
DUOMO DI MILANO
Um dos cartões-postais de Milão é o Duomo di Milano [em latim, Domus Dei, a Casa de Deus]. Construída em estilo gótico, o local atrai religiosos fervorosos e admiradores de uma bela arquitetura. Impecável e cheia de ornamentos, sua fachada é digna de inúmeras fotografias. Vale a pena pagar uma pequena taxa para conhecer o seu interior.
Dentro do Duomo encontra-se o Museo del Duomo, onde é possível conhecer mais curiosidades sobre a construção do espaço, bem como seus detalhes e histórias em volta deste belíssimo cartão-postal.
GALLERIA VITTORIO EMANUELE II
A Galleria Vittorio Manuele II é considerada um dos shoppings mais importantes do mundo inteiro. Ela foi construída na primeira metade do século 19 e foi projetada por Giuseppe Mengoni. Por lá, estão as lojas de grifes mais caras do mundo, mas o tour vale a pena por sua importância histórica e beleza da construção.
CASTELO SFORZESCO
O Castello Sforzesco foi construído entre 1350 e os últimos anos do século 15, passando por reformas e ampliações até assumir a atual forma. No ápice do renascimento, a corte de Milão realizava festas e reuniões importantes, reunindo grandes nomes, como Leonardo da Vinci.
Hoje em dia, o espaço abriga museus, bibliotecas, jardins e inúmeros cantinhos que merecem ser descobertos. Entretanto, o lugar mais famoso e frequentado é o Museu de Arte Antiga, onde o visitante pode admirar uma das poucas obras que Da Vinci deixou em Milão.
PINACOTECA DE BRERA
Instalada no Palácio de Brera, a Pinacoteca faz parte de um complexo que abriga a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Braidense e o Jardim Botânico. Situada no bairro de mesmo nome, o local é um dos mais característicos de Milão, abrigando bares e galerias de arte.
Para quem gosta de arte, o lugar é um prato cheio já que abriga dezenas de obras mundialmente famosas como a Ceia em Emaus, de Caravaggio, o e O Casamento da Virgem, de Rafaello, além de pinturas de artistas como Mantegna, Tintoretto, Bramantino, Bergognone e Bellini.
CONVENTO SANTA MARIA DELLE GRAZIE
Visitar Milão e não ir ao Convento Santa Maria delle Grazie é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. É que é neste lugar que está uma das obras de arte mais famosas do mundo: a Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Com mais de 500 anos, uma das pinturas mais famosas de Da Vinci ainda está bem preservada e é um dos passeios mais buscados pelos turistas.
Por isso, a dica é planejar sua visita com bastante antecedência, uma vez que é impossível comprar ingresso na hora. Todo planejamento vale a pena ao se deparar com uma das artes mais famosas do mundo.
LA RINASCENTE
Para quem ama compras ou para aqueles que gostam do mundo da moda, a La Rinascente é o melhor lugar para se visitar. É que esse shopping de sete andares reserva o melhor das lojas de Milão. Maquiagem, perfume, roupa, sapatos e acessórios estão à disposição dos turistas. Vale a pena conhecer o espaço mesmo que para passear sem gastar nada!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Jan 2019.