Os brasileiros podem viajar sem precisar de visto de turista em mais de 150 países do mundo, entretanto, existem lugares em que a burocracia é maior, dificultando (e muito) a entrada nesses destinos.
É certo que alguns países pedem uma mínima documentação para liberar o visto de turismo, bastando fazer uma solicitação online e pagar uma pequena taxa. Por outro lado, há países que exigem até mesmo um roteiro detalhado da viagem – sem falar na enorme papelada.
Como toda viagem é feita de planejamento, nada melhor do que se informar e descobrir o que é necessário para conseguir o visto para o país que pretende visitar. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com os 5 países mais burocráticos quando o assunto é ‘visto de turismo’. Confira abaixo:
BUTÃO
Viajar para Butão é como se teletransportar para outro mundo – longe de todas as tecnologias, redes de fast-food e da correria do dia a dia, o local parece que parou no tempo! Rodeado pelas majestosa Cordilheira do Himalaia, o destino encanta por sua simplicidade e rica cultura, transformando qualquer paisagem em uma verdadeira obra de arte. Parte desse isolamento se dá pelo fato do Butão ter se aberto ao turismo apenas em 1974, ou seja, não recebe quase nenhuma influência das tecnologias e do mundo ocidental.
Um dos lugares mais espetaculares do país é o Ninho do Tigre, um grande templo sagrado construído na beira de um precipício. Considerado um lugar muito sagrado para os budistas, o Templo abriga o Monastério de Taktshang, que foi construído em 1692 em meio às pedras da montanha – dizem que meditar por lá equivale a três meses de meditação em qualquer outro lugar do mundo.
COMO ENTRAR NO PAÍS
Os turistas que querem conhecer Butão precisam estar cientes que é necessário pagar uma taxa por dia para desbravar o país. São cerca de R$ 200 (dia) – nesse valor, estão inclusos passeios turísticos, guia para acompanhar as visitas e hospedagem. Outra complicação é que apenas as companhias aéreas do Rei desembarcam por lá e não se vende a passagem avulsa, apenas agências de turismo do Butão podem comprá-las. Ou seja, todo processo de visita e pedido de visto precisam ser realizados através das agências de viagem do próprio país. Eles que te informam o valor total da viagem.
Por esses motivos, viajar para o Butão nem sempre é uma boa opção para quem não quer gastar muito. Além da taxa diária, o custo de vida para o estrangeiro costuma ser mais caro. No final, o turista acaba não tendo muita opção de escolha, visto que a própria agência acerta o hotel, refeições e cronograma. Fica ao visitante opinar apenas na classe do hotel (3, 4 ou 5 estrelas), quantos dias deseja ficar e os tipos de passeios que deseja fazer. Diferente, né?
CHINA
A China é um daqueles destinos que muito se ouviu falar, mas pouco se sabe sobre aonde ir e o que fazer. Por ter uma grande área, as possibilidades do turista são infinitas, mas é claro que existem destinos mais famosos que outros. Socialista, o país ainda guarda certa distância do ocidente, embora seja possível encontrar um pouco dos dois mundos por lá: lugares que pararam no tempo e lugares que são supertecnológicos.
Construída durante dois milênios, a Grande Muralha da China já foi símbolo de proteção do país e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados, sem mencionar que é uma das Sete Maravilhas do Mundo! Outro lugar que vale a visita é a cidade de Hong Kong, que conta com o maior número de arranha-céus no mundo! Muitos apelidam o lugar de "China Capitalista" já que por lá há muitos shoppings, boutiques e transportes de primeira linha.
COMO ENTRAR NO PAÍS
Conhecer a China era algo praticamente impossível, uma vez que havia muita burocracia. Hoje em dia, o processo do visto está mais fácil, mas ainda exige muito do turista. É necessário levar em uma das três embaixadas da China do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília) uma série de documentos, entre eles Passaporte Válido, formulário preenchido (imprimir no site da embaixada), cópia das passagens de ida e volta, cópia do cronograma detalhado da viagem, cópia dos vouchers de hospedagem e comprovante de renda.
Todos esses papéis devem ser entregues na embaixada, por isso, quem não mora nessas cidades encontra um pouco de dificuldade já que eles costumam emitir visto apenas para quem mora nesses locais. Por isso, é necessário entrar em contato com a embaixada e pedir informações específicas sobre sua região.
JAPÃO
Para quem gosta de explorar destinos exóticos e excêntricos, o Japão é um dos lugares que merecem entrar para a lista de próximas viagens. Unindo tecnologia, religião e uma gastronomia exótica, por lá não existe passeio ruim: qualquer lugar visitado apresenta um universo totalmente diferente do que estamos acostumados.
