Os pastéis de nata, ou pastéis de Belém, são doces muito tradicionais em Portugal. Sua receita é original da Fábrica de Pastéis de Belém, em Lisboa, e permanece segredo. O café fica no bairro de Belém, e foi ali que começou a tradição do doce.
A receita data de 1834, quando o Mosteiro dos Jerônimos (outro ponto turístico de Lisboa) passava por momentos de necessidade. Para arrecadar fundos, um clérigo decidiu começar a vender pastéis em uma loja ao lado do mosteiro. A zona de Belém, por mais distante que fosse de Lisboa na época, atraía muitos turistas por causa do Mosteiro e da Torre de Belém. Os visitantes logo começaram a saborear o pastel de nata que ganhou fama.
Em 1837, começaram a fabricar os pastéis de belém entre outros chefes, seguindo a receita secreta do mosteiro. Foi transmitida e ainda hoje é conhecida apenas pelos mestres pasteleiros que a fabricam artesanalmente na ‘oficina do segredo’.
Agora que você já conhece a história, é o momento de conhecer o pastel de nata em sua terra natal. Confira os locais mais famosos para comer pastel de nata em Portugal.
Fábrica da Nata
Localizada em pontos estratégicos de Lisboa e Porto, a casa é perfeita para você comer um pastel de nata no meio da tarde, enquanto passeia pelas cidades. Em Lisboa, é possível assistir a fabricação dos pastéis de uma vitrine. O interior da loja é de impressionar, com os famosos azulejos azuis portugueses, lustres e sofás. O pastel também não deixa a desejar, é um dos mais baratos dentre as pastelarias, mas que também são deliciosos em sua textura e recheio.
Endereço:
Lisboa - Praça da Figueira, 18B, Rossio
Porto - Rua de Santa Catarina, 331/335
Confeitaria Nacional
A Confeitaria mantém a tradição das pastelarias vivas desde 1829, com o interior todo trabalhado na arquitetura da época. Todos os doces são feitos artesanalmente no local e suas receitas seguem a tradição – algumas são do tempo de sua inauguração. Em Lisboa, a sede fica no centro da cidade, porém, foi inaugurada uma filial do lado do cartão postal da cidade: a Torre de Belém.
Endereço:
Lisboa - Praça da Figueira, 18 B Baixa
Fábrica Pastéis de Belém
No Brasil, há o costume de chamar qualquer pastel de nata de pastel de belém, porém, em Portugal, estes só são chamados assim quando produzidos na fábrica original. Com certeza um ponto turístico que não pode ser esquecido em Lisboa é a Fábrica Pastéis de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerônimos. As filas podem ser grandes, principalmente no verão – então, não se assuste. O segredo é ou pegar a fila para comer no caminho ou sentar no grande salão do café e aguardar.
Endereço:
Lisboa - Rua de Belém, 84-92, Belém
Nata Lisboa
Outra rede que leva a tradição dos pastéis ao país inteiro. Apesar de ser uma rede nova, fundada em 2012, ela já possui cerca de 30 lojas, em Portugal e no mundo, com filiais na Espanha, em Berlim, Amsterdã e Abu Dhabi. Porém, além de prestar ao turismo, a franquia possui lojas no interior de Portugal, em cidades como Leiria, Guarda e Barcelos. Aguarde uma fornada sair quentinha para experimentar a delícia de seus pastéis de nata.
Endereço:
Porto - Rua das Flores, 291; Rua de Santa Catarina, 499
Lisboa - Rua da Prata, 78
Foto: Reprodução/Instagram Nata Lisboa | Reprodução/Instagram Nata Lisboa
Pastelaria Aloma
A pastelaria em Lisboa tem mais de 70 anos de história e também possui um pastel de nata delicioso. Você pode encontrar uma caixinha dos pastéis de Aloma em várias lojas em Lisboa, como no aeroporto, na loja Portfolio, no El Corte Inglés, além de sua sede no Campo Ourique. Seu nome veio de um filme que era exibido em 1943, época de sua inauguração, chamado “Aloma of the South Seas”. Em homenagem ao filme, colocaram o nome da personagem principal, Aloma, em sua pastelaria.
Endereço:
Lisboa - R. Francisco Metrass 67
Foto: Reprodução/Instagram Pastelaria Aloma / Reprodução/Instagram Pastelaria Aloma
Padaria Portuguesa
A Padaria Portuguesa é uma rede de padarias espalhadas por Portugal que vende pães e bolos à preços acessíveis. Fundada em 2010, a padaria possui um ar moderno. A visão do estabelecimento é levar os costumes de Lisboa ao país inteiro a fim de retomar a tradição das padarias de bairro.
Endereço:
Lisboa - Rua Áurea, 175; Praça Luís de Camões, 44 – Bairro Alto; Rua Belém, 46 – Belém.
Manteigaria
Fundada em 2014, a manteigaria logo conquistou os locais e turistas com sua receita. A primeira loja foi aberta no bairro do Chiado, em Lisboa, depois, outra foi aberta no Mercado da Ribeira. No passado de Portugal, manteigarias e leitarias eram espaços destinados à produção e venda destes produtos e seus derivados. Hoje, são minoria na ruas e muitos foram transformados em cafés e restaurantes.
Endereço:
Lisboa - Rua do Loreto, 2, Chiado / Mercado da Ribeira, Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré
Porto - Rua de Sá da Bandeira, 115
Natas D'Ouro
O diferencial do Natas D’Ouro são suas receitas de pastéis de nata que fogem do tradicional, de sabores como: pastel de nata de chocolate, de laranja, de limão e de vinho do porto em formato de barco Rabelo. Além de possuir lojas em Porto, também está presente no cais da cidade de Gaia, do outro lado do rio Douro, que divide as duas cidades. É a pedida certa para quem quer experimentar as delícias de Portugal e o famoso vinho do Porto
Endereço:
Porto - Rua de Sá da Bandeira, 115
Gaia - Avenida de Ramos Pinto, 610
Por Lidia Capitani
Atualizado em 26 Ago 2019.