Quando se trata de construir um prédio para sediar o governo de um país, conter gastos geralmente não é uma preocupação, o que é apenas comprovado quando olhamos para edifícios grandiosos como o nosso Palácio do Congresso ou a famosa Casa Branca estadunidense. Uns tem estilos mais ousados, enquanto outros são clássicos palácios de contos de fadas - todos, no entanto, são um deleite para quem se interessa por política, história ou arquitetura.
Pesando nisso, o Guia da Semana listou 10 palácios governamentais incríveis que você pode visitar ao redor do mundo. Confira:
Palácio do Congresso Nacional | Brasília, Brasil
O nosso Palácio do Congresso Nacional, cartão postal do Brasil, não poderia faltar na lista. Inaugurado em 1960, o edifício é hoje referência de arquitetura no mundo e foi projetado pelo mundialmente respeitado Oscar Niemeyer, que também é o responsável por grande parte dos prédios de Brasília, como o Palácio do Planalto, do Jaburu e da Alvorada, assim como a própria cidade. Seu verdadeiro nome é Palácio Nereu Ramos e ele abriga o Senado e a Câmara dos Deputados dentro das duas semiesferas e, entre elas, nas torres gêmeas e diversos escritórios.
Casa Branca | Washington D.C., EUA
A famosíssima Casa Branca, em Washington D.C., também é outra que não poderia faltar na lista. Bem mais antiga que qualquer prédio em Brasília, o edifício foi inaugurado em 1800 e desde então serve como residência oficial do Presidente dos Estados Unidos e sede oficial do poder executivo no país. O palácio já passou por mais de duzentos anos de história, incêndios e atentados, mas continua ainda hoje sendo um dos prédios mais famosos e admirados ao redor de todo o mundo.
Casa Rosada | Buenos Aires, Argentina
Inaugurada em 1898, a famosa Casa Rosada, em Buenos Aires, não é a residência oficial do presidente argentino, como muitos costumam pensar, mas somente seu local de trabalho, sede do poder executivo. Localizado na Plaza de Mayo, um dos mais importantes logradouros do país, espaço de manifestações culturais e políticas, o palácio leva esse nome por conta de sua evidente cor rosada. Lá também se encontra um museu com artigos e informações de todos os governantes do país.
Palácio do Reichstag | Berlim, Alemanha
Reichstag é o nome do prédio que sedia as atividades do parlamento da Alemanha, em Berlim. Inaugurado em 1894, o prédio não foi utilizado pelo parlamento alemão durante o período nazista e só voltou a ter sua função primeira depois da queda do Muro de Berlim, quando foi reconstruído e reinaugurado em 1999. Visitantes podem conhecer a famosa cúpula de vidro, que pode ser vista na foto, por dentro. De lá também se pode ter uma bela vista da capital alemã.
Edifício do Parlamento Escocês | Edimburgo, Escócia
De arquitetura ousada, o Edifício do Parlamento Escocês, localizado em Edimburgo, foi consideravelmente polêmico à época de sua construção, entre 1999 e 2004. Depois disso, no entanto, se tornou um orgulho dos escoceses e até recebeu o Prêmio Stirling de arquitetura e design. Durante a obra, tudo foi pensado para ser sustentável, desde sua posição até os materiais usados, incluindo painéis solares. Vale a pena fazer um tour guiado no local, pois ele é ainda mais surpreendente por dentro - mal parece um lugar associado a políticos e burocratas.
Palácio de Westminster | Londres, Inglaterra
O Palácio de Westminster, em Londres, é o lugar onde se encontram as câmaras do Parlamento Inglês. Às margens do Rio Tâmisa, não é difícil entender por quê um prédio que foi primeiramente construído no século 11 e reconstruído no 19 é ainda hoje um dos principais cartões postais da Inglaterra. O complexo inclui o famoso Big Bem, nome comum tanto do relógio quanto da torre, que oficialmente é chamada Elizabeth Tower, em homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. O palácio também está inscrito na lista de patrimônios da humanidade da Unesco.
Casa do Parlamento da Austrália | Camberra, Austrália
O parlamento australiano exerce suas funções em um prédio no mínimo inusitado. A Casa do Parlamento, em Camberra, foi inaugurada em 1988 e sua base tem como inspiração o formato de dois boomerangs, um símbolo nacional. O edifício tem 4700 salas, grande parte aberta ao público. Entre essas salas estão as câmaras parlamentares, os escritórios dos políticos, incluindo o do Primeiro Ministro, além de tapeçarias e escadarias de mármore que merecem uma visita.
Parlamento de Budapeste | Budapeste, Hungria
O prédio do Parlamento de Budapeste, onde se reúne o parlamento do país, é o maior e mais fotografado edifício da cidade, e não é nada difícil entender o porquê. Construído entre o fim do século 19 e o início do século 20, seu estilo neogótico às margens do Danúbio, principalmente iluminado durante a noite, certamente garante uma bela paisagem. Visitá-lo por dentro também vale a pena, pois seu interior consegue ser tão grandioso quanto o exterior.
Edifício do Secretariado | Nova Deli, Índia
Construído ao longo da década de 1910, o Edifício do Secretariado ou Secretariado Central, em Nova Deli, é sede do governo da Índia. O complexo é composto por dois blocos de edifícios simétricos onde funcionam diferentes seções do governo. Majoritariamente de arquitetura clássica, porém com detalhes e influências da arquitetura local, o complexo certamente merece uma visita de quem passa pela capital indiana.
O Grande Salão do Povo | Pequim, China
Construído em 1959 na extremidade oeste da Praça da Paz Celestial, uma das mais famosas praças do mundo, no centro de Pequim, o Grande Salão do Povo é um grandioso palácio de quase 172 mil metros quadrados utilizado pelo poder legislativo e para cerimônias e atividades promovidas pelo Partido Comunista Chinês. O prédio foi construído em 10 meses em comemoração ao 10º aniversário da República Popular da China, como parte de uma das Dez Grandes Construções de celebração.
Atualizado em 21 Jan 2019.