Parece trivial mas não custa lembrar, especialmente você, turista com ares de explorador urbano: toda cidade guarda segredos. Descobrir novos lugares soa como um mantra para quem busca os prazeres da gastronomia. E Lima é generosa.
Hoje, todo cozinheiro peruano, anônimo ou pop star, se orgulha da sua gastronomia, do reconhecimento local ou internacional e investe mais e melhor no seu negócio. Um sucesso aqui, outra ousadia ali e a paisagem da cidade está, em definitivo, renovada.
Além dos muitos restaurantes espetaculares, não deixe de experimentar o saboroso café peruano, cultivado em distintas micro-regiões do país, ou o prestigiadíssimo cacau chuncho, considerado uma iguaria por qualquer expert no tema. Saiba também que os vinhos peruanos evoluíram muito em qualidade e que as quatro variedades de Pisco ganharam até direito a um museu em Lima (El Museo del Pisco).
Bem-vindos ao espetacular mundo da gastronomia peruana. Do caro ao raro, Lima é uma festa quando o assunto envolve talheres e talentos. E ainda tem gente que se surpreende com a quantidade de restaurantes peruanos entre os 50 melhores do mundo. Não existem coincidências.
Confira algumas dicas de onde comer (e o que comer) em Lima:
O centro do sucesso
O ambiente teatral do restaurante Central, eleito o melhor do mundo em 2023 segundo a prestigiosa revista inglesa The Restaurant, é um convite para percorrer o território peruano e conhecer a potência dos seus ingredientes.
Segredos à venda
Ao lado do salão principal, há um ambiente menor, uma espécie de loja discreta, onde é possível comprar vários produtos gastronômicos, além das lindíssimas cerâmicas artesanais que contracenam com as iguarias da degustação.
Decomposição formal
No detalhe, elementos que compõem os diferentes menus-degustação oferecidos pelo Central.
Vitrine de sabores
Na bancada moderna do restaurante, peixes secos pendurados fazem parte do ambiente teatral.
Azuis em profusão
A cerâmica é azul, a porção possui diferentes azuis e pretos. A criatividade vai além do sabor. É difícil resistir à beleza rústica do Central.
Mimetismo andino
As batatas preparadas à maneira andina, rústica, se confundem entre as pedras quentes.
Papas voladoras
Conhecidas como “batatas voadoras” ganharam esse apelido porque não nascem no chão e sim na copa das árvores.
Chocolate gourmet
Sobremesa feita com 100% cacau Chuncho, considerado por muitos experts entre os melhores do mundo.
Mayta, entre os 50 melhores do mundo
Entrada do restaurante Mayta, que significa, na língua aimara, terra nobre. O chef Jaime Pesaque oferece gastronomia peruana contemporânea.
Madeira e luz
O Mayta tem um ambiente despojado, moderno, com ótima iluminação natural.
Arroz selado
Arroz com camarões, emulsão de coral, sucos de chupe (uma espécie de guisado feito com peixes e frutos do mar), huacatay (também conhecida como menta peruana).
Tallarines
Massa caseira, com ragu de ossobuco e langostinos.
“Pasta rellena”
Massa caseira recheada com milho, aji amarillo (uma espécie de pimentão amarelo) e queijo curado.
Entrada imperdível
No Mayta, uma excelente entrada é o pulpo tostado (povo grelhado), preparado à perfeição.
Ambiente alegre
Pioneiros da revolução promovida pela alta cozinha peruana, o restaurante Astrid y Gaston sempre figurou entre os melhores do mundo. No alegre ambiente do balcão, é possível provar excelentes drinks feitos com Pisco e até mesmo jantar.
Reserva antecipada
A fama do Astrid y Gaston mantém, há duas décadas, o gigantesco e antigo palacete, conhecido como “Casa Moreyra”, sempre lotado. Sem reserva, impossível!
Um clássico
Siga o ritual. Se você visita o Astrid y Gastón pela primeira vez, prove ali mesmo um dos melhores cebiches da sua vida. Começou nesta mesma cozinha a gestação de outro mega sucesso da dupla na cidade: o restaurante La Mar Cebicheria, que ostenta enorme fila nos fins de semana.
Ótima opção vegetariana
Alta gastronomia para vegetarianos: ocas assadas em churrasco limenho. A oca é um dos muitos tubérculos andinos e tem um gosto que se aproxima da mandioquinha.
Atum perfeito
Difícil resistir ao atum grelhado do A&G, escoltado por lâminas de batatas assadas e empilhadas.
Sabor de matcha y cardamono
Chessecake de chá verde, com base de massa feita com gergelim, compota de frutas vermelhas e creme de cardomono e mel limenho com menta peruana.
El Pan de la Chola
O ambiente amplo, com pé direito duplo, e a arquitetura arrojada são marca registrada desta padaria “muy” estilosa de Lima, a Pan de la Chola.
Padaria, pizzaria casual e brunch
Os excelentes pães e pizzas feitas com processo de fermentação natural fazem do Pan de la Chola uma referência imperdível em Lima. Até casamentos modernos são celebrados no Pan de Chola.
Um café peruano digno de nota
Com ambiente alegre, descontraído e um toque rústico, a Puku Puku cafés aposta na excelência da produção peruana
Uma marca em ascensão
Vendidos na própria cafeteria ou pela internet, os Cafés Puku Puku tem todas as qualidades que os amantes da bebida apreciam. Oferece vários tipos de cafés, sempre de uma única origem conhecida, cultivados em micro-lotes de pequenos produtores.
Mimos gastronômicos
Em Lima, os hotéis Pullman, tanto em Miraflores como em San Isidro, sabem mimar seus hóspedes. Gentileza sem igual é poder encontrar maravilhosos docinhos de boas-vindas. A melhor companhia para apreciar as cápsulas de café Illy presentes nas suítes.
Infusiones La Fidelia
No café da manhã do hotel Pullman é possível ter ao alcance da chícara uma caixa completa com os excelentes chás premium peruanos da marca La Fidelia.
Ambiente moderno
O hotel Pullman de San isidro oferece diferentes ilhas de alimentos com um dos melhores cafés da manhã da cidade, incluindo toda a sorte de grãos peruanos e croissants fresquíssimos.
Brunch
Um café da manhã só é completo se a oferta de ovos for generosa. O Pullman prepara oferece de ovos mexidos ao clássico omelete, como também ovos beneditinos e french toasts. O melhor do Peru e da França num único espaço.
Por Silvio Giannini
Atualizado em 2 Out 2023.