Nova York, uma das cidades mais visitadas por brasileiros. É também aquele lugar onde você encontra MUITAS opções gastronômicas, de entretenimento e cultura. O que mais encanta os turistas é o charme de suas construções rodeado por lojas, restaurantes e arranha-céus. Andar por suas ruas, visitar seus parques e andar nos táxis amarelos é como entrar num filme de Hollywood - ficando com aquela sensação de que já conhece o local sem mesmo ter visitado.
Muitas pessoas, porém, deixam de viajar para NY pelo fato do destino não ser dos mais baratos, o que, de fato, não é. Mas tem um lado bom: sempre é possível achar uma oferta de passagem aérea para lá e o melhor é que a cidade oferece muitos passeios gratuitos e imperdíveis. Duvida? Então confira a lista que o Guia da Semana preparou com 10 passeios que não cobram sua visita por lá:
CENTRAL PARK
Um dos cartões postais de Nova York, Central Park é o passeio obrigatório para todos que visitam a cidade. A graça do local é que, não importa quantas vezes visitamos, sempre tem algo diferente - no inverno você encontra uma paisagem branca e lagos congelados, já na primavera é a vez do ambiente ficar bem verde e florido. Seja para tirar fotos incríveis, conhecer seus pontos mais visitados ou se sentir em uma verdadeira produção de Hollywood - como não lembrar de "Um Outono em Nova York" ou "Ironias do Amor"? - você vai se apaixonar por lá!
TIMES SQUARE
Visitar Nova York e não conhecer a Times Square é a mesma coisa que ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel. Ou seja, é mais do que obrigatório passar por lá - seja para tirar umas fotos, fazer compras ou até mesmo comer em algum restaurante. Recheado de lojinhas - que variam desde grandes marcas de roupas (Forever 21 e GAP estão por lá) a redes de restaurantes com vistas para os prédios iluminados! Por lá, mesmo que seja noite, a impressão é que é dia - são tantas luzes e cores que o turista fica deslumbrado!
HIGH LINE PARK
A versão correta e americana do "Minhocão" (de São Paulo) está localizada no distrito de Meatpacking e é um dos passeios mais agradáveis para fazer e ver a cidade por um outro ângulo. Conhecido como High Line Park, a antiga ferrovia suspensa deu lugar a um parque diferente em meio aos prédios. Fechada para carros, por lá ainda encontramos resquícios da antiga ferrovia, agora reformulada com decks, bancos de madeira, muitas flores e plantas - ideal para um passeio ao ar livre e até mesmo para encontrar os amigos!
GROUND ZERO & WORLD TRADE CENTER
O cenário de um dos ataques terroristas mais violentos e chocantes do mundo agora se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O Memorial abriga duas fontes de água exatamente no local onde estavam as antigas torres (e também onde está cravado em pedra o nome de todas as vítimas) - ainda é possível avistar uma árvore que permaneceu intacta desde o acidente. Por lá, o clima é de silêncio e pesar, não tem como não se contagiar com o sentimento que o memorial transmite. Além disso, é possível conhecer o National September 11 Memorial & Museum com itens e histórias sobre o dia. A visita é gratuita às terças-feiras, de 17h às 20h, mas é preciso ter um ticket de entrada. Basta reservá-lo no site 911Memorial.org.
BROOKLYN BRIDGE
Outro ponto muito famoso em Nova York, é a Brooklyn Bridge - ponte clássica presente em muitos filmes e games. O passeio é feito a pé e liga a cidade de Manhattan com o Brooklyn, sendo uma ótima opção de passeio para quem quer tirar fotos diferentes e, de quebra, conhecer um dos pontos clássicos da cidade.
GRAND CENTRAL TERMINAL
Para se sentir dentro de um filme - ou uma série (alô Gossip Girl) - a dica é visitar o Grand Central Terminal, principal estação de metrô e trem de Nova York. Essa é a estação com maior número de trens do mundo e é o prédio mais visitado da cidade: à frente do Empire State Building! Caso não for pegar um trem por lá, aproveite para tirar umas fotos e admirar a pintura do teto (que está ao contrário, já que o artista viu o mapa do lado errado)!
BRYANT PARK
Quem sonha em patinar no gelo, tem que conhecer esse lugar mágico durante o inverno (de novembro até março). O Bryant Park, localizado a poucos metros da Times Square, possui pistas de gelo durante o inverno e um festival de cinema ao ar livre no verão. Ou seja, não importa a época, sua visita será mágica e impressionante!
NEW YORK PUBLIC LIBRARY
A New York Public Library é uma incrível biblioteca no centro de Manhattan, localizada em uma construção de cair o queixo. Ela é um lugar de silêncio e tranquilidade: uma sensação impressionante, especialmente quando você vem do nível “normal” de ruído da 5th Avenue. Tudo de repente fica tranquilo e calmo! Além da arquitetura, o turista também tem acesso à internet e, claro, uma infinidade de livros.
MADISON SQUARE PARK
Nem só de Central Park vivem os frequentadores de Nova York! Em frente ao Eataly, o Madison Square Park é uma ótima opção para quem quer conhecer um parque bem incrível na cidade - fugindo dos pontos batidos! Com espaço para as crianças brincarem ou até mesmo fazer um piquenique durante os dias quentes, conhecer esse local com certeza deve estar em seu roteiro - principalmente se for visitar o Eataly.
WALL STREET
Para sentir o gostinho do filme "O Lobo de Wall Street" a dica é visitar um dos maiores mercados financeiros do mundo - Wall Street de Nova York. Por lá existe uma escultura de um touro de bronze - beeem grande - e diz a lenda que quem encostar nas partes íntimas dele, ficará rico! Será que é verdade? Em todo caso, não custa nada seguir a tradição e tirar uma divertida foto!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 19 Abr 2018.