São João del-Rei é uma charmosa cidade histórica que faz parte da Estrada Real, caminho que liga Minas Gerais a São Paulo e Rio de Janeiro e que foi construída com o intuito de servir como passagem para o ouro e diamante que eram extraídos das minas na época da coroa portuguesa.
São João del-Rei é uma das mais importantes e antigas cidades mineiras quando falamos sobre a época da colonização. O local nasceu em 1702, às margens do Rio das Mortes, pelas mãos de bandeirantes paulistas. Embora guarde o agito de uma cidade interiorana mineira, o destino ainda consegue manter suas raízes e revelar aos turistas incríveis pontos históricos.
A melhor forma de conhecer São João del-Rei em sua essência é percorrer suas ruas de paralelepípedos, sem pressa. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com lugares imperdíveis para conhecer por lá:
CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico de São João del-Rei é um dos mais bem preservados do Brasil. A dica é dedicar um dia inteiro para andar e conhecer cada cantinho que abriga dezenas de construções tombadas pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional].
ROTEIRO DAS IGREJAS
O que seria da época da coroa portuguesa se não fossem as (muitas) igrejas históricas? Em São João del-Rei elas são atrações imperdíveis, já que foram construídas com muitos detalhes e ornamentos, sendo muito mais do que um símbolo religioso. O destaque fica por conta da Igreja São Francisco de Assis, que foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O local conta com características barrocas e detalhes em ouro.
FUNDAÇÃO TANCREDO NEVES
A Fundação Presidente Tancredo Neves é um museu que tem a responsabilidade de preservar e disponibilizar ao público o acervo referente à memória do ex-presidente. Ao todo são nove salas de exposição que reconstituem toda a vida do ex-presidente, desde sua infância até a sua morte, em 1985.
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA
Um roteiro turístico bem diferente é o passeio de Maria Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes. O trem percorre os 12 km que separa as cidades, passando por rios, serras e incríveis paisagens. As saídas ocorrem aos finais de semana (sexta, sábado e domingo) e os ingressos são adquiridos apenas nas bilheterias das cidades.
PINTURAS RUPESTRES
Você sabia que é possível ver pinturas rupestres em Minas Gerais? O passeio, que geralmente passa batida em um roteiro tradicional de turismo, é uma das surpresas positivas que se tem em São João del-Rei. Os desenhos estão na Serra do Lenheiro, bem próximo à cidade, por isso, é indicado contratar o passeio em uma agência de turismo e explorar a região.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 14 Ago 2019.