Reykjavik é a capital e a maior cidade da Islândia. Mas você deve estar pensando: o que eu faria numa cidade tão longe e tão gelada como a capital da Islândia? Você mal sabe o que te espera neste destino. São paisagens que você nunca viu, águas termais, lugares vulcânicos e atrações urbanas imperdíveis. Deixe-se aventurar no inverno islandês e você descobrirá um novo mundo.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana preparou um roteiro com 9 passeios imperdíveis em Reykjavik, capital da Islândia. Confira:
AURORA BOREAL
Se existe uma época incrível para visitar a Islândia, é no inverno, entre setembro e abril. Isso porque, nestas datas é possível observar de pertinho um fenômeno natural inesquecível: a aurora boreal. Trata-se das radiações solares que atingem a atmosfera terrestre e formam este incrível espetáculo de luzes em regiões próximas aos polos magnéticos. Para observar o fenômeno, é preciso se afastar das luzes da cidade, e um dos locais recomendados é o Grótta Lighthouse, um farol com vista para a baía de Reykjavik.
LAUGAVEGUR
Esta é a rua comercial mais antiga da cidade, e continua a ser um centro comercial importante. Por ali, você encontrará belos cafés, restaurantes, bares e hoteis para se hospedar. É uma ótima região para se acomodar, pois você conseguirá fazer tudo a pé! É nesta rua que se localiza o estranho Museu do Pênis. Isto mesmo, com diversos exemplares fálicos do reino animal, incluindo o maior do mundo, com 2 metros de comprimento pertencente à baleia azul.
OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
Outro passeio muito comum na Islândia são tours que saem de barco da baía de Reykjavik em busca de baleias. Já imaginou dar de cara com este mamífero enorme? Neste passeio, você poderá ver um espetáculo das baleias nadando próximo ao barco, entre outros animais marinhos, tudo isso em cenários de montanhas de neves ao redor.
CÍRCULO DOURADO
Este é um passeio muito famoso na região que você não pode perder. É um tour que passa por lugares inacreditáveis, num caminho de 300 km entre o Parque Nacional de Pingvellir (ou Thingvellir), pelas quedas d’água de Gullfoss e pelo vale de gêiseres Haukadalur. O parque é declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco e possui o maior lago da Islândia, o Pingvallavatn. O acesso ao parque é pelo meio da Crista Oceânica do Atlântico, a fenda de afastamento das placas tectônicas da América e da Europa, e passa por diversos rios de águas cristalinas e cascatas lindas.
Já a Gullfoss, que significa cascata dourado, é uma linda cascata que recebeu este nome devido ao reflexo da luz solar pela manhã que deixa as águas com a cor dourada. Tem 32 metros de altura e 70 metros de largura, numa força fenomenal. O Haukadalur é um local onde é possível observar a intensa atividade geotérmica, com poças de águas incríveis que lançam jatos para o céu numa altura impressionante.
PENÍNSULA DE REYKJANES E LAGOA AZUL
Reykjanes é uma península situada na ponta sudoeste da Islândia, próxima à Reykjavik. Esta é uma área toda coberta por lava vulcânica e com muita ação geotérmica. É por ali que se localiza a Lagoa Azul (Blue Lagoon), um spa conhecido por suas piscinas naturais de águas termais, com temperaturas entre 37ºC e 39ºC e de tonalidade azul. As águas dali são ricas em minerais e têm propriedades medicinais.
HARPA - SALÃO DE CONCERTOS E CENTRO DE CONFERÊNCIAS
Este centro de conferências e concertos é um dos prédios mais distintos e bonitos da Islândia. Foi construído por um renomado arquiteto escandinavo, Olafur Eliasson, em 2011, e possui um design inovador, que lembra um cristal ainda a ser lapidado. As paredes externas são recobertas de vidro e LED para refratar a luz e criar um espetáculo de cores. E a parte interna é igualmente deslumbrante: as paredes transparentes, janelas e escadas curvas, entre outras inovações da decoração. A entrada é gratuita.
SOLFAR SUN
Na região da orla da cidade há um passeio incrível para observar o Oceano Atlântico e o Monte Esja ao fundo. A escultura de um navio viking, chamada Solfar Sun, feita de aço maciço, é um dos cartões postais da cidade.
IGREJA DE HALLGRÍMUR
Hallgrímskirkja é a igreja mais alta da Islândia e a sexta estrutura mais alta do país - possui 74,5 metros de altura. É uma igreja evangélica luterana, com arquitetura modernista, iniciada em 1945 e terminada apenas em 1986. A entrada é gratuita, e não é só por fora que ela é bonita. A decoração interna é de arrepiar, com diversos vitrais lindos, diversas pinturas e esculturas, como uma bela pia bastimal feita de basalto e cristal e um órgão com 5.275 tubos.
PERLAN
O Perlan é um museu que abriga a exposição “As Maravilhas da Islândia”, e fica localizado numa estrutura em forma de cúpula de vidro. Foi construído em 1988, em cima de seis tanques de água que abasteciam a cidade. Hoje, o local possui café, restaurante com vista incrível e o incrível museu. Com tecnologia de ponta, o museu mostra as formas geológicas incríveis que existem no país: gêiseres, vulcões, geleiras e artefatos vikings. Uma das atrações que mais chama a atenção é a caverna de gelo com 100 metros de comprimento e feita com 35 toneladas de gelo.
E aí, gostou de Reykjavik?
Por Lid Capitani
Atualizado em 19 Fev 2020.