Tóquio é geralmente o destino mais buscado por quem visita o país, sendo a porta de entrada e base para quem quer explorar a região. Seus arranha-céus vivem pacificamente com templos e áreas verdes, transformando a capital do Japão em um destino perfeito para agradar até os turistas mais exigentes. A região de Akihabara é considerada um dos melhores lugares do mundo para conferir as novidades tecnológicas. Além disso, o local conta com preços ótimos.
COMO ENTRAR NO PAÍS
Para conseguir um visto de turista no Japão é necessário fazer um passo-a-passo. No geral, qualquer pessoa consegue fazer tudo sozinha, mas, ainda sim, exige um certo trabalho. Primeiramente, é necessário ir ao consulado (físico ou pelo site) e fazer a solicitação do visto.
Depois de preencher todas as informações necessárias e a autorização ser aprovada, é preciso levar ao consulado uma série de documentos autenticados. Entre eles estão cópia do passaporte, cópia da passagem de ida e volta, declaração de imposto de renda e documentos que comprovem a finalidade da viagem. Para turismo, é necessário preencher um cronograma de viagem que eles disponibilizam no próprio site da embaixada. No formulário, eles pedem que o turista indique as cidades que serão visitadas em cada data e o contato dos hotéis onde ficará hospedado.
VIETNÃ
O Vietnã é um daqueles destinos que geralmente passam batidos por quem viaja para a Ásia. Espremido entre os famosos do Sudeste Asiático, o local conta com grandes surpresas. Mantendo suas essências e cultura, o destino conta com cidades agitadas, vilarejos charmosos e praias paradisíacas.
Hanói, capital do Vietnã, é um dos lugares incríveis do destino. Cheio de agito e movimento, o local consegue preservar suas essências e mostrar ao turista o verdadeiro Vietnã sem precisar abrir mão do conforto e agito. É de lá que saem os principais passeios pela região, entre eles, o que leva até o principal cartão postal do país: Halong Bay.
COMO ENTRAR NO PAÍS
Existem três maneiras de conseguir o visto para o Vietnã. A primeira forma é através da embaixada em Brasília – é necessário levar até lá o passaporte e documentos necessários. Caso não more próximo, eles aceitam o envio dos documentos por Correios. Os documentos necessários estão descritos no site da Embaixada do Vietnã no Brasil.
Outra maneira é pedir o visto através de outras embaixadas pelo mundo, já que o governo não restringe que cidadãos brasileiros emitam seu visto para o Vietnã em seu país de origem. Porém, ainda são necessários alguns documentos que estão especificados no site oficial.
A última maneira, e mais comum, de se obter o visto é através da chegada no país. Neste caso, é necessário chegar ao país por algum dos aeroportos internacionais e solicitar o Visto de Chegada – para isso é necessário conseguir primeiro uma carta de aprovação: o turista deverá contratar antes da viagem um agente de turismo vietnamita que produza uma carta de aprovação em seu nome. Depois de recebida e impressa, esta carta deverá ser apresentada no balcão do aeroporto.
ESTADOS UNIDOS
Um dos destinos preferidos de férias dos brasileiros está dificultando cada vez mais a entrada no país. É certo que o turismo é uma das maiores fontes de negócios de várias cidades dos Estados Unidos, mas, infelizmente, muita gente usa dessa estratégia para entrar e permanecer ilegalmente no país. Por isso, as políticas de visto estão cada dia mais rigorosas.
Nova York, uma das cidades mais visitadas por brasileiros, é também aquele lugar onde você encontra MUITAS opções gastronômicas, de entretenimento e cultura. O que mais encanta os turistas é o charme de suas construções rodeadas por lojas, restaurantes e arranha-céus. Andar por suas ruas, visitar seus parques e andar nos táxis amarelos é como entrar num filme de Hollywood – ficando com aquela sensação de que já conhece o local sem mesmo ter visitado.
COMO ENTRAR NO PAÍS
O primeiro passo para obter o visto americano é preencher o formulário DS-160, disponível no site da Embaixada Americana. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas o site tem um mecanismo que traduz perguntas para o português. Após fazer o pagamento da taxa e aguardar o prazo exigido para confirmação do pagamento, é necessário começar a fase de agendamento da entrevista pessoal, sendo possível selecionar uma data pelo site e no dia certo comparecer a Embaixada Americana com toda a documentação exigida.
Antes da última etapa, que é a entrevista, é necessário comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para complementar a solicitação do visto. Uma dica para se sair bem na entrevista é manter a calma e falar sempre a verdade, confirmando os dados que apresentou no formulário.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Jan 2019.