Nem sempre os lugares mais visitados são os melhores, inclusive, temos diversas matérias para quem quer sair um pouco dos circuitos turísticos principais. Mas no caso dos museus, existe um motivo para alguns deles receberem milhões de turistas e locais por ano: pessoas que vão em busca de ver um quadro de Picasso, uma bandeira levantada por Mao Tsé-Tung, módulos espaciais que fizeram história ou uma relíquia como a Pedra de Roseta.
Para ajudar na escolha do seu próximo destino, o Guia da Semana listou alguns dos museus mais visitados do mundo e conta um pouco sobre cada um deles. Confira:
Museu Nacional da China | Pequim, China
O Museu Nacional da China recebe mais de sete milhões de visitantes por ano, e hoje é considerado o museu que mais recebe visitas no mundo. Fundado em 2003, ele surgiu quando uniram dois antigos museus que ficavam no local, o Museu Nacional de História Chinesa e o Museu Nacional da Revolução Chinesa, com uma área total de 192 mil metros quadrados. Ao visita-lo você pode apreciar exibições que exploram história chinesa moderna e antiga. Lá, você pode ver, por exemplo, a bandeira que Tsé-Tung levantou em outubro de 1949, quando proclamou a República Popular da China. A entrada é gratuita.
Museu do Ar e do Espaço | Washington, EUA
Esse museu na capital dos Estados Unidos recebe quase tanta gente quanto o Museu Nacional da China. Lá, você encontra a maior coleção de artefatos relacionados a voo no mundo, incluindo a cabine de comando da Apolo 11, a foto mais antiga de uma aeronave, o módulo espacial da famosa Discovery e muito mais! A entrada é gratuita.
Museu do Louvre | Paris, França
Além de um monumento histórico em Paris, o Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo. Inaugurado em 1973, o lugar guarda quase 40 mil objetos que datam desde a pré-história até o século 21, dispostos em uma área de mais de 72 mil metros quadrados. O Palácio do Louvre, onde está localizado o museu, foi originalmente construído como uma fortaleza para o rei Filipe II no início do século 13. O valor da entrada é de 17 euros para brasileiros, mas todos podem entrar de graça no primeiro domingo do mês, de outubro a março, e no dia 14 de julho, feriado nacional. Planeje sua viagem para passar em Paria nesses dias!
Museu Nacional de História Natural | Washington, EUA
O Museu de História Natural em Washington é um museu de história natural que mais recebe visitantes no mundo. Lá você pode encontrar cerca de 126 milhões de artefatos, que incluem espécies de plantas, animais, fósseis, meteoritos e objetos culturais humanos. A atração mais popular é a réplica em tamanho real da gigante baleia-franca-do-atlântico-norte, que chega a ter 16 metros de comprimento. A entrada é gratuita.
Museu Metropolitano de Arte | Nova York, Estados Unidos
A maior e mais popular galeria de arte dos Estados Unidos tem uma coleção permanente que cobre mais de cinco mil anos de arte, desde o Egito Antigo até obras americanas contemporâneas, passando por europeus como Velázquez e Van Gogh. O prédio principal foi fundado em 1870 e está localizado no famoso Central Park. O preço para adultos de fora de Nova York é de 25 euros.
Museu Britânico | Londres, Inglaterra
Fundado em 1753, o Museu Britânico em Londres foi o primeiro museu nacional público do mundo. Naquela época, ele recebia cerca de cinco mil visitantes por ano, hoje são cerca de seis milhões. O museu guarda cerca de oito milhões de objetos divididos entre departamentos que cobrem história asiática, Oriente Médio, Antigo Egito e muito mais – é lá que fica a famosa Pedra de Roseta, por exemplo. Assim como grande parte dos museus britânicos, a entrada é gratuita, mas você pode contribuir na entrada ou na saída com o valor que desejar.
Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai | Xangai, China
O museu fundado em 2001 em Xangai faz exposições sobre viagens espaciais, robôs, saúde, aranhas e muito mais. É o segundo museu mais visitado da China e promove exibições de filmes educativos em suas salas de cinema, que compõe o maior cinema de educação em ciência da Ásia, com cerca de 10 mil exibições por ano. Os valores variam dependo da atração escolhida.
Galeria Nacional | Londres, Inglaterra
The National Gallery em Londres é a maior galeria de arte do Reino Unido e recebe mais de seis milhões de visitantes por ano. O museu foi fundado em 1838 na Trafalgar Square, no centro da capital, e expõe uma coleção de obras de arte europeia produzidas entre os séculos 13 e 19. De Velázquez a Van Gogh, o museu guarda mais de 2300 pinturas. A entrada é gratuita.
Museus do Vaticano | Cidade do Vaticano
Os Museus do Vaticano são um complexo de museus e galerias que começaram durante o século 18. O complexo inclui diversas obras apropriadas pela Igreja Católica, incluindo artefatos do Egito e da Roma Antiga, tapeçarias dos séculos 15 a 17 e até arte religiosa moderna e contemporânea. Depois de andar por 54 galerias, você chega à Capela Sistina, com as famosas pinturas de Michelangelo. A entrada para adultos custa 17 euros.
Tate Modern | Londres, Inglaterra
O Tate Modern é um museu de arte moderna que faz parte do grupo de museus que incluem o Tate Britain, Tate Liverpool, Tate St. Ives e Tate Online. O prédio de sete andares às margens do Rio Tâmisa recebeu o museu em 2000 e hoje recebe mais de cinco milhões de visitantes por ano. A entrada para as exposições permanentes, que incluem trabalhos de artistas como Pablo Picasso e Henri Matisse, é gratuita. As exposições itinerárias têm preços variados e valem muito a pena.
Atualizado em 5 Abr 2018.