O tradicional safari é aquele feito na savana africana, com pessoas de chapéu e binóculo à procura de um leão ou um elefante. Mas, ainda que a África continue sendo o principal destino do mundo para quem procura esse tipo de turismo de observação de vida selvagem em grupos, todos os outros continentes também oferecem passeios similares, com animais incríveis e uma experiência única.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 países ideais para fazer um safari - tem opções para todos os gostos! Confira:
África do Sul
Para o seu primeiro safari africano, a escolha certa é provavelmente a África do Sul. Não é um destino para os que querem se aventurar ao máximo, mas é o ideal para quem quer explorar a vida selvagem africana sem sair muito da zona de conforto. Diversas empresas oferecem experiências de safari em vários cantos do país. Um parque muito popular é Kwandwe, em Grahamstown, uma cidade no sul do país, onde você vai encontrar os animais mais populares: leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Mas por lá você encontra até safaris de observação da vida marítima.
Namíbia
Se você curte uma viagem pouco planejada e sem necessidade de estar sempre acompanhado de um guia, voe para a Namíbia, alugue um carro e explore o país por si só. O país ao norte da África do Sul tem ótimas estradas, cidades com boa infraestrutura e opções de acomodação, um povo hospitaleiro e, claro, paisagens fascinantes com grande número de animais selvagens para o safari dos seus sonhos. A dica para começar é visitar o deserto de sal de Sossusvlei, não muito longe da capital Windhoek, no Namib Naukluft National Park. O lugar é um dos principais destinos no país e lá você pode avistar o famoso órix, além de avestruzes e cavalos selvagens.
Tanzânia
A Tanzânia é uma dos principais destinos africanos para aqueles que buscam um safari. O país guarda uma grande quantidade de opções, tanto para aqueles que estão fazendo esse tipo de turismo pela primeira vez, quanto para aqueles que querem se aventurar mais. O norte do país é a região mais procurada pelos iniciantes graças à grande quantidade de parques disponíveis como o Parque Nacional do Lago Manyara, ideal para ver flamingos, e o Ngorongoro, onde você vai conseguir avistar enormes elefantes. Os turistas costumam descer no Aeroporto Kilimanjaro, aos pés do famoso Monte Kilimanjaro, e estabelecer base na cidade de Arusha antes de partir para a exploração.
Quênia
Se você procura o mais tradicional dos safaris, vá para o Quênia, lugar onde provavelmente o safari nasceu. Depois de pousar em Nairobi, a capital do país e uma cidade cosmopolita que merece algum tempo para ser explorada, você provavelmente terá que pegar um avião menor para chegar em uma região adequada para safaris, já que a região perto da capital não é a melhor. Um lugar popular é a Reserva Natural Masai Mara, onde você verá todos os famosos felinos, girafas e gazelas.
Madagascar
Madagascar é uma África à parte. Por ser uma ilha, é casa de animais que você não vai encontrar em safaris pelo continente - mais da metade das espécies que você vai encontrar por lá é endêmica, ou seja, só existe lá! As estrelas do país, é claro, são os famosos lêmures. Algumas empresas de turismo, inclusive, oferecem safaris de observação exclusiva dos simpáticos primatas. Mas o país tem muito mais! Depois de estabelecer sua base em Antananarivo, você pode decidir o melhor jeito de apreciar a vida selvagem, que inclui belos pássaros e sapos.
Índia
A Índia é famosa pelo seu tão conhecido Taj Mahal, mas também é casa do talvez tão famoso quanto tigre-de-bengala. No centro do país, perto da cidade de Nagpur, se concentram algumas reservas naturais onde você pode ficar de cara com esse grande felino e outras espécies incríveis de animais como corujas e o peculiar urso-beiçudo. Então, quando for visitar o Taj Mahal, não deixe de programar um safari!
Chile
Quem disse que a América Latina também não tem sua cota de bons safaris? O Pantanal mesmo é uma ótima opção! Mas falando de destino internacionais, a dica é voar para o Chile e programar um safari pelo Atacama, pela Patagônia ou pelos dois. Encontre guanacos, o parente selvagem da lhama e da alpaca, os elegantes condor andino, os flamingos chilenos e, claro, a estrela da região, o famoso puma.
Noruega
Quando você pensa em safari certamente não pensa nas paisagens gélidas dos países nórdicos, mas a Noruega oferece experiências incríveis! Na costa do arquipélago de Vesterålen, você pode observar de perto gigantes baleias. No verão, você encontra as cachalotes, já no inverno você pode ver as famosas orcas e baleias-jubarte. Já na ilha de Svalbard, que guarda a comunidade humana mais ao norte do mundo, você pode fazer safaris para apreciar ursos polares, além de muitos pássaros e a simpática raposa-do-ártico.
Austrália
Não deve ser surpresa para ninguém que a Austrália é um ótimo país para observar a vida selvagem, dado o fato de que é casa dos mais esquisitos animais, dentre cangurus e coalas. Na Austrália você pode encontrar safaris por todo o país. Se quiser ver cangurus, escolha qualquer um, pois o animal está espalhado por todo o território nacional, desde desertos a florestas e praias. Outros animais incluem o dingo, uma espécie de cachorro selvagem e tubarões-baleia. Se quiser ver o maior número de animais possível, procure por um safari na Ilha Kangaroo, na costa de Adelaide.
Rússia
É evidente que vida selvagem não falta no maior país do mundo. A Rússia oferece uma grande variedade de opções de turismo selvagem. Na região da Sibéria, por exemplo, você pode encontrar grupos do maior tigre do mundo, o tigre siberiano. Na península de Kamchatka, você pode contratar guias que vão levá-lo em um safari ideal para encontrar ursos pardos. Já se pardo não é sua cor, o norte do país também tem os famosos ursos polares.
Atualizado em 5 Ago 2019.