Salta é uma cidade na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, no Vale do Lerma, a 1187 metros de altitude. Caracteriza-se por grandes extensões de desertos de areia vermelha, já que está próxima ao Deserto do Atacama, e também une semelhanças à Cordilheira. Os viajantes que por ali passam também gostam de conhecer as fronteiras da Bolívia e Chile.
Uma curiosidade é que o Império Inca viveu pela região, o que garante uma viagem repleta de histórias muito interessantes. Salta é uma mistura de arquitetura colonial, história latina, paisagens esverdeadas, montanhas, desertos e clima seco.
Confira 10 passeios imperdíveis por Salta, na Argentina:
Reserva Natural Quebrada das Conchas
Para sair um pouco da zona urbana, vale a pena checar a reserva natural Quebrada das Conchas. Trata-se de uma série de formações rochosas de terra avermelhada, que fica a 90 quilômetros da cidade. Para chegar lá, você precisa pegar a rota 68, uma das mais belas estradas. São paredões de pedra impressionantes - os visitantes saem de lá surpreendidos com a beleza da natureza.
Museu Güemes
Se gosta de história, este museu vai te interessar. O acervo conta a narrativa do líder argentino General Martín Miguel de Güemes, que tomou frente na guerra da independência do país contra a Espanha. Localizado no centro da cidade, este museu possui estátuas, vídeos e multimídia para os visitantes interagirem com a exposição.
Salinas Grandes
A 90 quilômetros de San Antonio de Los Cobres, está localizada a terceira maior salina do mundo, as Salinas Grandes. É praticamente um grande deserto de sal a noroeste da Argentina, com uma área de 12 mil hectares, com animais silvestres típicos dos andes, como lhamas, vicunhas, condores e suris. O branco do sal se estende pelo horizonte de uma forma muito bonita, mais parece neve!
Catedral Basílica de Salta
Ao lado da Catedral de Salta, está localizado o Cabildo, onde foi a sede do poder do município durante o período colonial. Ambos os prédios possuem arquitetura de encantar, mas a Catedral possui sua beleza a parte. Construído no século 19, o local guarda as cinzas do General San Martín Miguel de Guemes, herói argentino e líder do movimento de independência. Os dois locais são dignos de uma visita - você irá se surpreender com a arquitetura e a história destes prédios.
Vinícolas
Não é a região mais famosa por seus vinhos, como Mendoza, mas o noroeste argentino está chamando atenção por suas uvas. Por ali, há produções de vinhos tintos e brancos, de uvas dos tipos Malbec, Syrah, Torrontés e a Cabernet Sauvignon – elas se aproveitam do tempo seco e da altitude do local. No passeio, é possível conhecer as casas produtoras, comprar geleias e sorvetes diferentes para levar de lembrança.
Peñas em Salta
Apesar de ser uma cidade pequena, Salta possui uma vida noturna agitada. Pela noite, os moradores saem de casa e vão aos bares no centro, chamados de Peñas, para apreciar os bailes de dança e música típica. A rua que mais concentra bares é a Calle Balcarce, porém, a casa mais famosa é a La Casona del Molino, que fica na Calle Luis Burela. Serão noites inesquecíveis!
Tren de las Nubes
Este passeios te leva de trem por paisagens belíssimas da região. Saindo de Salta, o passeio leva até San Antonio de los Cobres, e passa por um abismo de 200 metros no Viaducto La Polvorilla. Durante o passeio, os turistas chegam a pontos com mais de 4200 metros. São 200 quilômetros de trajeto pelas montanhas da Cordilheira dos Andes, e é considerado um dos trens mais altos do mundo, pois há trechos em que é possível ver nuvens abaixo do trem. Você vai se arrepiar!
Cerro San Bernardo
Cerro San Bernardo é o morro mais alto da cidade, que possui uma das vistas mais bonitas e esplêndidas de Salta. É possível chegar a pé ou de carro até o mirante, mas a opção mais interessante é pelo teleférico, que sai em frente a praça San Martin. Lá em cima, há opções de restaurantes, monumentos e lojas. É um belo passeio para o almoçar enquanto contempla a vista.
Plaza 9 de Julio
Na Plaza 9 de Julio, localizada no centro da cidade, há prédios com arquitetura do século 19 e museus como o Histórico del Norte, o de Arte Contemporânea, o Museo Provincial de Bellas Artes e o de Arqueologia de Alta Montanha. Os museus contam um pouco da história da região e também ensinam mais sobre cultura e arte. Um dos pontos atrativos da coleção são as múmias ritualísticas do Império Inca encontradas na fronteira com o Chile.
Parque San Martín
Localizado no centro da cidade, próximo a Plaza 9 de Julio, encontra-se o Parque San Martin. Um local perfeito para relaxar, descansar em meio ao verde e até fazer um piquenique. Também possui um lago com peixes e pedalinhos. Aos domingos, acontece uma feira de artesanato local, onde você pode aproveitar para comprar as lembrancinhas da viagem.
E ai, ficou curioso para conhecer Salta?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 1 Out 2019.